Hoje passámos do passado grego para o passado romano da Sicília e visitámos a especular Villa Romana del Casale, perto de Piazza Armerina, uma vila medieval encantadora.
Esta luxuosa residência tardo-imperial, datada do
século IV d.C., é um Patrimônio Mundial da UNESCO e é considerada um dos mais
altos exemplos de villa romana. O que a torna
verdadeiramente única é a sua vasta e incrivelmente bem preservada coleção de mosaicos romanos, que cobrem cerca de 3 500 metros quadrados
de pavimento.
A residência data do início do século IV d.C. e pensa-se que pertenceu a um alto representante da aristocracia senatorial romana, possivelmente um Praefectus Urbis.
O excelente estado de conservação deve-se a um deslizamento de terra e inundações que cobriram e protegeram os restos da vila até que as escavações começassem para valer em meados do século XX.
O complexo é muito grande e sofisticado, dividido em quatro núcleos principais:
* Corpo central da villa em torno de um peristilo quadrangular.
* Complexo do triclínio (sala de jantar) com peristilo oval.
* Complexo termal (balneário).
![]() |
A Villa é mundialmente famosa pela extraordinária riqueza e qualidade dos seus mosaicos que cobrem quase todas as divisões , totalizando cerca de 3 500 m2. São considerados os mais belos e extensos mosaicos romanos in situ (no local original) em todo o mundo romano.
As representações nos mosaicos são uma verdadeira antologia da vida romana, ilustrando cenas da vida quotidiana, mitologia, caças (incluindo a famosa cena da "Grande Caçada" que retrata a captura de animais selvagens na África e Ásia para os espetáculos de circo), jogos de circo, e até o famoso mosaico das "meninas em biquíni" (jovens mulheres praticando exercícios atléticos).
![]() |
Catedral de Piazza Armerina |
Daqui seguimos para Piazza Armerina. O seu centro histórico, de traçado medieval e influências
normandas, ostenta belos edifícios barrocos e renascentistas, como a imponente Catedral e o Palazzo Trigona. A
cidade oferece um contraste fascinante entre a arte e a história da Roma
Imperial e a Sicília medieval .
Ao final do dia, chegámos à cidade barroca de Ragusa, famosa pelo seu impressionante património barroco, que lhe valeu o estatuto de Património Mundial da UNESCO, integrado nas cidades do Val di Noto.
A cidade é notavelmente dividida em duas áreas: Ragusa Superiore (a parte moderna, construída no planalto)
e Ragusa Ibla (a cidade velha e histórica), que se aninha
pitorescamente numa colina abaixo.
Após o devastador terramoto de 1693, que destruiu a região, a cidade foi reconstruída, resultando na criação de dois centros distintos. É em Ragusa Ibla que se concentra a maior beleza. Este labirinto de ruas estreitas, escadarias e becos revela uma arquitetura barroca espetacular, marcada por igrejas sumptuosas e palácios nobres.
moderna.
![]() |
Duomo San Giorgio em Ragusa |
O ponto principal de Ibla é o magnífico Duomo di San Giorgio, com a sua imponente cúpula e fachada elegantemente curvada, considerada uma obra-prima do barroco siciliano.