terça-feira, 19 de maio de 2015

Portugália, a cervejaria emblemática de Lisboa festeja o 90º aniversário

Hoje a Portugália Cervejaria regressou ao ambiente de 1925 com as senhoras com fitinhas e peninhas no cabelo e os senhores de chapéu. A música que soava na cervejaria era duma banda vestida a rigor a preto e branco tocando música dos loucos anos 20. A razão? Apesar de só oficialmente a 10 de junho completar 90 anos de existência, a festa já foi hoje.





A Portugália Cervejaria caracteriza-se por ser um espaço 100% português que há 90 anos serve imperiais, tremoços mas também o famoso bife e marisco bem fresco.
Dois anos depois de construída a Fábrica de Cerveja, em 1914, a marca passa a denominar-se Portugália. Anexo à Fábrica de Cerveja Portugália, a primeira cervejaria Portugália abre as portas a 10 de junho de 1925 da necessidade sentida pela fábrica de criar um espaço que permitisse aos clientes conviver, bebendo umas cervejas e degustando petiscos, enquanto aguardavam pelo enchimento dos seus barris.

Rapidamente, a Portugália Cervejaria se torna um ponto de convívio obrigatório em Lisboa. Em 1933, a Portugália é escolhida para as gravações para uma das cenas do filme “A Canção de Lisboa”, na qual Vasco Santana dá voz ao conhecido “Fado do Estudante”.

Entre as décadas de 40 e 50, a Portugália torna-se um dos ex-ilibris da capital portuguesa. Local com ambiente descontraído e boémio, por onde passaram grandes e ilustres figuras de renome nacional como Amália Rodrigues, Vasco Santana, Humberto Madeira e Raul Solnado, onde os clientes podiam usufruir de uma animada tarde de cinema ao ar livre no terraço, ou mesmo de uma divertida partida de bilhar no primeiro andar.

No final do século XX, a Portugália Cervejaria começa a expansão da marca, abrindo restaurantes em diversas regiões do pais, tornando-se a maior cadeia de cervejarias em Portugal. Em 2008 aventura-se para Luanda, mas o negócio não correu de feição. Este ano tentou nova sorte no estrangeiro, abrindo um restaurante em Macau.

A Portugália Cervejaria é hoje uma empresa consolidada no mercado, a par das marcas La Brasserie de L’Entrecôte, Cervejaria Ribadouro e Cervejaria Trindade, todas integrantes da Portugália Restauração. Atualmente, o grupo vende anualmente aos seus balcões 550 000 litros de cerveja, 1 500 000 bifes, 1 200 000 ovos, 1 .500 000 kg de pão e 95 000 kg de marisco.





Marcas do Grupo Portugália Restauração

Cervejaria Trindade

Fundada em 1836 no espaço do refeitório da antiga ordem conventual da Santissima Trindade, a Cervejaria Trindade, da responsabilidade do Grupo Portugália Restauração desde 2007, é a mais antiga das cervejarias portuguesas.
Considerada, desde 1986, Património Cultural da Cidade de Lisboa e desde 1997, Património de Relevante Valor Histórico-Cultural, pela Direção Geral do Turismo, a Cervejaria Trindade detém ainda, desde 1987 uma medalha de Mérito Turístico no grau Prata atribuída pela Secretaria de Estado do Turismo pela prestação de serviços relevantes para o turismo Português.

Cervejaria Ribadouro

Fundada em 1947, a Cervejaria Ribadouro é, desde então, uma das marcas da Portugália Restauração.
Conhecida como a Tradicional Cervejaria e Marisqueira Lisboeta, com pratos que vão muito além do marisco, a Cervejaria Ribadouro prima pelo serviço e ementa genuínos, de qualidade e tradição, com mais de 60 anos, e também por proporcionar aos clientes uma refeição inesquecível. 
À porta do Parque Mayer, a Ribadouro é há décadas um destino inevitável tanto para o público - à saída dos espetáculos - como para artistas, que fazem da Cervejaria um lugar de convívio.


La Brasserie de L’Entrecôte

Em 1998, o Grupo Portugália adquire a marca La Brasserie de L’Entrecôte. Com origem em Geneve, na Suíça, onde se inspirou no conceito de prato único tendo por base o entrecôte, a Brasserie de L’Entrecôte chega a Portugal, com detalhes de sofisticação, requinte e bom gosto que a destacam do conceito que a originou.
La Brasserie tem por base um conceito de menu único, onde a refeição começa com uma salada, seguida do prato principal “o Entrecôte”. Um prato confeccionado com um molho especial de 18 ingredientes, feito à base de ervas aromáticas, mostarda “Dijon” e finas especiarias. La Brasserie de L’Entrecôte oferece ainda uma selecção dos melhores vinhos e deliciosas sobremesas.

Atualmente, a La Brasserie de L’Entrecôte conta já com seis espaços – Amoreiras, Foz do Douro, Marina de Cascais, Parque das Nações, Campo Pequeno e Chiado.