terça-feira, 23 de setembro de 2025

Lusitano Garden Villas: tradição equestre e turismo unem-se em nova unidade nos Açores

 

 

O Lusitano Garden Villas, novo empreendimento turístico de quatro estrelas situado em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, anuncia a sua abertura oficial no mês de outubro.


Em soft-opening desde março, o Lusitano Garden Villas nasce da tradição equestre da família Canto Tavares, reconhecida na criação de cavalos lusitanos desde a década de 1940. Atualmente dirigido por João Gomes de Menezes do Canto Tavares, o empreendimento mantém a atividade agropecuária da Casa Agrícola, aliando a criação de cavalos lusitanos e de bovinos Aberdeen Angus a experiências turísticas únicas.


O projeto dispõe de 16 villas, concebidas pelo arquiteto David Almeida, distribuídas entre tipologias standard e premium, com 44 metros quadrados, incluindo quatro unidades comunicantes, ideais para casais ou famílias. Cada villa acolhe até quatro pessoas e dispõe de quarto duplo, sofá-cama e kitchenette. As villas standard destacam-se pelas varandas amplas com vista para o mar, serra ou piscina, enquanto as villas premium oferecem deck exterior privativo com zona de refeições e jacuzzi exclusivo.


O empreendimento proporciona diversas opções de lazer e bem-estar, incluindo piscina exterior, jacuzzi, sauna, banho turco e ginásio, assim como uma oferta gastronómica que combina o bar e o futuro restaurante Volcano Crater, com forte aposta na carne Angus de produção própria.


A ligação à tradição equestre da família reflete-se nos picadeiros exteriores e cobertos, que permitem experiências equestres exclusivas. Em breve, os hóspedes poderão ainda desfrutar de uma estufa de ananases com piscina interior aquecida, concebida para proporcionar experiências sensoriais, combinando o aroma do fruto com momentos de relaxamento e massagens rodeadas pela natureza.


João Gomes de Menezes do Canto Tavares, administrador do Lusitano Garden Villas, sublinha: "Este projeto representa a continuidade de uma tradição familiar única, combinando o melhor da criação de cavalos Lusitanos com uma oferta turística que valoriza o conforto, o bem-estar e a ligação à natureza dos Açores. Queremos que cada hóspede viva uma experiência memorável, em contacto com a nossa herança e com a beleza da ilha de São Miguel."


Helena Castanho assume a direção-geral do Lusitano Garden Villas, trazendo experiência consolidada na gestão hoteleira em São Miguel, assegurando que cada detalhe da experiência dos hóspedes reflete qualidade e cuidado.


O Lusitano Garden Villas surge assim como uma nova forma de experienciar São Miguel, combinando tradição equestre, conforto, bem-estar e gastronomia local, oferecendo estadas únicas no coração dos Açores.


domingo, 7 de setembro de 2025

Restaurante Tomba-Lobos em Portalegre

Sala de refeições do Tomba Lobos

Se está em Portalegre, almoce ou jante no restaurante Tomba-Lobos, instalado no coração da zona histórica de Portalegre, mesmo ao lado da GNR, desde 2002.



À frente da cozinha está José Júlio Vintém, portalegrense de gema, que apresenta aos seus clientes o melhor que o Alentejo tem, misturando tradição, criatividade e muito, muito sabor. 

Couvert
Na cozinha dá-se realce aos produtos da região, respeitando as estações do ano. O segredo, diz, “está em cozinhar com simplicidade respeitando os aromas e sabores de cada produto”.

Cozido de grão

Além de se comer muito bem, somos sempre muito bem recebidos. A sala de jantar, no que resta dum convento, com o teto em tijolo de burra, ambienta-nos com a tradição. A loiça vem do atelier Barru, uma olaria orgânica e natural, criada em 2014, que elabora as suas peças à mão de forma artesanal, com matérias primas 100% nacionais e com design moderno.

Sopa de tomate com ovo escalfado
A Barru aplica novos processos de moldar, vidrar, carimbar e dar novas formas e paleta de cores a peças orgânicas de cerâmica, , criadas em roda de oleiro, a partir de diferentes pastas moldáveis como o barro branco ou o grés nacional.



Barriga de porco

 

Álvaro Mendes expõe em Portalegre

Capa do catálogo

Vale sempre a pena ir a Portalegre, "
cidade / Do Alto Alentejo, cercada / De serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros”, como escreveu José Régio. Mas até ao final de novembro deste ano, tem ainda mais uma razão para lá ir. O pintor Álvaro Mendes, natural de Sintra, expõe nesta na galeria municipal de São Sebastião, uma série de obras inspiradas na cidade sob o título "Portalegre - Património e memórias" .

