A viagem de Auckland a Pauanui é lindíssima. Passámos por montes e vales, por grandes grandes matas de fetos e muitos mares de tufos, nos vales e nas colinas acima.
Que diferença o trânsito de domingo para 2ª f? No domingo tudo estava calmo na cidade. Hoje era um autêntico caos. A entrada em Auckland estava atafulhada. Quilómetros e o quilómetros de carros parados! Felizmente, nós íamos em sentido contrário em direção a Miranda.
Ao sair do limite da cidade de Auckland, a paisagem muda para terras agrícolas exuberantes. Atravessámos as planícies férteis de Hauraki - uma das maiores regiões produtoras de leite da Nova Zelândia. Na língua maori, o termo Hauraki significa vento do norte.
Passámos pelo estuário do Tamisa, um paraíso para a vida selvagem e aves costeiras e fizemos depois um pequeno desvio para a vizinha Pūkorokoro (até 2015 conhecido como Miranda) para ver os grandes bandos de godwits (nem sei o nome destes pássaros em Português) e ostraceiros. Pūkorokoro é um forte histórico e uma pequena aldeia no Firth estatuário do Tâmisa. As Miranda Hot Springs são outra atração. O Makomako Marae local é um ponto de encontro tradicional para Ngāti Pāoa e apresenta a casa de reuniões Rangimarie. A aldeia Ngāti Paoa de Pūkorokoro foi renomeado após o navio de guerra HMS Miranda, que trouxe 300 soldados do 70º Regimento de Surrey para a área em 1863, junto com mais 600 homens em outros navios. Embora o iwi local, Ngāti Pāoa, fosse leal à Coroa, a sua povoação de Pūkorokoro foi bombardeada pelo Miranda, matando muitos dos aldeões. Os soldados deviam construir um forte para apoiar as tropas britânicas que lutavam na região de Waikato durante as guerras da Nova Zelândia. Acabaram por ser construídos vários redutos, um dos quais recebeu o nome do navio que liderava a pequena flotilha de tropas. Um promontório local também ostenta o nome, garantindo assim a fixação do nome.
A próxima localidade por onde passámos foi a antiga cidade mineira de Thames. A cidade de Thames começou como sendo uma pequena localidade dividida em duas zonas (Grahamstown e Shortland), em 1874, que se dedicavam principalmente à exportação do ouro proveniente das minas que se localizam perto da autoestrada 25, no pico este da ilha, na península de Coromandel, com, quedas de água mar e desfiladeiros rochosos.
Algumas lendas Maori falam da ocupações ndeste local a partir do ano de 950 da nossa era, uma das primeiras ocupações da Polinésia. Samuel Marsden e os missionários anglicanos ocuparam estas terras por volta do ano de 1824. Após isso, em 1867, William Hunt descobriu ouro em Kuranui que veio a revelar-se uma lucrativa mina de ouro. Por volta do ano de 1868 havia nesta zona cerca de 18 000 pessoas que viviam em Thames, fazendo deste local a maior concentração populacional da Nova Zelândia imediatamente atrás de Auckland.
Queríamos visitar o museu de história de Thames pois seria um bom lugar para aprender um pouco mais sobre as origens desta região. Mas… não foi possível.
Bem de Thames que caminho seguir? Havia duas rotas diferentes para a costa leste do Coromandel.
Diretamente sobre a cordilheira Coromandel irá até a costa em 45 minutos ou até Coromandel Township ao longo da Pohutukawa Coast (auto estrada. Costal do Pacifico). Foi este último o caminho que escolhemos ) e revelou-se um passeio espetaculares com paisagens lindíssimas: vales, montes, baías, praias.
Parámos finalmente em Hot Water Beach . Obviamente e porque chegámos na mré baxa fomos logo para a praia.
A Hot Water Beach é famosa pelas suas nascentes termais. Tal como os locais, escavámos a nossa própria "piscina" na areia para gozarmos as águas termais que podem chegar a 60°C. E como escavámos a piscina? Pedimos uma pá emprestada!
Para refrescar, nada como um mergulho no Pacífico.
Depois seguimos para Pauanui, onde pernoitámos.
Pauanui é uma estância balnear localizada na costa leste da Península de Coromandel. O nome "Pauanui" significa "grandes paua" em Māori, referindo-se às grandes ostras que se encontram na área.
Desenvolvida no final da década de 1960, Pauanui foi concebida como uma cidade de férias sofisticada, com estradas vermelhas distintas para melhorar a visibilidade dos pedestres, uma característica pioneira na Nova Zelândia na época. A cidade possui uma atmosfera relaxante.
A principal atração de Pauanui é a sua extensa praia arenosa.
O comércio está numa praça perto da igreja.
Com uma população relativamente pequena, mas que aumenta significativamente durante os períodos de férias, Pauanui mantém um ambiente acolhedor e descontraído.