segunda-feira, 5 de maio de 2014

As cowgirls também têm lugar de destaque - o Museu Nacional das Vaqueiras em Fort Worth

Texas. Um dos estados americanos cuja imagem é dominada pela figura do cowboy, o vaqueiro. E no entanto, neste ambiente extremamente machista as mulheres também têm vindo a conquistar, a pulso, o seu lugar. Que é mostrado no Museu Nacional das Vaqueiras, o National Cowgirl Museum.
O museu foi criado para celebrar as mulheres, do presente e do passado, cujas vidas são um exemplo de coragem, resiliência e independência. Mulheres que ajudaram a dar forma ao far west americano e que lutaram pelos seus ideais e pelo espírito de autossuficiência que inspiram.
A coleção principal alberga mais de 6 000 imagens de cowgirls de caráter tão diferente como Tillie Baldwin, Mamie Hafley e Vera McGinnis, entre muitíssimas outras: as mulheres do far west! Mulheres que tomaram e tomam conta de grandes manadas de vacas, que administram ranchos e que se divertem em rodeos.


Ao visitar o museu ficamos a conhecer as vidas destas mulheres que vingaram num ambiente dominado por homens e que conquistaram o seu apreço.
Exterior do museu é também digno de ser visto. Desenhado por David M. Schwarz, o estilo é cowgirl puro! Usando a técnica de trompe l’oeil, Richard Haas transformou os exteriores do edifício em fachadas que deixam os visitantes de boca aberta, pois conseguiu dar vida ao seu mural, no qual cinco vaqueiras a galope parecem estar a galopar em direção às pessoas que estão a ver o mural.

A estátua da cowgirl à entrada é de Mehl Lawson que com a sua “Princesa do deserto” - uma vaqueira no seu cavalo — dá as boas vindas aos visitantes. Mehl Lawson é membro da Associação dos Cowboy Artists of America , tendo já ganho numerosas medalhas de ouro em diversas exposições internacionais.