O centro do poder político do estado de Missouri, nos EUA , foi construído sobre os restos de um ecossistema marinho de centenas de milhões de anos! É fascinante procurar os fósseis no chão e nas paredes do Capitólio
O Capitólio Estadual do Missouri, em Jefferson City, é um verdadeiro museu a céu aberto (ou melhor, sob as cúpulas). O edifício não é apenas uma obra-prima da arquitetura neoclássica; ele é feito quase inteiramente de calcário Burlington, extraído de pedreiras locais em Carthage, Missouri, nos EUA
O "Mármore de Carthage"
Embora os construtores o chamassem de mármore por causa do polimento brilhante que ele aceita, geologicamente trata-se dum calcário densamente fossilífero do período mississippiano (de há 340 a 350 milhões de anos). Naquela época, o Missouri estava coberto por um mar raso e quente.
Ao caminhar pelos corredores, vamos observando as colunas e escadarias e descobrimos
* Crinoides (Lírios-do-mar): São os mais comuns. São pequenos discos ou "moedas" empilhadas. Eram animais marinhos que pareciam plantas, e seus esqueletos se fragmentaram para formar grande parte da rocha.
* Braquiópodes: Conchas que lembram as de moluscos modernos, mas pertencem a um grupo diferente.
* Briozoários: Estruturas que parecem rendas ou pequenos ramos de coral.
* Corais e Gastrópodes: Menos frequentes, mas presentes em algumas seções polidas do interior.
Assim que se entra no Capitólio, saltam à vista as escadarias. O polimento dos degraus e corrimãos internos facilita muito a visualização das seções transversais dos fósseis.
Mesmo nas paredes externas, a erosão natural destaca a textura dos fósseis, dando ao prédio uma coloração cinza-claro característica.