quinta-feira, 19 de junho de 2025

Tailândia espera receber 60 mil Portugueses este ano

Chiang Mai

Segundo informações do Turismo da Tailândia, o pais dos sorrisos espera receber este ano 60 mil turistas portugueses. Em 2024, esse número foi de 54 790, já ultrapassando os número pré-pandemia. Até abril, o número de turistas do nosso país já subiu 18.4% em relação ao ano passado.  Desde o início do ano, a Tailândia já recebeu mais de 14 milhões de visitantes internacionais, reforçando a sua posição entre os destinos mais procurados a nível mundial. 

Para este ano, o Turismo da Tailândia criou 11 novas rotas de turismo de baixo carbono, marcando um passo importante no reforço do compromisso da Tailândia com o turismo sustentável, seguindo as tendências globais de redução das emissões de gases com efeitos de estufa. 

Chiang Rai

Entre as experiências propostas contam-se passeios de bicicleta pelas muralhas históricas de Chiang Saen, passeios de caiaque e visitas a pé. 
Além das rotas, estão a ser desenvolvidas outras iniciativas em várias do regiões do país. Em Chiang Mai, por exemplo, a experiência "Fantástica Viagem Orgânica" dá a conhecer algumas comunidades , como Mae Tha, onde se pratica agricultura biológica há várias gerações. 
Phuket


Em Pukhet, o foco está na conservação marinha e no turismo de base comunitária, onde na aldeia de Ban Bang Rong  se podem ficar a conhecer ecosistemas locais e como preservar ervas medicinais.

Com todas estas medidas agora implementadas, a Tailândia reforça o seu posicionamento como destino pioneiro na promoção de um turismo ambientalmente responsável, que junta sustentabilidade, autenticidade e valorização das comunidades locais. 
Khon Kaen



sábado, 7 de junho de 2025

Exposição "Venham Mais Cinco - O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa - 1974-1975", em Almada, oferece uma perspetiva inovadora e pouco vista sobre o



 

A exposição "Venham Mais Cinco - O Olhar Estrangeiro sobre a Revolução Portuguesa - 1974-1975", em Almada, oferece uma perspetiva inovadora e pouco vista sobre o 25 de Abril. Patente no Parque Empresarial da Mutela, em frente à antiga Lisnave, esta mostra de fotografia é um projeto ambicioso com curadoria de Sérgio Tréfaut, que reúne cerca de 200 fotografias inéditas em Portugal.

O grande valor desta exposição reside no facto de apresentar o trabalho de mais de 30 fotojornalistas internacionais que cobriram os eventos em Portugal entre 1974 e 1975. Nomes como Sebastião Salgado, Guy Le Querrec e Jean Gaumy, entre outros, captaram com as suas lentes os momentos cruciais da Revolução dos Cravos, desde a euforia inicial às complexas transformações sociais e políticas que se seguiram. A exposição não segue uma ordem cronológica rígida, mas organiza as imagens em núcleos temáticos, permitindo uma imersão profunda nos diferentes aspetos do período.

É uma oportunidade única para o público português e estrangeiro ver como a Revolução foi percebida e registada além-fronteiras, enriquecendo a nossa compreensão de um dos capítulos mais importantes da história contemporânea do país. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de quinta-feira a domingo, das 11h às 19h, até ao dia 24 de agosto de 2025.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

AED Days 2025: Inovação e futuro da indústria da aeronáutica, espaço e defesa em Oeiras

 

Um dos painéis da AED Days 2025

 

Entre 3 e 5 de junho de 2025, Oeiras foi o epicentro da inovação e do futuro da indústria portuguesa, ao acolher os AED Days. Organizado pelo cluster AED (Aeronáutica, Espaço e Defesa), esta conferência anual é o ponto de encontro crucial para profissionais, empresas, instituições de investigação e decisores políticos, focado em impulsionar a competitividade e o desenvolvimento tecnológico dos setores estratégicos de Portugal.

Nestes três dias intensos, os AED Days 2025 ofereceram uma oportunidade ímpar para a partilha de conhecimento, networking e exploração de novas oportunidades. Com uma agenda repleta de conferências de alto nível, workshops interativos e uma mini-feira, esta conferência proporciona uma visão abrangente sobre as últimas tendências e avanços que estão a moldar a aeronáutica, o espaço, a defesa e, cada vez mais, a indústria em geral.

