quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Música latino-americana na inauguração do Segundo Muelle

O barulho na sala era muito, poucos convidados davam atenção à música que o grupo Espírito Nativo fazia no canto do restaurante Segundo Muelle, que estava a ser inaugurado. E no entanto, a bela voz da mexicana Jacqueline Mercado merecia ter sido ouvido – e o som do seu instrumento, a mandíbula de um animal! A mesma sorte tiveram os músicos que a acompanhavam, o angolano Ricardo Gouveia e o português Rui Meira. No entanto, para quem estava perto do improvisado palco conseguiu deliciar-se com as melodias latino-americanas que o Espírito Nativa ali nos trazia.
Jacqueline Mercado


Bem, mas na realidade estávamos ali não para ouvir música mas para a inauguração do primeiro restaurante peruano em Portugal, o Segundo Muelle, que chega a Portugal pelas mãos do Grupo Portugália Restauração. Para Francisco Carvalho Martins, administrador do Grupo Portugália Restauração, a pergunta pertinente é: Como é que um grupo de restaurante famoso pelos seus bifes se associa a uma cadeia de restaurantes peruana que aposta no peixe e que até tem por slogan pasión por el mar.

Inicialmente desenvolvido para servir o público que visitava as pequenas instalações numa pequena garagem em San Isidro, Lima, o Segundo Muelle foi crescendo graças ao sabor, frescura e criatividade dos seus pratos, todos desenvolvidos por Daniel Manrique, seu fundador  e e responsável máximo.
Com um cardápio composto unicamente por pratos 100% peruanos, são visíveis as influências de outras gastronomias, trazidas para o Peru por imigrantes de várias regiões e que se foram instalando no Peru ao longo dos séculos: Espanhóis, Africanos, Chineses, Japoneses e Italianos, e que deram origem a uma verdadeira cozinha de fusão.

Ceviche
Dividida por influências, na ementa do Segundo Muelle, pode encontrar-se pratos chifa (fusão da cozinha chinesa com peruana), nikei  (fusão da gastronomia japonesa com peruana), mediterrânica (influência espanhola e italiana), crioula (influência africana) e comidas nativas. O rei é sem dúvida o ceviche, um prato que tem por base o peixe cru marinado em sumo de limão. A acompanhar estes pratos, o Segundo Muelie dispõe ainda de uma ementa de cocktails peruanos, confecionados com o tradicional Pisco, com destaque para o Pisco Sour, o embaixador de todos os cocktails, um batido com Pisco, sumo de lima e clara de ovo.
Pisco Sour

Como nasce o Segundo Muelle...
Natural do Perú, Daniel Manrique sempre foi um apaixonado pelo mar, por surf e pela pequena vila onde, desde pequeno, passava férias com a sua família. Desde cedo se acostumou a manusear e a degustar o peixe mais fresco e de melhor qualidade que provinha das águas da praia do sul e que abastecia todo o distrito de San Bartolo.

Na praia com o mesmo nome aprendeu a pescar, e desde cedo, com 15 anos apenas, começou a demonstrar a sua grande paixão pelos ingredientes frescos e aí desenvolveu o sonho de que um dia viria a ter um restaurante, onde não só serviria pratos confecionados por si com o peixe da região, como também os pratos de ceviche que a sua mãe preparava.

Anos mais tarde, enquanto dava os primeiros passos na faculdade, em parceria com um amigo e colega decide abrir um restaurante, numa pequena garagem em San Isidro, Lima, de apenas 40 metros quadrados e apenas quatro mesas, onde dava a provar as suas criações aos amigos que o visitavam. Com pouco mais de 20 anos e sem qualquer experiência no ramo da restauração, Daniel Manrique batiza este espaço com o nome de Segundo MuelIe, em honra ao segundo molhe de San Bartolo onde havia passado grande parte da sua infância e adolescência.

A criatividade, o tempero especial dos pratos de Daniel e o amor que o próprio lhes confere fizeram soar o nome "Segundo Muelle" por toda a cidade de Lima e assim aumentar o potencial de negócio desta marca, sem nunca descartar a paixão pelo mar, pelos pratos e pela cidade de origem.

Com muita garra, paixão e criatividade Daniel Manrique e o Segundo Muelle conseguiram chegar onde se encontram hoje, contando com mais de 17 restaurantes, em 6 países, entre os quais se encontra agora Portugal. Em Lisboa, o Segundo Muelle está na Praça D. Luís 1, nº 30 loja 4 b, a uns metros da praça da Ribeira.