sexta-feira, 10 de outubro de 2025

World Aviation Festival 2025 - 3º dia

 


O terceiro dia do World Aviation Festival 2025, colocou os aeroportos e a experiência dos passageiros em destaque, com líderes globais a explorar como a infraestrutura, a tecnologia e a inovação centrada no cliente moldarão o futuro das viagens aéreas.

 

Steven Greenwat

Crescimento e transformação na Arábia Saudita

Numa conversa informal, Steven Greenway, presidente do Conselho de Administração da companhia aérea low-cost flyadeal da Arábia Saudita, descreveu a trajetória de rápido crescimento da companhia aérea. Fundada em 2017 e operando atualmente 42 aviões, a flyadeal espera que a sua capacidade cresça 42% no próximo ano, à medida que cheguem os novos aviões encomendados.

Steven Greenway destacou a força única do mercado interno da Arábia Saudita, que representa 75% da capacidade da companhia aérea, enquanto a expansão internacional está a acelerar. As recentes aprovações para sobrevoar o espaço aéreo sírio reduzirão o tempo de voo em até 50 minutos em rotas como Riade para Istambul. A flyadeal também está a apoiar peregrinações religiosas com operações charter dedicadas.

 

Terminal Um do JFK: um novo padrão para os aeroportos dos EUA

Lisa Reifer, que lidera a transformação do Terminal Um do JFK, partilhou como o projeto está a estabelecer uma nova referência para o design inteligente, inclusivo e sustentável de aeroportos.

As principais inovações incluem sinalização digital dinâmica para melhorar o fluxo de passageiros, pontos de contacto ao longo da viagem para apoiar viajantes com diferentes necessidades, sistemas de acoplamento avançados para aumentar a segurança e a eficiência operacional e sustentabilidade por design, com painéis solares que fornecem energia renovável e todos os equipamentos de serviço em terra elétricos.

Lisa Reifer salientou que a parceria e a colaboração têm sido fundamentais para a concretização de um projeto tão complexo, uma vez que permitiram aproveitar diversas perspetivas para estabelecer um novo padrão no design de aeroportos.

 

Líderes em experiência do cliente sobre inovação e expectativas

Um painel de líderes em experiência do cliente da TAP, Star Alliance, IndiGo, Meta e IBM explorou como as companhias aéreas e os seus parceiros podem oferecer inovação centrada no cliente numa era de necessidades diversificadas dos viajantes. Sofia Lufinha, da TAP, realçou que a tecnologia é uma ferramenta, não um fim em si mesma, e que ouvir os clientes é a base da inovação. Neha Narain, da IndiGo, observou que muitos de seus passageiros são voadores de primeira viagem, o que significa que a tecnologia deve ser aplicada com cuidado para evitar a criação de barreiras. Ambar Franco, da Star Alliance, mostrou como a tecnologia sustenta viagens sem interrupções em várias companhias aéreas, citando seu rastreador de bagagem em tempo real. Dee Waddell, da IBM, exortou as companhias aéreas a ligarem os pontos entre as experiências business to consumer e business to employee, garantindo que o valor é entregue em toda a cadeia. Por fim, Bastian Schütz, da Meta, apontou o potencial da RV e das tecnologias imersivas para remodelar a viagem do cliente, desde o planeamento até ao entretenimento a bordo.

 

Sofia Lulinha

Realidade virtual (RV) e o futuro da viagem do cliente

As conversas sobre RV e IA exploraram como as tecnologias imersivas estão prestes a transformar a experiência da aviação. Bastian Schütz, da Meta, argumentou que a RV e os óculos inteligentes poderão um dia substituir os dispositivos móveis. Neha Narain também partilhou como o chatbot virtual da Indigo evoluiu para uma ferramenta de reservas e um canal de receitas. Sofia Lufinha destacou o programa de transformação «One Order» da TAP, que visa simplificar as reservas para uma experiência semelhante à do retalho, e também o seu serviço de concierge WhatsApp, que combina IA com agentes humanos para oferecer apoio personalizado em grande escala. Waddell apontou o potencial da RV em treinamento, operações de ATC e design de cabine.

 

Reinventando a distribuição de voos

Numa sessão sobre distribuição, Stephane Pingaud, da DerbySoft, e Siew Lee Tan, do AirAsia Group, exploraram como as APIs e a IA estão a remodelar as vendas das companhias aéreas. A adoção de sistemas API pela AirAsia já impulsionou o crescimento da quota de mercado. E a transparência é fundamental, com os serviços auxiliares a representarem 20% das receitas das companhias aéreas de baixo custo. Os dois líderes transmitiram que os futuros sistemas de distribuição devem ser centrados no cliente, orientados por dados e flexíveis, com capacidade de atualização rápida. A AirAsia vê a IA e as superaplicações como a próxima fronteira da distribuição, construindo ecossistemas que vão além dos voos para incluir serviços de viagem mais amplos.

 

Carolina Martinoli

O modelo da Vueling: oportunidades e desafios

Carolina Martinoli, presidente do Conselho de Administração da Vueling, destacou as pressões operacionais enfrentadas pelas transportadoras europeias, desde atrasos no controle de tráfego aéreo até aeroportos com restrições e perturbações climáticas.

Mencionou que a forma como as companhias aéreas gerem as perturbações irá diferenciá-las cada vez mais. Como parte da IAG, a Vueling também se beneficia das sinergias do grupo, mantendo um foco de mercado distinto, incluindo conexões com a Level a partir de Barcelona.

Carolina Martinoli também anunciou uma renovação histórica da frota, com 50 aviões Boeing (mais opções) encomendadas para substituir a frota Airbus da Vueling a partir de 2026. Esta encomenda dará à companhia aérea flexibilidade para alternar entre 8 e 10 variantes do modelo.

 

A evolução das companhias aéreas de baixo custo

 

Os presidentes do Conselhos de Administração da Vueling, flyadeal e TravelX debateram o futuro do modelo de baixo custo. O presidente do Conselho de Administração da TravelX, Juan Pablo Lafosse, destacou o potencial inexplorado da receita pós-reserva, permitindo reservas contínuas e pacotes de serviços complementares. Carolina Martinoli apontou para a redução das janelas de reserva e a necessidade de uma gestão ágil da capacidade, ao mesmo tempo em que enfatizou que o mercado se autorregula e que, se algo que as companhias aéreas fazem não fizer sentido, os clientes irão para outro lugar. Steven Greenway, da flyadeal, também sublinhou a natureza perecível do inventário das companhias aéreas e a necessidade de maximizar o rendimento, observando que, após 13 anos, o NDC ainda não está totalmente implementado. Todos concordaram que a IA e as capacidades preditivas transformarão a gestão de receitas, com as interfaces conversacionais a tornarem-se padrão.

No final dos três dias de conferência World Aviation Festival (WAF), Daniel Boyle, Diretor Geral de Transportes da Terrapinn, organizadora do WAF, afirmou: “O World Aviation Festival deste ano superou verdadeiramente as nossas expectativas. A  qualidade dos oradores, a profundidade da discussão e a energia ao longo do evento refletiram a transformação e a inovação que moldam a aviação atual. Estamos orgulhosos por ter reunido líderes de todo o mundo para partilhar ideias e estabelecer ligações”.