sábado, 12 de abril de 2025

Viagem aos antípodas - dia 1 - Voo Madrid - Pequim



Boeing 787-9

Push Back 13h18

Descolagem  13h52

9334 km - 10h20

Altitude 10636 m

Velocidade 913 km/h

Aterragem 6h35


Após o pequeno almoço, chamámos um Bolt e fomos para o aeroporto. A hora de ponta já tinha passado e assim o caminho fez-se rapidamente. 

Apesar de a funcionária do check in ser menos expedita e de, ao princípio, nos querer enviar para Shenzhe (!), lá corrigiu o curso e imprimiu as etiquetas para as malas e os cartões de embarque para Auckland. 

Les jeux sont faits, pensei eu. A aventura vai mesmo começar. 

A lounge da Star Alliance em Madrid no terminal 1 é a Cibeles. Um espaço com muita luz natural e com uma esplanada maravilhosa que dá para a pista com confortáveis sofás onde se pode passar o tempo a ver os c aviões a aterrar e a labuta na pista. 


O embarque começou pontualmente. Na Air China o pessoal de bordo é muito prestável, atencioso e amável, antecipando as necessidades dos passageiros. 

Assim que chegamos ao nosso assento, retiram a embalagem dos chinelos e entregam aos passageiros. 

Antes de levantarmos voo, recebem os pedidos para a 1ª refeição (almoço /jantar), servia logo após a decolagem,  e para o pequeno- almoço que será servido 2h antes da aterragem. Há uma escolha de quatro pratos quentes principais para o almoço e dois pratos chineses e um ocidental para o pequeno - almoço. 

A bordo há a possibilidade de almoçar/ jantar quando se quiser, o chamado “dinner on demand”. 



A bolsa de higiene oferecida é da L’Occitaine e contém os produtos habituais: escova de dentes, pasta, escova de cabelo, loção corporal, máscara para os olhos e protetores dos ouvidos. 

É servida então uma bebida de boas vindas que pode ser champanhe, sumo de laranja ou um cocktail sem álcool de sumo de tomate, sumo de maçã e água com gás. 

O almoço foi servido com requinte. Assim que atingimos a altitude de cruzeiro deram uma tacinha com uma mistura de oleaginosas. 








Depois veio a entrada: salada e um trio de carnes secas e fumadas.  O molho para a salada - molho francês ou molho vinagrete à escola - é servido pessoalmente duma molheira. 

O prato principal, no meu caso peixe (tamboril), poderia estar mais saborosa. 



Alem de um prato de fruta fresca, a sobremesa poderia ser gelado Häagen-Dazs ou um prato de queijo

Nota negativa, porém, para a oferta de bebidas. O que oferece (champanhe blanc des blancs, vinho branco Bordéus sauvignon blanc e vinho tinto espanhol de Ribera del Duero)  é bom , mas sem escolha. E não oferece nem aperitivos nem digestivos. 





O amanhecer foi lindo



2h30 antes de aterrar foi servido o pequeno almoço. A massinha chinesa com carne estava deliciosa, melhor do que o tamboril do almoço