terça-feira, 9 de maio de 2017

Atlanta, a cidade da Coca-Cola e da CNN

A capital da Geórgia, ficou mundialmente conhecida no final dos ano 30 do século passado, graças ao filme “E tudo o vento levou”, um filme baseado no romance de Margaret Mitchell, e que se passa largamente em Atlanta. . Nos anos 60, em plena luta pelos direitos cívicos, Atlanta estava na boca do mundo por ser a cidade onde pregava Martin Luther King. Em 1943, elegeu o primeiro presidente da câmara negro, Maynard Jackson. E em 1996, por ter recebido os Jogos Olímpicos de Verão. Na época global em que vivemos, é conhecida por estar aqui a sede da CNN e da Coca-Cola.
Fundada em 1837 com o nome de Terminus, por ser aqui que terminava o caminho-de-ferro que ligava o Midwest, a Região Central Ocidental, ao estado da Geórgia, esta cidadezinha passou a chamar-se Marthasville em 1843, em honra da filha do então governador. A cidade prosperava, devido a sua posição estratégica na região, cuja principal atividade económica era o cultivo do algodão através do trabalho escravo.
O nome da cidade voltou a ser alterado para Atlanta em 1845.  A origem do nome um pouco incerta. Segundo algumas fontes foi escolhido simplesmente para dar ênfase às ligações ferroviárias da região com a costa; outros alegam uma origem mística, com ligações à maçonaria e ao continente perdido de Atlântida.
Durante a Guerra Civil, Atlanta sofreu muito, tendo sido praticamente destruída. Após a guerra, levantou a cabeça, foi reconstruída, tornando-se a capital do estado da Geórgia em 1868. O seu desenvolvimento não tem parado. O seu aeroporto é o mais movimentado do mundo desde 1998, com uma movimentação de 104 milhões de passageiros em 2016.
Hoje em dia, Atlanta é a cidade da CNN, da Coca-Cola, dos Jogos Olímpicos, de Martin Luther King. Todos os pontos de interesse turísticos ficam no centro da cidade e podem ser visitados sem necessitar de carro.


No “Mundo da Coca-Cola”, ficamos a conhecer toda a história da bebida mais famosa do mundo, que nasceu em 1886 e que é, hoje em dia, o melhor exemplo duma multinacional poderosa com estratégia global. O ponto mais apetecível do “Mundo da Coca-Cola” é a fonte de refrigerantes onde correm todas as bebidas que a Coca-Cola produz em todo o mundo. Pode provar-se Coca-Cola com diversos sabores (cereja, baunilha, frutos silvestres, etc.), ginger ale de Moçambique, refrigerante de maracujá da Nova Guiné, etc., etc., etc.
Saindo do mundo da Coca-Cola, passamos pelo Underground Atlanta, um enorme centro comercial que se estende por seis quarteirões e que nasceu nos subterrâneos da antiga cidade, no centro comercial da localidade em 1782 conhecido por “Standing Peachtree”.

Chegamos então ao mundo da informação, à sede da CNN, a Cable News Network, que Ted Turner lançou a 1 de Julho de 1980. Numa visita guiada, que começa por uma enorme escada rolante com a altura de 3-4 andares, ficamos a conhecer os estúdios, muitos dos truques utilizados em televisão (sabia que os apresentadores da meteorologia estão à frente dum painel azul, vazio, sem imagem alguma? Já alguma vez reparou que eles fazem sempre gestos muito vagos ao apontar para as regiões?) e como funciona uma televisão que só transmite informação.
 Fonte dos Anéis
Deixamos a CNN e atravessamos o Parque Olímpico do Centenário, construído em 1996 para os Jogos Olímpicos de Verão que tiveram lugar em Atlanta e cuja atração principal é a Fonte dos Anéis, a maior fonte interativa do mundo, que usa o símbolo olímpico dos cinco anéis interligados. Cada um dos anéis tem um diâmetro 7,6 m. No total, 251 jatos de água (com alturas entre 1,2 e 10,6 metros), 400 jatos de nevoeiro e 487 luzes são responsáveis pelos sete espetáculos de música, luz e água.
Continuamos o nosso passeio; saímos do bairro central e, de repente, todo ambiente se modifica. Os prédios deixam de ter o brilho anterior, são velhos e mal tratados: deixámos a zona comercial da cidade e entrámos na zona negra. A diferença é brutal! Mas é aqui que está a igreja Baptista de Ebenezer onde Martin Luther King costumava pregar, a sua casa-natal e o Centro Cívico para os Direitos Civis, onde está, no meio dum lago retangular o túmulo deste homem que “tinha um sonho“. Um sonho de igualdade entre brancos e negros e que só se concretizou no papel. A realidade prática é bem diferente...

Igreja Baptista de Ebenezer 


Túmulo de Martin Luther King

Tomemos agora o MARTA, o metro de Atlanta, e vamos para o Parque da Pedra (Stone Mountain), um enorme parque florestal de lazer à volta do maior rochedo de granito do mundo, uma „pedrinha“ que pesa 573 milhões de toneladas, que tem uma altura correspondente a um prédio de 33 andares e que tem somente 300 milhões de anos, sendo assim mais antiga do que o Himalaia.

No início do século XX, um projeto patriota criou um baixo relevo colossal que mostra as figuras, a cavalo, de três heróis da Confederação (Jefferson Davis, o primeiro e único presidente da Confederação dos Estados Unidos, o general Lee e o general Jackson). A realização desta obra demorou muitas décadas a concluir devido a fatores diversos: dificuldade em trabalhar o granito, especialmente a grandes alturas, o início da 1ª Grande Guerra, mudanças dos escultores que dirigiam a obra e alteração do conceito da obra, entre muitas outras.