O Museu Nacional de Gyeongju é o ponto de partida ideal para a visita a Gyeongju, onde podemos ficar a par da história e da cultura da cidade e sobre o património cultural de Silla. O objeto principal é, sem dúvida, a Coroa Dourada de Silla, que esteve enterrada durante mil anos!
Naturalmente, quando se fala da cultura Silla, a arte budista é extremamente importante, e aqui também muito podemos aprender sobre o budismo . Cá fora, temos o magnífico sino gigante do Rei Seokdoek, o Grande, também conhecido como o Sino Emile, bem como o Pagode de Pedra de 3 andares de Goseonsaji.
Gyeongju, antiga capital do reino Silla. O reino de Silla convergiu para a nossa era contemporânea. Em Gyeongju, enormes túmulos da realeza e da nobreza de Silla dão à cidade uma estrutura urbana única, na qual a morte dos antepassados coexiste com a vida do presente. Em vez de ser um passado petrificado Silla é o presente vivo e uma força vital que nos que nos faz compreender a Coreia do século XXI.
Foi durante o reinado do rei Jujeung, entre 500 e 514, que o Reino ficou oficialmente com o nome de Silla. Este nome foi tirado duma frase cuja primeira parte significa reforma e inovação e a segunda parte corresponde à noção atual de globalização.
O território de agora se encontra Coreia já era ocupado na era do paleolítico, quando se começaram a fazer ferramentas e a usar o fogo. Estima-se que as primeiras pessoas ocupar a península da Coreia foi ha entre 780000 e 130000 anos
Segundo a “História dos três reinos” (Samguk sagi), o reino de Silla foi fundado no ano 57 a. C. O reino englobava seus clãs que se uniram em Saroguk sob a liderança do rei Park Hyeokgeose, que reinou entre 57 a. C. e 4 d.C.
Silla usou a governação indireta nos novos territórios que iam sendo incorporados. Em vez de administrar esses territórios diretamente, Silla reconhecia os descendentes de uma classe governante anterior. Como parte da governação indireta, Silla dava coroas, brincos, cintos e espadas aos territórios incorporados que eram similares aos que foram encontrados nos montes tumulares de Gyeongju mas de uma qualidade inferior.
A descoberta dos montes tumulares
Um dia de Setembro de 1921, alguém estava a construir uma casa na atual centro da cidade. O proprietário da casa estava a nivelar o chão com terra que estava a tirar do monte que está bolado. Aí um grupo de crianças encontrou umas miçangas e começou a brincar com elas. Por isso é japonês passou a atenção das brincadeiras das crianças e perguntou-lhes que estavam a brincar. As crianças levaram-no até ao cimo do monte onde ele viu um número sem fim de artefactos, Entre eles uma coroa de ouro. A este monte foi dado nome de Geumgwanchong ou seja o “túmulo da coroa de ouro”. Historiadores pensam que o túmulo terá sido construído entre os anos 475 e 500. Acreditam que, apesar de coroa de ouro estar enterrada no túmulo, este não era o túmulo de um rei, mas de um membro de uma família que teria tido uma grande influência política na dinastia Silla.
São inúmeros os montes tumulares, todos eles cheios de ornamentos em ouro e de pedras preciosas, refletindo uma prosperidade material e cultural que o Reino teria durante este período. Estranhamente no túmulo de um dos reis havia somente uma coroa de bronze, enquanto no túmulo de um membro na família nobre a coroa era de ouro.
Como eram estes túmulos? Os caixões de madeira eram colocados, juntamente com caixas com os bens dos falecidos, em túmulos feitos de pedras. Esses túmulos ficam debaixo de um monte de pedras e de terra com um diâmetro na base de entre 23 e 47 m e uma altura de entre 6 e 13 m.
Os servos eram entregador vivos juntamente com os senhores para os continuarem a servir no no Além.
O território de Silla desenvolveu-se ao longo dos reinados dos reis Beopheung e Jinheung. O rei Muyeol governou com grande autoridade e estabilizou sistema de governo. Manteve relações diplomáticas com a dinastia Tang da China de maneira a preparar-se para guerra. As forças aliadas de Silla e de Tang destruíram Baekje no ano 660 e Goguryeo no ano 668. Mais tarde, em 676, os exércitos de Silla reprimiram agressão Tang e unificavam o península pela primeira vez.
A sociedade Silla unificada desfrutou, então, de tranquilidade até meados do século VIII. Quando aristocracia se tornou exageradamente poderosa, a sociedade unificada de Silla entrou em convulsão.
Foi durante período de prosperidade que Silla importou escrituras de Confúcio e de Buda e enviou estudantes para Tang para estudar. Silla adotou a cultura funerária Tang, especialmente os mausoléus, e decorou os túmulos com esculturas de pedra de figuras humanas, leões, etc. Silla Unificada criou uma nova cultura adaptando as culturas Tang, Gorgueyeo e Baekjo, dando origem à cultura única de Silla.
Entre os reinados dos reis Naemul a Jijeung, foram construídos montes funerários enormes para o rei e os membros da família real Silla. Os funerais eram extravagantes: o morto era adornado com muitas cores, ouro e prata. Depois do rei Beopheung ter aceite budismo, os funerais passaram a ser simplificados e os montes tumulares para os reis passaram a ser construídos muito mais baixos, mais pequenos e mais simples. O hábito enterrar os criados vivos com os mortos para os continuar a servir na sua vida após morte foi descontinuado., tendo sido substituídos por pequenas figuras de barro.
