Ao ver a
pequena cabina onde iríamos ter de estar completamente fechados durante 4
minutos, percebemos por que nos falavam de claustrofobia quando se referiam à
viagem ao cimo dos 190 m do famoso arco de Saint Louis.
Porta de entrada da cabine |
Felizmente, a
visita foi muito suave. Já ao aterrarmos em Saint Louis vimos do ar, do avião, o
Arco, a Porta de Saída para o Oeste. Quando o fomos visitar, estacionámos o
carro a alguns quarteirões de distância e tivemos de atravessar o parque para
chegar ao arco. É um passeio muito agradável pois o parque pertence à rede de
Parques Nacionais – na realidade é o Parque Nacional americano mais pequeno em
superfície! – e está mesmo junto ao Mississippi, este belo rio mítico americano.
Para se
chegar às bilheteiras do Arco há que passar pela exposição que conta a história
da cidade, e que está na génese do monumento.
Saint Louis teve um papel decisivo na expansão para Oeste dos Americanos. Na confluência
de dois dos maiores rios dos EUA, o Mississippi e o Missouri, ambos navegáveis,
a cidade foi o ponto fulcral nessa expansão. Os Americanos e os Europeus que
viajavam para Oeste no século XIX à procura de terra barata, liberdade
religiosa e política ou se instalavam em Saint Louis ou paravam aqui para retemperar
forças. Com toda esta movimentação, Saint Louis era à época uma das cidades com
maior diversidade e com crescimento mais rápido da nova nação.
A Guerra Civil,
que cortou as passagens pelo rio, travou a expansão da cidade. No entanto, a 2ª
Grande Guerra fez renascer o corrupio, pois era em Saint Louis que se cruzavam
os soldados (e as famílias) que iam ou para a frente na Europa ou no Oriente.
Depois
da guerra, foi crescendo a ideia de construir um monumento para marcasse a importância
que a cidade teve no crescimento do país. Em 1947, foi lançado um concurso que
foi ganho pelo arquiteto americano de origem
finlandesa Eero Saarinen em parceria com engenheiro alemão Hannskarl
Bandel: um arco de 190 metros de altura, representando
"o espírito pioneiro dos homens e mulheres que venceram o Oeste e aqueles
que no último instante se esforçam contra outras fronteiras".
A construção foi iniciada em 12 de fevereiro de 1963.
Em 10 de junho de 1967, foi inaugurada uma das “pernas “e no ano seguinte a
outra “perna”. O
arco é o monumento mais alto nos EUA e o 2º mais
alto do mundo (o 1º é a Torre Eiffel).
As pernas do arco são triângulos equiláteros cujos lados se vão estreitando desde 16 m nas bases até 5,2 m no
alto. Cada muro consiste numa capa de aço
inoxidável. O arco é oco. No interior esta instalado um sistema único
de “elevador/comboio articulado” que leva os visitantes até um observatório na parte
mais alta. O comboio é composto por 8 cabinas – as ditas cabinas que provocam
crises de claustrofobia nalgumas pessoas - com capacidade de 5 pessoas cada. Ou
seja, em cada viagem podem subir 40 pessoas, que assim não têm de subir a pé 1 076
degraus!
Parte das escadas |
O arco é resistente a tremores de
terra e está desenhado para balançar até 23 cm em qualquer direção, suportando
ventos até 240 km/h. A estrutura pesa no total 38 898 toneladas, o que
equivale a 7 700 elefantes!
Das 32 janelas (16 de cada lado) do observatório no cimo do arco tem-se uma visão
completa - e fantástica – sobre a cidade e região. Num dia claro, pode chegar a ver–se até 48 km. de
distância!