Entre os temas em destaque, a transição digital e a inteligência artificial ocupam um lugar central – como disse Daniel Boestad, vice-presidente, Gripen Business Development | SAAB AB, “o mundo nunca mais ser tão lento a aceitar mudanças como tem sido até hoje”. A forma como a tecnologia está a revolucionar o design, a produção, a manutenção e a logística foi amplamente debatida, com exemplos práticos e estudos de caso de empresas nacionais e internacionais que estão na vanguarda da adoção. A sustentabilidade e as soluções “verdes” nos três setores também foram um pilar fundamental, refletindo a crescente preocupação global com o impacto ambiental e a procura por cadeias de valor mais resilientes e eco-eficientes.

Para as empresas, os AED Days 2025 representam uma oportunidade ímpar de apresentar as suas capacidades, estabelecer novas parcerias e explorar mercados emergentes. É igualmente uma boa plataforma para os profissionais do setor se manterem atualizados sobre as últimas tendências, expandir a sua rede de contactos e inspirar-se nas trajetórias de sucesso de líderes e inovadores.

Os AED Days 2025 em Oeiras não foram apenas uma simples conferência, mas um catalisador em ação para a inovação e o crescimento. Foram o palco onde o futuro da indústria portuguesa foi debatido, desenhado e impulsionado, reafirmando o compromisso de Portugal com a excelência e a liderança em setores de ponta.

 

terça-feira, 3 de junho de 2025

Sabores e tradições da Tailândia regressam a Belém

 


De 20 a 22 de junho, o Festival da Tailândia está de volta a Lisboa para celebrar o melhor da cultura tailandesa

De 20 a 22 de junho, o Jardim Vasco da Gama, em Lisboa, volta a acolher o Festival da Tailândia, uma celebração vibrante da arte, cultura e gastronomia tailandesas. Promovido pela Embaixada do Reino da Tailândia, com o apoio da Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT) e da Câmara Municipal de Lisboa, o evento integra a programação oficial das Festas de Lisboa de 2025.

Ao longo de três dias, o Thai Festival em Lisboa promete uma viagem até ao Sudeste Asiático sem sair da capital, com entrada livre para todos os visitantes. A edição deste ano do Thai Fest terá como tema “Pulso Criativo”, destacando a criatividade contemporânea da Tailândia, profundamente enraizada na sua rica herança cultural e na essência da identidade tailandesa, permitindo que o país evolua em sintonia com o pulso global.

O programa inclui uma ampla variedade de atividades para todas as idades: desde atuações de danças tradicionais e concertos de música country tailandesa, até demonstrações de muay thai, desfiles de trajes típicos e sessões de massagens tailandesas. Os visitantes vão poder ainda apreciar esculturas de frutas, participar em oficinas de artes — como pintura de sombrinhas e origami tailandês — e aproveitar jogos pensados especialmente para os mais pequenos e para os jovens.

A inauguração oficial está marcada para as 12h30 de sexta-feira, dia 20 de junho, e vai contar com a presença da embaixadora do Reino da Tailândia em Portugal, Kanokwan Pengsuwan, da diretora da Autoridade do Turismo da Tailândia para o Sul da Europa, Nanthasiri Ronnasiri e do Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa.

Um dos destaques da programação acontece no sábado, 22 de junho, às 12h00, no Pavilhão Tailandês, com a revelação dos vencedores do passatempo online “Sustainable Tourism in Amazing Thailand”, promovido pela Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT). O sorteio vai contar com vários prémios, entre os quais uma viagem dupla de 7 noites a Banguecoque e Phuket ou Krabi, oferecida pelo operador turístico Icárion. Também vão ser atribuídos vouchers para estadias em hotéis na Tailândia e vales para massagens tailandesas, aulas de muay thai, xperiências gastronómicas e muito mais. O passatempo conta com o apoio dos patrocinadores Icárion, Banyan Tree Phuket, Banyan Tree Bangkok, Angsana Laguna Phuket, Sheraton Samui Resort, Thai Street, Siam Square, Thailander, The Peonicia Spa e escola de muay thai Zé Fortes.

Ainda no sábado, pelas 14h00, a TAT promove uma Travel Talk, com a presença da escritora Margarida Pereira-Müller, que abordará a influência da gastronomia portuguesa na cozinha tailandesa, e de Tito Elbling, fotógrafo, videógrafo e tour leader, que partilhará as suas experiências de viagem e dicas úteis para quem quer visitar a Tailândia em breve.

Nos vários dias do festival, o programa conta com espetáculos culturais, onde não falta dança, música, workshops, histórias infantis e demonstrações de Muay Thai.

O Festival da Tailândia vai estar aberto ao público das 12h30 às 20h00 no dia 20 de junho, e das 10h30 às 20h00 nos dias 21 e 22, com organização da Embaixada do Reino da Tailândia e apoio da Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT), da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém.