quarta-feira, 12 de junho de 2024

Viagem à Coreia - Busan, 2


 
Templo de Haedong Yonggung, 

Busan é famosa pelas suas praias e pelos seus arranha- céus, mas não podemos deixar de visitar os templos. 




Templo Haedong Yonggung 

O lema do templo Haedong Yonggung é "Pelo menos um de seus desejos será respondido aqui através de suas orações sinceras". O mar tem estado com o ser humano na história há muito tempo. Muito calmo às vezes,  furioso outras vezes. O templo Haedong Yonggung está situado perto do mar, ao contrário de outros templos localizados nas montanhas. É único templo budista junto ao mar na Coreia.

O templo foi fundado pelo grande monge Naong, que era consultor do rei Gongmin. Enquanto ele praticava o ascetismo no templo Bunhwang em Gyeongju, a nação foi duramente atingida por um raio com que fez as colheitas ficassem queimadas. Sobreveio uma grande fome. As pessoas ficaram ressentidas por Deus não lhes dar chuva.

Um dia, um deus do mar apareceu no sonho de Naong e disse que se eles construíssem um templo na borda da montanha Bongrae e orassem lá, todas essas dificuldades desapareceriam e as pessoas voltariam a ser felizes. 

 Naong visitou a área onde o templo Haedong Yonggung está localizado agora e viu que havia uma montanha na frente e o mar na parte de trás, o que significa que se eles fizessem orações de manhã, cedo elas seriam atendidos à noite. Construiu l, então,  um templo a que deu o nome de  Bomun por ele e chamou  a montanha de Bongrae. A palavra “Bongrae” significa algo misterioso e puro. A palavra “Bomun” significa o poder absoluto e ilimitado da Grande Deusa Buda da misericórdia, chamada Gwanseumbosal em coreano.



Infelizmente, o templo foi destruído pelo fogo quando os japoneses invadiram a Coreia. Em 1930, um outro monge, Ungang de Tongdo, reconstruiu o templo. Desde então, muitos monges administraram o templo até que o monge Jungam orou para que o templo recuperasse como o seminário da Grande Deusa Buda. No meio da sua oração de 100 dias, ele viu a Grande Deusa Buda de manto branco na parte de trás de um dragão que emanava um feixe de cinco cores e, após o sonho, renomeou o templo de templo Haedong Yonggung.



Eles acreditam que quem aqui rezar com fervor  verá os seus pedidos atendidos. É essa a razão que leva muitas pessoas a visitar este templo.

Dizem que a Grande Deusa Buda da misericórdia no mar vive sozinha perto do mar e aparece nas costas de um dragão. É por isso que a adoração coreana à Grande Deusa Buda foi formada perto do mar ou na ilha, e este templo Haedong Yonggung é um dos três Lugares Sagrados relacionados com a Deusa Buda.