O pintor com a Presidente da Câmara durante a inauguração
                                                                       (foto CMP)
Como diz Fermelinda Pombo Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Portalegre, “olhar para os quadros de Álvaro Mendes sobre Portalegre é mergulhar na riqueza patrimonial da nossa terra e ver em profundidade em composições que evidenciam os elementos estéticos e artísticos presentes a cada espaço”. 

O artista continua a assumir o património como tema central de uma obra há muito reconhecida e apreciada pelos portalegrenses, mostrando “edifícios retratados através de camadas sobrepostas, onde as fachadas coabitam com elementos estéticos históricos, arquitetónicos e decorativos reveladores do seu conteúdo”. Álvaro Mendes juntou à sua técnica de aquarela toques de folha de ouro, desvendando “uma forma renovada de olhar onde brilha cor”.

Quem visita a exposição poderá reconhecer monumentos como a Sé, a Igreja da Penha, a Igreja do Bonfim, o edifício da Câmara Municipal, o Colégio de São Sebastião, bem como silhuetas da cidade e alusões às artes e ofícios tradicionais.

A inauguração da exposição foi muito concorrida



 

O Convento de São Bernardo em Portalegre

 

Convento de São Bernardo

Em 1957, o meu pai, natural de Cabeço de Vide, no Alentejo, capitão do Exército, foi colocado a comandar o quartel de Portalegre, instalado no Convento de São Bernardo. Estando em Portalegre para a inauguração da exposição de Álvaro Mendes, resolvemos ir até lá para ver em que estado estaria. Atualmente,  está aí instalada, desde 1985, a Escola Prática da Guarda Nacional Republicana.

Segundo li na Wikipedia, o Convento de São Bernardo ou Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Monjas da Ordem de Cister foi fundado em 1518 pelo bispo da Guarda Jorge de Melo para albergar "donzelas sem dote", tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. O primeiro registo sobre as obras de construção data de 1526. Nesse documento, alvará régio de João III, o rei confirma a doação do sítio da Fontedeira às religiosas do novo mosteiro por parte do concelho. Apesar da igreja e algumas dependências, como o dormitório, o refeitório e a sala do capítulo, já estarem erigidas em 1530, as obras prolongaram-se por várias décadas e a consagração só ocorreu em 16 de março de 1572, quando André de Noronha estava à frente da Diocese de Portalegre.

As diversas campanhas de obra que tiveram lugar em diferentes épocas deixaram traços de vários estilos no convento, desde o Manuelino e Renascentista do século XVI, ao Barroco do século XVIII. Datam do século XVI o púlpito em mármore de Estremoz, decorado com motivos grotescos, o portal principal e o túmulo do fundador, D. Jorge de Melo. Estas obras foram erigidas entre 1538 e 1540 e são usualmente atribuídas a Nicolau de Chanterenne. A fachada original foi substituída por um portal alpendrado, provavelmente no século XVII.

No século XVIII foram feitas novas obras na igreja, tendo sido colocados diversos painéis de azulejos, apresentando cenas da vida de São Bernardo.

O convento foi extinto em 1878, nele sendo instalado no ano seguinte o seminário diocesano. Em 1911 foi convertido em quartel.

Convento de São Bernardo, sob o olhar de Álvaro Mendes


 

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Moagem – Industrial Lodge

 Viana do Alentejo tem um novo hotel. Trata-se do Moagem – Industrial Lodge, que recupera uma antiga moagem, convertendo-a num espaço de alojamento contemporâneo. Com arquitetura industrial e design apurado, a unidade conta ainda com um restaurante e uma zona de wellness com piscina interior.

Um hotel onde a matéria-prima é a memória, mas onde a experiência é profundamente contemporânea, é assim que se apresenta o Moagem – Industrial Lodge, que propõe um conceito diferenciador em Portugal: um alojamento verdadeiramente industrial, instalado num antigo edifício fabril e desenhado para quem procura autenticidade, design e uma nova forma de viver o território.




Mais do que uma reconversão, o Moagem representa uma reinterpretação cuidada dos antigos Moinhos de Santo António, edifício marcante na história de Viana do Alentejo. O projeto preservou equipamentos industriais e materiais como o ferro, a pedra e a madeira, integrando-os numa linguagem arquitetónica coerente, onde o passado é respeitado e ativado por soluções contemporâneas.


