segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O petisco da lata - para petiscar num ambiente sossegado

Almada fica perto de Lisboa e no entanto a maioria dos lisboetas desconhecem esta cidade cuja presença humana remonta. Almada Velha, com as suas pequenas ruas, inclinadas, têm muito para descobrir.
Deambulando por Almada Velha demos com uma mini-loja/restaurante (no interior 4 mesas, na esplanada 2) com o nome apelativo "Petisco de lata". Espreitando pelas janelas vimos um espaço muito pequeno mas muito acolhedor e convidativo.
Entrámos e fomos simpaticamente recebidos por Rosane Prola e  Susana Bourscheidt, duas brasileiras há muito radicadas em Portugal e a trabalhar no ramo da restauração.
O desejo de terem um cantinho próprio levou-as a abrir há um ano uma pequena loja só dedicada a conservas de peixe, aliada a uma pequena oferta de snacks - preparados, claro está, com conservas - e de bebidas.




Sendo ambas brasileiras não podia faltar a caipirinha na oferta deste "Petisco da lata".

Preparando a caipirinha 



Todos os pratos são servidos com uma variedade de pão, apresentado numa caixinha de madeira. 




Cavala com canónigos


Salada tropical com atum


Timbal de sardinha

Por experimentar ficou o bacalhau porque as conservas estavam esgotadas.

Este "Petisco de lata", na R. Judiaria 22A, 2800-125 Almada (tel.: 917 559 953), é um local muito simpático para um copo ao final do dia com amigos, acompanhado por uns bons petiscos de lata - ao som de boa música brasileira.