sexta-feira, 29 de junho de 2018

Tomar acolhe Mundial de Wakeboard - já amanhã 30/06


Primeira estância do mundo de wakeboard com entrada gratuita em 2018

A Wakeboard Portugal, estância de wakeboard em Castelo de Bode, acaba de anunciar o calendário de eventos desportivos e abertos ao público a realizar ao longo do verão.

O destaque vai para o Tomar Pro Wakeboard a 30 de junho, a passagem do mundial da modalidade por Portugal, bem no centro da cidade templária e com o Rio Nabão como cenário, e para a possibilidade de experimentar o desporto gratuitamente ao
longo de todo o verão.


A realização da prova é um acontecimento de grande importância para a cidade e para o concelho, já que se enquadra naquela que tem sido a política recente do Município de garantir a realização regular de grandes eventos culturais e desportivos capazes de atraírem a Tomar grande número de visitantes, contribuindo para a sua consolidação como polo turístico de excelência, não dependente apenas do Convento de Cristo.

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Centro de Comunicação dos Oceanos para conhecermos melhor o mar à nossa volta

O Centro de Comunicação dos Oceanos, idealizado e organizado pela jornalista náutica Nysse Arruda, é uma iniciativa que pretende divulgar e partilhar informação atualizada sobre a variadíssima temática sobre os Oceanos, interligando todos os países de Língua Portuguesa a partir de Lisboa, que se tornará assim num pólo de informação acerca dos Oceanos.

A partir de ciclos trimestrais de palestras LiveStream e presenciais, proferidas por personalidades nacionais e internacionais e sediadas em locais históricos de Lisboa.

O 1.º ciclo de palestras terá lugar em Lisboa na Academia das Ciências de Lisboa (Rua Academia das Ciências, 19, Lisboa) a 4, 11, 18 e 25 de julho, às 16h. 

O Centro de Comunicação dos Oceanos conta como padrinho os velejadores olímpicos Portugueses João Rodrigues (veterano windsurfista madeirense com sete participações em Jogos Olímpicos) e madrinha Joana Pratas (a primeira e mais jovem velejadora portuguesa nos Jogos Olímpicos num barco à vela, participante de uma travessia do oceano Atlântico a bordo do NRP Sagres, Embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto e Embaixadora das Nações Unidas).

Dentre as personalidades internacionais a apoiar o projeto destacam-se o velejador Brasileiro tricampeão olímpico Torben Grael (skipper vencedor da Volvo Ocean Race 2008-2009 a bordo do veleiro sueco Ericsson); o surfista Americano de ondas gigantes Garrett McNamara e a ONG Americana Marine MegaFauna Mozambique.

Uma audiência virtual internacional
A ideia central do projeto é fomentar a interligação ativa entre as diversas entidades e autoridades vinculadas ao mar e à náutica e, principalmente, as universidades e centros de investigação, as autoridades locais de cada país, as organizações não-governamentais e as fundações em Portugal e nos países de Língua Portuguesa, criando assim uma audiência participativa e consciencializada acerca dos assuntos atuais relacionados aos Oceanos.

As palestras serão virtuais e interativas, com sistema de liveStream, em conexão direta com as diversas entidades e com divulgação no website www.ccoceanos.pt e nas redes sociais (Canal YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.) reunindo em direto os públicos dos países de Língua Portuguesa e das comunidades de Língua Portuguesa no mundo.

O projeto recebeu apoios institucionais do Ministério do Mar (cuja Ministra Exma. Sr.ª Eng. Ana Paula Vitorino integra a Comissão de Honra ao lado do diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido), do Ministério do Ambiente, da Câmara Municipal de Lisboa, da Academia das Ciências de Lisboa, do Instituto do Mar e da Atmosfera, IPMA, além de uma Declaração de Mérito da UNESCO-Portugal e congratulações da Presidência da República.

De realçar o patrocínio principal da EGF-Environment Global Facilities (empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal), co-patrocínio da EPAL e o apoio do Media Partner Internacional, a empresa inglesa Polaris Media, especializada em comunicação no setor marítimo internacional.