“Não queríamos simplesmente abrir mais um hotel no Alentejo. O que nos moveu foi a vontade de prolongar a história deste edifício, respeitando a sua identidade e trazendo-o para o presente com sobriedade e propósito. O Moagem resulta de uma intervenção contida, onde cada escolha, da arquitetura aos materiais, procura criar uma ligação autêntica entre o espaço, a paisagem e quem nos visita”, explica Joana Gomes, coordenadora de projetos de hotelaria da Mainside Investments.
 
Com 17 unidades de alojamento, o hotel privilegia o conforto com alma. Há quartos com varandas amplas sobre a vila, suites familiares em cápsulas modulares, penthouses com vistas desafogadas, e sempre uma estética que funde o industrial ao essencial, o rústico ao elegante. Camas Hästens, pavimento radiante, mobiliário de autor e um sistema interativo de comunicação compõem a base de uma experiência desenhada ao detalhe.



A cozinha, liderada pelo Chef Pedro Dias, é outro ponto de encontro entre memória e inovação. No centro da sala, uma monumental chaminé de sete metros dá forma a uma cozinha aberta onde o fogo comanda. O menu de degustação diário, a par de pratos fixos inspirados na gastronomia alentejana, valoriza ingredientes locais, sazonais e biológicos. A carta de vinhos privilegia produtores nacionais, com identidade e respeito pela terra.
  



O restaurante organiza-se em três ambientes distintos: um “refeitório” interior com materiais naturais, um pátio exterior que prolonga os finais de tarde alentejanos e um bar com lounge, ladeado por uma lareira central onde se servem cocktails de autor e vinhos portugueses.

A par da oferta diária, o Moagem pode ser reservado em exclusivo para eventos e celebrações intimistas. A equipa disponibiliza toda a unidade — alojamento, restaurante e zonas comuns — para criar experiências desenhadas à medida.

Sustentável desde a origem, o projeto integra soluções como painéis fotovoltaicos, reaproveitamento de águas pluviais, bombas de calor e uma abordagem consciente à gestão de resíduos.  

Passadiços de Esmoriz

 


Fomos passar uns dias a Espinho para fugir ao calor do Sul de Portugal e caminhar. Em tempos, tínhamos lido algo simpático sobre os passadiços de Esmoriz e quisemos ver como eram.


Na realidade estes passadiços de madeira, com cerca de oito km de extensão, serpenteiam a paisagem junto à costa, ligando o Furadouro, no concelho de Ovar, à praia de Esmoriz, em Ovar, oferecendo um percurso cénico e tranquilo, ideal para quem procura o sossego e o contacto com a natureza.


O trajeto é plano, sempre paralelo às dunas/à praia, tornando-o acessível a caminhantes de todas as idades. A beleza do percurso reside na diversidade de ecossistemas que atravessa. A duna primária, com a sua vegetação rasteira e resistente, o pinhal densamente povoado e, claro, o vasto oceano Atlântico. A proximidade do mar é constante, e o som das ondas acompanha a caminhada, proporcionando uma sensação de paz e relaxamento.

No 1º dia, começámos em Espinho e fomos para sul até à Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz, um habitat natural classificado como Zona de Proteção Especial, é um verdadeiro paraíso para os amantes da ornitologia. A diversidade de aves que ali se alimentam e nidificam é notável, e é comum avistar garças, patos e outras espécies migratórias.

No caminho passámos pela sentida homenagem a um pescador, Guigas, que apareceu morto no passadiço no início do mês de agosto. Terá sofrido uma paragem cardio-vascular. 

Homenagem a Guigas 



Na praia de Paramos, parámos junto à pequena  Capela de Nossa Senhora da Boa Nova um dos ex-libris da Praia de Paramos. A origem da capela remonta ao século XVIII e, segundo a lenda, a sua construção deve-se à promessa de pescadores que se salvaram de um naufrágio. A devoção à Nossa Senhora da Boa Nova, padroeira dos pescadores, é secular. Todos os anos, no mês de agosto, a pequena capela e as ruas de Paramos enchem-se de cor e vida para celebrar a festa em honra da sua santa protetora, uma manifestação de fé, onde se juntam o sagrado e o profano.

Relaxar, pescando

A capela está erguida num promontório rochoso, que avança sobre o mar. A sua arquitetura é simples, mas notável pela sua resistência. Enfrenta diariamente a força das marés e a inclemência do vento. A paisagem envolvente é deslumbrante, permitindo uma vista panorâmica sobre o mar e as dunas, que abraçam a praia de Paramos. 

