quinta-feira, 30 de julho de 2020

Da Senhora da Rocha a Armação de Pêra pelo cimo da falésia

Quando ouvimos falar da Senhora da Rocha pensamos de imediato em praia e também em culto católico por causa da capelinha que se eleva numa das falésias. No entanto, a Senhora da Rocha já foi local de culto de visigodos e muçulmanos - o que não nos admira pois a beleza envolvente é tão grande que só nos resta rezar e louvar a Deus ou a outra entidade divina. 

Capela de Nossa Senhora da Rocha

 Em tempos foi aqui construída uma fortaleza ladeada de fosso e ponte levadiça, pois esta grande rocha, atualmente já erodida pelo vento e pelo mar, oferecia as melhores condições para defesa das populações. O terramoto de 1755 destruiu os muros da fortaleza mas deixou intacta a capela , construída no século XVI. A capela, com nártex aberto ao exterior por arcada tripla assente em colunas com capitéis visigóticos dos séculos II e IV. No interior existe uma escultura de madeira de Nossa Senhora com o Menino. 


A capela serviu-nos de ponto de partida para um passeio sempre no cume da falésia até ao hotel Vila Lara, um passeio fantástico com paisagens belíssimas, mas que necessita de muita atenção por causa dos buracos e dos precipícios - é claro que gostaríamos de irmos até algumas das praias sem acesso por terra, mas não chegarmos lá todos partidos!

Praia Nova

 

Estando virados para o mar, temos à nossa direita a Praia Nova e à esquerda a Praia da Rocha. Começamos o passeio indo para a esquerda, em direção ao hotel Pestana Viking donde vimos - e até podemos descer - para a Praia da Ponta da Adega Este.

Conchas presas na grade da janela da capela
 

Seguindo sempre pelo cimo da falésia chegamos à Praia da Cova Redonda, para onde desce um pequeno trilho que nos permite mergulhar nas suas belas águas e assim refrescar um pouco.


Uma das praias sem acesso por terra
 

Não somos porém os únicos seres a naquele caminho. As gaivotas usam a falésia para nidificar e ao longo do passeio vemos diversos ninhos de gaivotas com pássaros bebés e mães gaivotas muito preocupadas com estas visitas inesperadas.

 

Da Praia da Cova Redonda subimos para o empreendimento do Hotel Vila Lara. Daí seguimos até Armação de Pêra, passando por praias maravilhosas, algumas com acesso por terra, outras sem, mas todas elas com maravilhosas formações rochosas quer na água quer na areia.



Ao fundo já se vê Armação de Pêra