quarta-feira, 8 de outubro de 2025

World Aviation Festival 2025 - 1º dia

 


Com o World Aviation Festival 2025, Lisboa tornou-se o palco global para a inovação, estratégia e transformação da aviação. Até dia 9 de outubro, mais de 4 500 líderes globais de toda a indústria da aviação estão reunidos em Lisboa, enquanto mais de 600 oradores, incluindo CEO e outros executivos de topo das maiores empresas do setor da aviação, partilharam os seus conhecimentos. Paralelamente, mais de 400 empresas de tecnologia de viagens estão a mostrar os últimos desenvolvimentos na aviação.

Nas mais de 85 sessões realizadas ontem, o primeiro dia do festival, os oradores abordaram temas como inteligência artificial, sustentabilidade, transformação digital, cibersegurança, regulamentação, diversidade, gestão de perturbações e programas de fidelização.

A IA a acelerar o ritmo da transformação

A inteligência artificial continua a ser a tecnologia mais transformadora que está a mudar o panorama da aviação e está a fazê-lo a um ritmo mais rápido do que antes. Como salienta David Rowan, autor do livro Non-bullshit Innovation e editor da Wired UK, “a IA é a tecnologia mais rapidamente adotada desde sempre. Não devemos assumir que tudo o que era um facto até agora continuará a ser um facto”.

No entanto, as empresas devem considerar se a IA é a tecnologia mais adequada para cada novo projeto relacionado à tecnologia que desejam iniciar. De acordo com Faith Taylor, vice-presidente sénior de Cidadania Global e Sustentabilidade da Kyndryl, os dados e o aproveitamento da IA ajudarão o setor a tornar-se mais eficiente e melhorar as operações. No entanto, as empresas são aconselhadas a descobrir onde os centros de dados estão localizados e com que tipo de energia são alimentados antes de começarem a migrar seus sistemas para a nuvem.

Para Ben Dias, cientista-chefe de IA da IAG, “a sustentabilidade está incorporada em todos os projetos de IA que consideramos. Informamos claramente as pessoas de que, mesmo quando a IA pode fazer algo, tal não significa que deva ser feito com ela. Também consideramos que tipo de IA é necessária. Não é apenas por causa dos custos, mas também pelo impacto que isso poderá ter na sustentabilidade do nosso negócio”. A IAG está atualmente a trabalhar num sistema de otimização de motores baseado em IA para tornar o calendário de manutenção dos motores mais eficiente.

O objetivo de emissões líquidas zero até 2050 continua a ser uma meta

A indústria da aviação está a avançar com o seu objetivo de emissões líquidas zero até 2050 – e a substituição dos combustíveis fósseis por SAF é um dos principais motores. A ATAG, a Xelerated Fifty e a Sustainable Aero Lab discutiram num painel como as empresas podem financiar e expandir a produção de SAF. Na opinião de Nichola Bates, CEO da Xelerated Fifty, a sustentabilidade está a ser travada por fatores culturais e não pela falta de tecnologia. E refere que “o setor da aviação precisa de mecanismos financeiros para impulsionar a mudança com a colaboração dos governos, instituições financeiras e demais partes interessadas”.

Quando se trata do financiamento de projetos de SAF, há diferentes fatores que são relevantes. Lukas Kaestner, cofundador da Sustainable Aero Lab, esclarece que "um deles é a complexa regulamentação a que qualquer inovação relacionada com a aviação está sujeita". Outros fatores que afetam os esquemas de desenvolvimento de SAF são o volume de investimento necessário para lançar um novo produto e o tempo que leva para um produto chegar ao mercado. "Tudo depende do grau de visão do investidor. Precisamos de colaboração entre as partes interessadas e pensar no que fazer quando os intervenientes não estão a desempenhar o papel que deveriam desempenhar”.

 Independentemente da situação geopolítica, Haldane Dod, diretor executivo da ATAG, está otimista em relação aos esforços de descarbonização da indústria. “Os governos de todo o mundo estão a alcançar objetivos comuns através de negociações e a maioria das principais instituições tem nas suas equipas pessoas que são especialistas em SAF. Portanto, estou bastante confiante de que estamos numa posição muito boa para atingir o Net Zero até 2050”.

 

Novos desenvolvimentos no setor da aviação

 Durante o primeiro dia do World Aviation Festival, a DerbySoft, uma empresa dedicada a acelerar o comércio de viagens, anunciou o lançamento da sua Global Data Network (GDN), um novo modelo de distribuição projetado para transferir a distribuição de voos de sistemas centralizados para uma rede descentralizada e API-first. O AirAsia Group será a primeira companhia aérea a aderir a esta solução.

 A eSIM GO, uma empresa de conectividade digital, anunciou o seu Breeze Global Travel Pass, concebido para impulsionar a participação em programas de fidelização e a venda cruzada de produtos auxiliares para companhias aéreas, aeroportos e outros parceiros B2B da aviação.

A Accelya, líder global em software para companhias aéreas, anunciou um acordo de colaboração estratégica plurianual com a Amazon Web Services para impulsionar o retalho aberto e moderno das companhias aéreas.

Amanhã haverá mais novidades.