Capela de Paramos

Continuando pelo passadiço, chega-se à praia de Esmoriz e logo a seguir à Barrinha de Esmoriz. Chama-nos a atenção a ponte de madeira, edificada em 2017 sobre os encontros da antiga ponte construída em 1854, para atravessamento da barrinha  que foi usada até finais do século XIX. Este meio de passagem, mesmo de dimensões reduzidas, resolvia uma importante questão de segurança, visto que, outrora, muitos atravessavam de uma margem para outra recorrendo a modestas embarcações, a jangadas ou até fazer o trajeto a nado. O risco de afogamento era grande, pelo que a ponte veio facilitar o intercâmbio e o diálogo seguros entre as comunidades envolvidas. 

A principal referência encontra-se na obra de Júlio Diniz, o Canto da Sereia, que retrata a vida dos pescadores na praia do Furadouro, referindo a presença de uma ponte sobre a Barrinha. Este livro foi escrito durante a sua passagem por Ovar, em 1863. De acordo com o autor, a ponte pautava-se por quatro arcos que se exibiam então sobre o fundo esverdeado das águas da lagoa. Aires de Amorim na sua obra Esmoriz e a sua história menciona a existência de uma ponte anterior, de 1806, que servia a estrada, de Ovar rumo ao Porto pelo areal. O autor refere ainda a cobrança de portagens sobre as pessoas e mercadorias que atravessavam a ponte, de forma saudar as despesas de sua reconstrução. Os passageiros até pagava 15 reis e os carros de boi o besta pagavam 19 reis. O caminho de Ferro diria a fazer concorrência e, em 1877, já só restavam os Pegões, tal como ainda hoje podemos testemunhar.

Praia de Espinho com as suas barracas coloridas

No 2º dia, fomos para norte, até à Capela do Senhor da Pedra, num dos percursos mais bonitos do litoral norte de Portugal. Com uma extensão de aproximadamente sete quilómetros, este caminho de madeira une Espinho ao santuário, em Miramar, já no concelho de Vila Nova de Gaia. 


Praia da Granja





Em Arcozelo, parámos para almoçar no restaurante Sabor a Mar, umas belas pataniscas de bacalhau com arroz de feijão e linguados fritos também com o mesmo arroz.
Patamiscas de bacalhau

A esplanada do restaurante, com o seu pequeno lago onde vivem duas famílias de tartarugas,  é muito relaxante.

Uma das famílias de tartarugas


Já reconfortadas, seguimos até à capela do Senhor da Pedra. Erguida em 1686 (1763 segundo outras fontes) num rochedo que muitas vezes fica rodeado pelo mar, a capela do Senhor da Pedra está associada a uma das romarias mais tradicionais de Vila Nova de Gaia e que se realiza na praia no domingo da Santíssima Trindade, 40 dias depois das Páscoa.

Capela do Senhor da Pedra

A capela está implantada sobre maciço rochoso, no areal da praia de Miramar. Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem num antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.

Há várias lendas sobre a origem das capelas. Umas dizem que a capela foi construída como pagamento de uma promessa, por alguém que sobreviveu a um naufrágio em alto mar e foi salvo por uma onda que o transportou até à rocha. Outros acreditam que a imagem de Cristo foi ali parar, trazida pelo próprio mar e “que num belo dia pousou sobre aquela pedra onde, mais tarde, veio a ser erguida a capela”.

Outros ainda contam que, quando os habitantes de Gulpilhares se preparavam para construir uma ermida ao Senhor da Pedra, no terreiro conhecido por arraial, apareceu uma misteriosa luz, sobre os rochedos junto ao mar. Todas as noites a luz voltava a aparecer, fazendo os habitantes acreditar que era um sinal do Céu. Por esse motivo, desistiram da construção da ermida no arraial e resolveram construir a capela no sítio onde a luz costumava aparecer.

 

O número seis

A capela apresenta planta hexagonal. Internamente possuiu um altar-mor dois retábulos laterais de talha dourada em estilo barroco/rococó.

O número 6 tem uma importância particular na religião cristã, frequentemente associado à imperfeição, ao pecado e à natureza humana. Diferente do 7, que simboliza a perfeição e a totalidade divina, o 6 é visto como "um a menos" que a perfeição, o que o coloca em uma posição de incompletude.

