terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Papa já tem direito a um circuito em Buenos Aires

Diana Ayres do Instituto de Promoção Turística da Argentina falava em Lisboa dos vários passeios que se podiam dar em Buenos Aires. A Casa Rosada, Caminito, La Boca e… o Papa! Logo este Papa que é tão simples e humilde já serve para o comércio. Os operadores turísticos argentinos não perderam tempo em aproveitar o facto do Papa ser de Buenos Aires para logo criar um passeio a pé a que deram o nome de “Passeio papal”. E neste passeio pode ver-se onde Jorge Bergoglio, antes de ser Papa, ia beber o café, comprava o jornal, engraxava os sapatos—enfim, um circuito que leva os turistas por vários locais da cidade que foram importantes na vida do Sumo Pontífice.
O circuito é recomendado para pessoas qualquer religião, já que também é uma oportunidade para visitar bairros de Buenos Aires totalmente desconhecidos pelos turistas como Flores, Monte Castro, Villa Devoto e Agronomia.  
O circuito, grátis, é para pessoas qualquer religião, já que também é uma oportunidade para visitar bairros de Buenos Aires totalmente desconhecidos pelos turistas como Flores, Monte Castro, Villa Devoto e Agronomia. E o melhor de tudo, é grátis! 



Organizado por um operador turístico argentino, vieram a Portugal, uma mão cheia de empresas argentinas que oferecer serviços turísticos, para apresentarem o que a Argentina tem de melhor aos agentes de viagem portugueses.
Buenos Aires, a capital, além do circuito papal, tem muito para ver. É uma cidade descontraída, com grande laissez faire, sem stress, com grande sensibilidade para arte e design, com ruas simpáticas muito arvoradas, com esplanadas nos passeios convidando a parar um pouco e a ali ficar a dar uns dedos de conversa e bebendo um copo de vinho. Ou somente a desfrutar a leitura dum jornal.
Mas um país com 3800 km2 de superfície tem  muito mais para mostrar do que somente a sua capital. A Argentina é um país feito de grandes naturezas. E de uma grande diversidade de paisagens.
Bariloche, por exemplo, uma cidade perto da cordilheira dos Andes e em plena região dos lagos, foi designada pela Assembleia Nacional argentina como a Capital do Turismo de Aventura e…, ah, doçura, a Capital do Chocolate. É que não há ninguém que vá a Bariloche e não traga de lá chocolate  como recordação.
Mendonza é a Capital do vinho Malbec.
O fim do mundo fica na Terra do Fogo. De Ushuaia partem pequenos cruzeiros de 3 ou 4 noites que levam os viajantes à descoberta dos fiordes argentinos. 
Perto de El Calafate podem ver-se os maiores glaciares do mundo: o Perito Moreno, o único glaciar do mundo que ainda continua a crescer, o  Spegazzini, o mais alto com os seus 135 metros de altura, e o Upsala, com 600 km2 de superfície.  E claro que aqui temos o Glaciarum, o museu do gelo.
Pinguins, baleias, lobos, golfinhos—todos estes animais se podem ver, um pouco por toda a costa argentina. Mas em Punta Tombo, esperam-nos 1 milhão de pinguins magalhães!
O passado histórico deixou marcas por todo o país. Por exemplo, na Cova das Mãos, uma caverna na província de Santa Cruz, podem ver-se pinturas de 800 (!) mãos , em positivo e negativo, feitas por indígenas locais  há 9000 anos.
Os incas chegaram à Argentina e em Salta podem ver-se as múmias incas ainda em perfeito estado de conservação.
Mas para quem prefere a natureza selvagem, tem El Chaltén, a Capital do Trekking. Ou  o Parque Nacional Talampaya com formações rochosas que lembram paisagens lunares.
Enfim, Argentina, um país com um grande diversidade, com inúmeros parques nacionais, muitos locais declarados Património da Humanidade e… o tango. Um país a não perder.