Com o World Aviation Festival 2025, Lisboa tornou-se o palco
global para a inovação, estratégia e transformação da aviação. Até dia 9 de outubro, mais de 4 500 líderes globais de toda a indústria da aviação estão reunidos em Lisboa, enquanto mais de 600 oradores, incluindo CEO e outros executivos de topo
das maiores empresas do setor da aviação, partilharam os seus conhecimentos. Paralelamente,
mais de 400 empresas de tecnologia de viagens estão a mostrar os últimos desenvolvimentos
na aviação.
Nas mais de 85 sessões realizadas ontem, o primeiro dia do festival,
os oradores abordaram temas como inteligência artificial, sustentabilidade,
transformação digital, cibersegurança, regulamentação, diversidade, gestão de
perturbações e programas de fidelização.
A IA a acelerar o ritmo da transformação
A inteligência artificial continua a ser a tecnologia mais
transformadora que está a mudar o panorama da aviação e está a fazê-lo a um
ritmo mais rápido do que antes. Como salienta David Rowan, autor do livro Non-bullshit Innovation e editor da Wired UK, “a IA é a tecnologia mais
rapidamente adotada desde sempre. Não devemos assumir que tudo o que era um
facto até agora continuará a ser um facto”.
No entanto, as empresas devem considerar se a IA é a
tecnologia mais adequada para cada novo projeto relacionado à tecnologia que
desejam iniciar. De acordo com Faith Taylor, vice-presidente sénior de
Cidadania Global e Sustentabilidade da Kyndryl, os dados e o aproveitamento da
IA ajudarão o setor a tornar-se mais eficiente e melhorar as operações. No
entanto, as empresas são aconselhadas a descobrir onde os centros de dados
estão localizados e com que tipo de energia são alimentados antes de começarem
a migrar seus sistemas para a nuvem.
Para Ben Dias, cientista-chefe de IA da IAG, “a
sustentabilidade está incorporada em todos os projetos de IA que consideramos. Informamos
claramente as pessoas de que, mesmo quando a IA pode fazer algo, tal não
significa que deva ser feito com ela. Também consideramos que tipo de IA é
necessária. Não é apenas por causa dos custos, mas também pelo impacto que isso
poderá ter na sustentabilidade do nosso negócio”. A IAG está atualmente a
trabalhar num sistema de otimização de motores baseado em IA para tornar o
calendário de manutenção dos motores mais eficiente.
O objetivo de emissões líquidas zero até 2050 continua a ser
uma meta
A indústria da aviação está a avançar com o seu objetivo de
emissões líquidas zero até 2050 – e a substituição dos combustíveis fósseis por
SAF é um dos principais motores. A ATAG, a Xelerated Fifty e a Sustainable Aero
Lab discutiram num painel como as empresas podem financiar e expandir a
produção de SAF. Na opinião de Nichola Bates, CEO da Xelerated Fifty, a
sustentabilidade está a ser travada por fatores culturais e não pela falta de
tecnologia. E refere que “o setor da aviação precisa de mecanismos financeiros
para impulsionar a mudança com a colaboração dos governos, instituições
financeiras e demais partes interessadas”.
Quando se trata do financiamento de projetos de SAF, há diferentes fatores que são relevantes. Lukas Kaestner, cofundador da Sustainable Aero Lab, esclarece que "um deles é a complexa regulamentação a que qualquer inovação relacionada com a aviação está sujeita". Outros fatores que afetam os esquemas de desenvolvimento de SAF são o volume de investimento necessário para lançar um novo produto e o tempo que leva para um produto chegar ao mercado. "Tudo depende do grau de visão do investidor. Precisamos de colaboração entre as partes interessadas e pensar no que fazer quando os intervenientes não estão a desempenhar o papel que deveriam desempenhar”.
Novos desenvolvimentos no setor da aviação
A Accelya, líder global em software para companhias aéreas, anunciou um acordo de colaboração estratégica plurianual com a Amazon Web Services para impulsionar o retalho aberto e moderno das companhias aéreas.
Amanhã haverá mais novidades.