Na realidade, o reconhecimento oficial do budismo trouxe inúmeras mudanças na política da sociedade e na cultura. No entanto, aristocracia conservadora não aceitou rapidamente o budismo. Somente após o martírio do nobre Ichadon em 529 levou o rei Beophung aceitar oficialmente o budismo. Em 534, começou a construção do primeiro grande templo de Silla, Heunglyunsa, na Floresta de Cheongyeongnum , que tinha sido adorada como uma floresta sagrada.
Em 643, a rainha Seondeok Iniciou a construção de uma pegada de madeira de nove lugares para rezar com grande dignidade E vencer uma crise nacional com a ajuda de Buda.
- O sino sagrado do grande rei Seongdeokum -
Daereungwon
Daereungwon apresenta um total de 23 túmulos de diferentes formas e tamanhos. Tem o Grande Túmulo de Hwangnam, de Cheonmachong (Túmulo do Cavalo Celestial) e o do Rei Michu. Daereungwon também tem inúmeras milhares magnólias, que se tornou um local popular para fotos e selfies. Mas há outro lugar perto aonde se tem de ir - à Muralha de Pedra ao redor de Daereungwon. A Parede de Pedra de Daereungwon proporciona uma caminhada tranquila e agradável. Este trilho é especialmente bonito na primavera, quando as cerejeiras estão em plena floração. Na verdade, as cerejeiras são plantadas ao longo de toda a estrada, criando um belo túnel de flores de cerejeira na primavera.
Observatório Cheomseongdae
Há quem diga que Cheomseongdae, este marco inconfundível de Gyeongju, era usado para rituais celestiais, outros dizem que era simplesmente uma torre simbólica. Mas a teoria mais dominante é a de que Cheomseongdae era um observatório astronómico.
Este edifício científico de pedra é o " observatório astronómico mais antigo da Ásia". As 365 pedras que formam Cheomseongdae, significam o número de dias do ano e o total de 29 níveis ou 30 níveis de degraus de pedra do pavilhão de pedra (dependendo das plataformas a partir das quais se conta) representam os dias de um mês lunar.
Acredita-se que o Observatório Cheomseongdae tenha sido construído durante o reinado da Rainha Seondeok (r. 632-647) da Dinastia Silla para observação dos movimentos dos corpos celestes. É o observatório astronómico mais antigo da Ásia e é amplamente considerado como um património cultural precioso que nos dá uma ideia clara do nível de desenvolvimej jájjyk tecnológico da época. Com aproximadamente 9 m de altura, este observatório consiste em um corpo cilíndrico, uma plataforma e um topo quadrado. O corpo cilíndrico inclui 27 camadas de pedras em forma de leque, e a face externa é aparada suavemente, enquanto a face da parede interior não é uniforme. Na parte superior, as extremidades longas do material de pedra que são voltadas para a parte interna da forma de hash são estendidas para o exterior. Esse arranjo pode ser visto nas camadas 19-20 e 25-26, e assim se supõe que uma escada poderá ter sido facilmente colocada hgnesses degraus no interior. Ao redor da abertura sudeste, a parte inferior é preenchida com escombros, enquanto a parte superior até o topo é aberta e oca. A metade oriental do degrau mais alto é bloqueada com uma laje de pedra. Presume-se que possa ter havido alguns dispositivos para observação dentro do observatório. O registro de um livro antigo afirma: "As pessoas podem subir pelo meio". Parece que alguém simplesmente colocou uma escada do lado de fora e subiu para dentro através de uma janela, e depois subiu até o topo através de outra escada para observar as estrelas. Um pesquisador sugeriu que o topo poderia ter sido muito conveniente para se sentar, ficar de pé ou deitar. Durante o período antigo, a astronomia estava profundamente relacionada à agricultura, pois os tempos de agricultura eram frequentemente determinados de acordo com os movimentos das estrelas. Também estava profundamente relacionado à política, pois o horóscopo era considerado importante, já que a boa ou má sorte de uma nação poderia ser prevista de acordo com os resultados de sua observação das estrelas.
Palácio de Donggung e Lago Wolji
Sextas feira à noite. Um dos passatempos preferidos das famílias e de grupos de amigos é ir passar umas horas no Palácio de Donggung e Lago Wolji .
O Palácio Donggung, também conhecido pelo nome "Anapji", é a atração principal da cidade. Originalmente um palácio para príncipes, Donggung e Wolji passaram a ser conhecidos como Anapji quando ficaram em ruínas durante a dinastia Joseon e se tornaram um refúgio para gansos e patos selvagens. Depois de encontrar o nome original no livro Samguk Sagi (História dos Três Reinos), Anapji passou a chamar-se Donggung e Wolji. No 14º ano do seu reinado, o rei Munmu (674 d.C.) criou o lago chamado "Wolji" e, após a unificação de Silla, o palácio Donggung foi construído em 679 d.C.
O pavilhão Imhaejeon era utilizado pelos príncipes para banquetes, reuniões e espetáculos no interior do palácio Donggung.
Wolji, com 200 m de comprimento de leste a oeste e 180 m de comprimento de norte a sul, tem uma linha costeira reta a sudoeste e uma linha costeira sinuosa a nordeste. Isto faz com que o Wolji se assemelhe a um oceano onde não se consegue encontrar o sítio onde a água acaba. Os caracteres chineses para o nome Imhaejeon significam "um palácio real com vista para o mar", referindo-se ao lago de Wolji, que lembra a um oceano.
Durante o reinado do rei Munmu, foi cavada uma lagoa nos complexos de Donggung, foram plantadas flores e criados pássaros e animais raros na lagoa (Wolji). Donggung e Wolji são frequentemente considerados o melhor lugar para ver ao vivo a técnica de paisagismo no estilo Silla. A vista mais bonita é à noite. Os pavilhões estão todos iluminadas. Os lagos refletem as árvores num grande harmonia.