Logo após o pequeno almoço saímos de Siracusa em direção de Taormina, uma viagem de 118 km
Taormina é frequentemente descrita como a "Pérola do Mediterrâneo" e é, sem dúvida, um dos destino mais procurados na Sicília. Empoleirada numa colina que se eleva sobre o mar Jónico, esta cidade siciliana oferece uma mistura perfeita de beleza natural, história antiga e charme cosmopolita, com vistas espetaculares para o imponente Monte Etna a sul.
A principal atração de Taormina é o seu magnífico Teatro Grego (Teatro Antico di Taormina) com vistas panorâmicas espetaculares. Embora tenha sido construído originalmente pelos Gregos no século III a.C., foi amplamente reformado e expandido pelos Romanos. O que torna este anfiteatro único, e o mais fotografado do mundo, é o seu cenário natural. Através dos arcos em ruínas da parede do palco, a vista estende-se sobre as águas azul-turquesa da baía de Giardini Naxos e, em dias claros, culmina com a silhueta fumegante do Etna, criando um pano de fundo verdadeiramente dramático e inesquecível. O teatro é ainda hoje palco de concertos e do prestigiado Festival de Cinema de Taormina.
A vida social de Taormina desenrola-se ao longo do Corso Umberto I, uma rua pedonal que atravessa o centro histórico de ponta a ponta. Flanqueada por palácios medievais, igrejas barrocas, boutiques de luxo, cafés e gelatarias - e milhares de turistas!- a rua é o eixo da dolce vita local.
No meio do Corso, a Piazza IX Aprile é uma varanda natural que oferece um terraço panorâmico. Esta praça é emoldurada pela Igreja de San Giuseppe, de estilo barroco, e pela Torre dell'Orologio (Torre do Relógio), funcionando como um miradouro onde se pode apreciar a vista deslumbrante sobre o mar e o vulcão.
Abaixo da cidade, acessível por um teleférico (funivia), encontram-se as praias. O ponto mais famoso é a Isola Bella, uma pequena ilha, classificada como reserva natural, ligada à costa por um estreito banco de areia que se revela ou submerge com a maré.
Mergulhámos nas suas águas cristalinas para relaxar após um intenso dia de visitas.
![]() |
(Fotografia de Isabel Figueira) |
Taormina tem atraído artistas e escritores ao longo dos séculos, de Goethe a Truman Capote, cimentando o seu estatuto como um destino de elegância intemporal na Sicília.