domingo, 3 de novembro de 2019

Let’s go west! Celebrar a expansão americana para o Oeste


Ao ver a pequena cabina onde iríamos ter de estar completamente fechados durante 4 minutos, percebemos por que nos falavam de claustrofobia quando se referiam à viagem ao cimo dos 190 m do famoso arco de Saint Louis.
Porta de entrada da cabine


Felizmente, a visita foi muito suave. Já ao aterrarmos em Saint Louis vimos do ar, do avião, o Arco, a Porta de Saída para o Oeste. Quando o fomos visitar, estacionámos o carro a alguns quarteirões de distância e tivemos de atravessar o parque para chegar ao arco. É um passeio muito agradável pois o parque pertence à rede de Parques Nacionais – na realidade é o Parque Nacional americano mais pequeno em superfície! – e está mesmo junto ao Mississippi, este belo rio mítico americano.
Para se chegar às bilheteiras do Arco há que passar pela exposição que conta a história da cidade,  e que está na génese do monumento. Saint Louis teve um papel decisivo na expansão para Oeste dos Americanos. Na confluência de dois dos maiores rios dos EUA, o Mississippi e o Missouri, ambos navegáveis, a cidade foi o ponto fulcral nessa expansão. Os Americanos e os Europeus que viajavam para Oeste no século XIX à procura de terra barata, liberdade religiosa e política ou se instalavam em Saint Louis ou paravam aqui para retemperar forças. Com toda esta movimentação, Saint Louis era à época uma das cidades com maior diversidade e com crescimento mais rápido da nova nação.
A Guerra Civil, que cortou as passagens pelo rio, travou a expansão da cidade. No entanto, a 2ª Grande Guerra fez renascer o corrupio, pois era em Saint Louis que se cruzavam os soldados (e as famílias) que iam ou para a frente na Europa ou no Oriente.
Depois da guerra, foi crescendo a ideia de construir um monumento para marcasse a importância que a cidade teve no crescimento do país. Em 1947, foi lançado um concurso que foi ganho pelo arquiteto americano de origem finlandesa Eero Saarinen em parceria com engenheiro alemão Hannskarl Bandel: um arco de 190 metros de altura, representando "o espírito pioneiro dos homens e mulheres que venceram o Oeste e aqueles que no último instante se esforçam contra outras fronteiras".
A construção foi iniciada em 12 de fevereiro de 1963. Em 10 de junho de 1967, foi inaugurada uma das “pernas “e no ano seguinte a outra “perna”. O arco é o monumento mais alto nos EUA e o 2º mais alto do mundo (o 1º é a Torre Eiffel).
As pernas do arco são triângulos equiláteros cujos lados se vão estreitando desde 16 m nas bases até 5,2 m no alto. Cada muro consiste numa capa de aço inoxidável. O arco é oco. No interior esta instalado um sistema único de “elevador/comboio articulado” que leva os visitantes até um observatório na parte mais alta. O comboio é composto por 8 cabinas – as ditas cabinas que provocam crises de claustrofobia nalgumas pessoas - com capacidade de 5 pessoas cada. Ou seja, em cada viagem podem subir 40 pessoas, que assim não têm de subir a pé 1 076 degraus!
Parte das escadas
O arco é resistente a tremores de terra e está desenhado para balançar até 23 cm em qualquer direção, suportando ventos até 240 km/h. A estrutura pesa no total 38 898 toneladas, o que equivale a 7 700 elefantes!
Das 32 janelas (16 de cada lado) do observatório no cimo do arco tem-se uma visão completa - e fantástica – sobre a cidade e região.  Num dia claro, pode chegar a ver–se até 48 km. de distância!