O Centro de Comunicação dos Oceanos é uma Associação sem Fins Lucrativos sediada em Lisboa com o objetivo de incrementar a consciencialização global acerca do conhecimento dos Oceanos e consequentemente do problema da poluição marinha. Foi fundada em Março de 2018 pela jornalista náutica Brasileira/Portuguesa Nysse Arruda.
O principal objetivo do Centro de Comunicação dos Oceanos é proporcionar um fórum global onde especialistas das mais diversas áreas relacionadas com os Oceanos possam divulgar e partilhar conhecimento com o público dos países de Língua Portuguesa, criando assim um polo de comunicação sobre os Oceanos em Lisboa.
A equipa organizadora reúne Tânia Li Chen,  bióloga marinha, e Rafael Bittar.
A Associação tem o apoio institucional e reconhecimento das seguintes entidades:   
·       Presidência da República
·       Ministério do Mar – Comissão de Honra
·       Ministério do Ambiente
·       Câmara Municipal de Lisboa
·       Instituto Hidrográfico – Comissão de Honra
·       Academia das Ciências de Lisboa
·       UNESCO-Portugal – Declaração de Mérito
·       Associação Naval de Lisboa (ANL)
·       Marine MegaFauna Mozambique
·    EGF - Environment Global Facilities patrocinador principal
·       EPAL, Águas de Portugal – co-patrocinador
·       Polaris Media – Media Partner internacional
·       YouAreLive-Digital Solutions – Parceiro tecnológico

Nysse Arruda
Nysse Arruda é jornalista especializada em náutica há mais de 20 anos em Portugal, tendo sido colaboradora dos jornais Público, Diário de Notícias e Expresso e de diversas outras publicações brasileiras e portuguesas. Foi agraciada com o Prémio Femina 2016 pela Divulgação da Cultura de Matriz Portuguesa.
Autora e CEO do primeiro website sobre desporto à vela em Português – www.nyssearrudasailing.com – entre 2010 e 2013. É também autora de diversos livros sobre o tema publicados no Brasil e em Portugal: Whitbread Race 1989-90; Mar à vista, A Portugal Telecom e a Vela; ISAF Sailing World Championships Cascais 2007; America's Cup World Series-Cascais 2010; e Volvo Ocean Race 2011-2012, além de uma obra dedicada à capital portuguesa – A Beleza de Lisboa-Eléctrico 28, uma viagem na História, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 2010.
Foi repórter especial na Expedição Antárctica de 1986, a bordo do navio polar Barão de Teffé, da Marinha Brasileira, e na Regatta Columbus 1992, a bordo do Tall Ship polaco Dar Mlodziezy.

quinta-feira, 21 de junho de 2018

CHÃO DO RIO – TURISMO DE ALDEIA, primeira unidade de turismo rural em Portugal com certificação biosphere


Oito meses depois do incêndio que originou o seu encerramento temporário, o Chão do Rio – Turismo de Aldeia celebrou a sua reabertura oficial, com um arraial popular no seu espaço exterior, à sombra de carvalhos. Este momento de alegria foi especialmente marcado pelo recebimento das mãos do Presidente da Câmara de Seia, Filipe Camelo, da certificação "Biosphere Responsible Tourism", tornando-se na primeira unidade de Turismo Rural em Portugal a receber esta certificação, evidenciando assim as suas práticas exemplares na área do turismo sustentável. 

Os referenciais internacionais "Biosphere Responsible Tourism" foram os primeiros a serem reconhecidos e acreditados pelo Global Sustainable Tourism Council. A "Biosphere Responsible Tourim" é promovida e desenvolvida pelo Instituto de Turismo Responsável, uma das organizações responsável pela promoção dos princípios da Carta Mundial do Turismo Sustentável, tendo estabelecido um memorando de entendimento com a UNWTO e UNESCO
para o efeito. 


A "certificação Biosphere Responsible Tourism" atribui e reconhece o trabalho em prol da sustentabilidade de destinos e empresas do setor turístico, certificando as suas boas práticas de sustentabilidade em linha com os seus diversos referenciais internacionais e procurando sempre um forte equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade: económico, social e ambiental. 

O Chão do Rio espera que esta certificação seja um impulso importante para relançar a unidade no mercado, depois do seu afastamento temporário.