Gina, a afável chefe de cabina, desfez-se em desculpas. Que
lamentava imenso mas as bolsinhas de higiene não tinham sido entregues em
Lisboa. Em princípio a empresa carrega o avião com as bolsinhas diretamente
para os voos de ida e volta. Mas desta vez algo tinha falhado e não havia
bolsinhas de higiene para os passageiros de executiva.
Esta explicação foi-me dada somente e mim, não houve nenhuma
desculpa formal a todos os 11 passageiros que estavam a viajar em classe
executiva no voo de Lisboa para Filadélfia. Pensando bem, nada que nos pudesse
admirar. As companhias americanas não dão aos seus passageiros a mesma atenção
que as companhias europeias, para já não falar das asiáticas. Como classificar
o welcome drink servido em copos de
plástico? Ou mais tarde à refeição todas as bebidas serem servidas em copos de
água, tipo one size fits all?
A falta de atenção em relação ao cliente viu-se porém logo
no check-in. Tínhamos 4 peças de bagagem. A chefe de escala aproxima-se do
balcão onde estávamos a fazer o check-in e pergunta-me: “Já pagou o excesso de
bagagem?” Respondi-lhe que não paguei nem iria pagar pois tinha direito a 2
peças de bagagem por pessoa. “Quem lhe deu essa informação?” Insistiu. Tive
então de relembrar à chefe de escala que, voando em executiva, tínhamos direito
a duas peças por pessoa, cada uma com 23 kg! Um desastre de relacionamento com os clientes.
A ida para o avião, que estava na pista sem manga, foi no
mínimo ridícula. Os passageiros de Execuiva são chamados em primeiro lugar para
embarcar…. Para ficar mais empo no autocarro que só parte quando está cheio!
Chegados ao avião foi-nos servida uma bebida de boas vindas –
uma prática corrente nas companhias de avião – mas em copos de plástico! A refeição
não foi má apesar do bife angus servido estar muitíssimo bem passado – e assim
duríssimo. Pontos positivos: as oleaginosas servidas como aperitivo estavam
quentes (muito agradável), assim como o conhaque dos digestivos.
A seleção de filmes do programa de entretenimento deixa muito
a desejar, O tablet que é distribuído não tem informações sobre o voo. Ponto
positivo: os auscultadores são bons e abafam o ruído do avião.
Os assentos são espaçosos mas infelizmente a reclinação não
é total. A manta é dum material agradável
A viagem seguinte – um voo doméstico – apesar de ser em
First Class de glamour só tem o nome.
O serviço resume-se a um refrigerante, chá ou café e a um pacote de batatas
fritas!
Às companhias de aviação americanas falta-lhes a finesse das companhias de bandeira
europeias.