Em 2005 Tim McEnery fundou o Cooper's Hawk Winery & Restaurants , uma cadeia de caves de vinho aliadas a restaurantes, ao constatar que as caves de vinho quase nunca tinham restaurantes.
Esta aventura começou em Orland Park, em Chicago, com um único enólogo e 11 variedades de vinho, feito no local, apoiado por um único e pequeno tanque de 974 galões (produzindo cerca de 350 garrafas).
Cada restaurante armazena e exibe barris de vinho Cooper's Hawk, onde passam pelo processo de envelhecimento de alguns meses a 18 meses. A Cooper's Hawk produz quase 60 vinhos diferentes e vende apenas os seus próprios vinhos nos seus 47 restaurantes, espalhadas por todos os EUA.
Continua sem possuir vinhas, preferindo comprar as uvas aos produtores em qualquer ponto do globo e fazer o seu próprio vinho.
Paralelamente ao vinho Cooper’s Hawk foi desenvolvendo a sua experiência gastronómica, criando uma cozinha americana de fusão com sabores de todo o mundo, usando ingredientes frescos sazonais. Cada prato da ementa vem sempre acompanhado da sugestão de vinho.
A nossa visita foi só restaurante Cooper’s Hawk de Town and Country, nos arredores de São Luís, no estado de Missouri. Logo à entrada, a loja e o balcão das provas de vinho.
A degustação de até 8 vinhos começa por um vinho espumante, seguido dos vinhos brancos, rosés e tintos, sempre do mais leve aos mais encorpados.
Após a degustação passa-se à sala das refeições ampla com uma bela vista para um lago artificial (mas infelizmente com as mesas muito em cima umas das outras).
Para petiscar , partilhámos a entremeada à moda asiática, preparada vom coentros, cebolinha, abacate e natas ácidas com triângulos de tortilha frita.
Começamos a refeição com um creme de lagosta, muito aveludado
Como prato principal não podíamos deixar de experimentar os famosos bifes, tendo escolhido o bife de porco marinado em chimichurri, costelas de porco (que aqui vêm sempre sem osso) com couve estaladiça e anéis de cebola, o trio de medalhões de vitela com queijo azul, parmesão e rábano e o filet mignon.
Terminámos com as não menos famosas trufas de chocolate branco recheadas com creme de morango.