domingo, 7 de setembro de 2025

Restaurante Tomba-Lobos em Portalegre

Sala de refeições do Tomba Lobos

Se está em Portalegre, almoce ou jante no restaurante Tomba-Lobos, instalado no coração da zona histórica de Portalegre, mesmo ao lado da GNR, desde 2002.



À frente da cozinha está José Júlio Vintém, portalegrense de gema, que apresenta aos seus clientes o melhor que o Alentejo tem, misturando tradição, criatividade e muito, muito sabor. 

Couvert
Na cozinha dá-se realce aos produtos da região, respeitando as estações do ano. O segredo, diz, “está em cozinhar com simplicidade respeitando os aromas e sabores de cada produto”.

Cozido de grão

Além de se comer muito bem, somos sempre muito bem recebidos. A sala de jantar, no que resta dum convento, com o teto em tijolo de burra, ambienta-nos com a tradição. A loiça vem do atelier Barru, uma olaria orgânica e natural, criada em 2014, que elabora as suas peças à mão de forma artesanal, com matérias primas 100% nacionais e com design moderno.

Sopa de tomate com ovo escalfado
A Barru aplica novos processos de moldar, vidrar, carimbar e dar novas formas e paleta de cores a peças orgânicas de cerâmica, , criadas em roda de oleiro, a partir de diferentes pastas moldáveis como o barro branco ou o grés nacional.



Barriga de porco