sábado, 13 de maio de 2017

Classe executiva sem glamour

Gina, a afável chefe de cabina, desfez-se em desculpas. Que lamentava imenso mas as bolsinhas de higiene não tinham sido entregues em Lisboa. Em princípio a empresa carrega o avião com as bolsinhas diretamente para os voos de ida e volta. Mas desta vez algo tinha falhado e não havia bolsinhas de higiene para os passageiros de executiva.
Esta explicação foi-me dada somente e mim, não houve nenhuma desculpa formal a todos os 11 passageiros que estavam a viajar em classe executiva no voo de Lisboa para Filadélfia. Pensando bem, nada que nos pudesse admirar. As companhias americanas não dão aos seus passageiros a mesma atenção que as companhias europeias, para já não falar das asiáticas. Como classificar o welcome drink servido em copos de plástico? Ou mais tarde à refeição todas as bebidas serem servidas em copos de água, tipo one size fits all?
A falta de atenção em relação ao cliente viu-se porém logo no check-in. Tínhamos 4 peças de bagagem. A chefe de escala aproxima-se do balcão onde estávamos a fazer o check-in e pergunta-me: “Já pagou o excesso de bagagem?” Respondi-lhe que não paguei nem iria pagar pois tinha direito a 2 peças de bagagem por pessoa. “Quem lhe deu essa informação?” Insistiu. Tive então de relembrar à chefe de escala que, voando em executiva, tínhamos direito a duas peças por pessoa, cada uma com 23 kg! Um desastre  de relacionamento com os clientes.
A ida para o avião, que estava na pista sem manga, foi no mínimo ridícula. Os passageiros de Execuiva são chamados em primeiro lugar para embarcar…. Para ficar mais empo no autocarro que só parte quando está cheio!
Chegados ao avião foi-nos servida uma bebida de boas vindas – uma prática corrente nas companhias de avião – mas em copos de plástico! A refeição não foi má apesar do bife angus servido estar muitíssimo bem passado – e assim duríssimo. Pontos positivos: as oleaginosas servidas como aperitivo estavam quentes (muito agradável), assim como o conhaque dos digestivos.




A seleção de filmes do programa de entretenimento deixa muito a desejar, O tablet que é distribuído não tem informações sobre o voo. Ponto positivo: os auscultadores são bons e abafam o ruído do avião.
Os assentos são espaçosos mas infelizmente a reclinação não é total. A manta é dum material agradável
A viagem seguinte – um voo doméstico – apesar de ser em First Class de glamour só tem o nome. O serviço resume-se a um refrigerante, chá ou café e a um pacote de batatas fritas!

Às companhias de aviação americanas falta-lhes a finesse das companhias de bandeira europeias.