Aqui estão alguns dos principais significados e referências do número 6 no cristianismo:

* A Criação do Homem: No livro de Gênesis, a Bíblia relata que o ser humano foi criado no sexto dia da criação. Essa associação do número 6 com a humanidade reforça a ideia de nossa natureza finita e imperfeita, distinta da perfeição de Deus.

* O "Número da Besta": A referência mais famosa e, muitas vezes, mais temida ao número 6 é encontrada no livro do Apocalipse. O capítulo 13, versículo 18, afirma: "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. E o seu número é seiscentos e sessenta e seis (666)." Este número é frequentemente interpretado como um símbolo de mal, anti-cristo e o oposto da Trindade divina.

* Incompletude e Pecado: A repetição do 6 no 666 (três vezes) pode ser interpretada como uma tentativa de imitar a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), mas falhando, resultando em uma "trindade" de maldade e imperfeição. Enquanto o número 7 representa a perfeição de Deus, o 6 fica aquém, representando a falha humana em alcançar essa perfeição.

É importante notar que, embora o 6 seja associado a esses conceitos, ele não é inerentemente "mau" por si só. Seu significado é contextual, sendo interpretado principalmente à luz das passagens bíblicas em que aparece, especialmente em contraste com a simbologia de outros números como 3 (Trindade) e 7 (perfeição divina).

Ainda estamos no verão, mas o Natal há de vir - Turismo da Suíça e Bestravel apresentam campanha de comunicação para mercados de Natal na Suíça

 



A rede de agências de viagens Bestravel apresenta uma nova campanha dedicada aos mercados de Natal da Suíça, com o objetivo de revelar aos portugueses um lado menos conhecido deste país. Com o lema "Viaje para a magia do Natal", a campanha convida a desfrutar-se do frio e da neve típicos da Suíça, enquanto se saboreia a verdadeira magia do Natal. 

De Zurique a Montreux, passando por Basileia e Lucerna, a Suíça transforma-se num verdadeiro cenário de conto de fadas. Os viajantes podem desfrutar de experiências únicas, como mercados tradicionais com artesanato e gastronomia típica, cenários alpinos, além de diversas atividades culturais de inverno. 

Ricardo Teles, Diretor Operacional da Bestravel, afirma que  “a procura por experiências autênticas e imersivas tem-se intensificado, com os viajantes cada vez mais interessados em vivenciar tradições locais durante os mercados de Natal. Na Suíça, essa busca é particularmente evidente, pois os mercados de Natal oferecem uma rica combinação de cultura, gastronomia e artesanato, permitindo que os visitantes se conectem profundamente com as tradições locais e desfrutem de uma experiência única durante a época festiva”.



A campanha da Bestravel oferece diversas opções para explorar a Suíça durante a época natalina, incluindo pacotes de voo + hotel para Montreux, Lucerna, Basileia, Zurique e Genebra, além de viagens de comboio que ligam Zurique, Lucerna e Lago Constança e um itinerário de quatro noites por várias cidades suíças. Também está disponível uma viagem em autocarro com o mini circuito "Suíça Autêntica". Para além dos mercados de Natal, a Bestravel apresenta ofertas como Fly & Drive por Zurique, Lucerna, Interlaken e Genebra, e o Swiss Travel Pass, que inclui vários trajetos icónicos, bem como circuitos completos pelo melhor da Suíça. 

Durante a época natalícia, a Suíça transforma-se num verdadeiro conto de fadas, com mercados de Natal que atraem visitantes de todo o mundo. Montreux destaca-se com a sua encantadora “Casa do Pai Natal” nas montanhas e um mercado pitoresco junto ao Lago Léman, onde um dos eventos mais esperados é a atração do Pai Natal que voa sobre o lago, descendo de trenó e trazendo magia e encanto a todos os presentes. Lucerna e Berna oferecem mercados mais intimistas e artesanais, localizados em centros históricos medievais, proporcionando uma experiência única. Os visitantes podem degustar especialidades suíças como raclette, fondue, rösti e castanhas assadas, além de delícias natalícias como as bolachas  tradicionais Mailänderli e Zimtsterne. A atmosfera festiva é ainda enriquecida por vinho quente e música ao vivo, criando um ambiente acolhedor e vibrante. Muitos destes mercados estão rodeados por montanhas e vilas históricas, fazendo da Suíça um destino imperdível durante o Natal, onde a diversidade cultural do país se reflete nas decorações, estilos e gastronomia. Com mercados tão antigos quanto o de Basileia, a tradição é preservada com grande cuidado, tornando cada visita uma celebração mágica.