terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Pousada do Porto homenageia Auguste Escoffier

Menu especial recria receitas do “rei dos chefs”

De 16 a 22 de Fevereiro a Pousada do Porto viaja no tempo e apresenta um menu especial dedicado a homenagear Auguste Escoffier, chef francês do início do século XX que ficou conhecido como “rei dos Chefs e Chef dos Reis”.

Durante uma semana será possível aliar a oportunidade de jantar no ambiente palaciano de um monumento nacional à experiência única de degustar um menu que é um verdadeiro monumento da gastronomia mundial. De acordo com Pedro Serra, gestor da Pousada, “com este menu assinalamos a grande contribuição de Georges Auguste Escoffier para a indústria culinária internacional. Este é um menu que interpreta diversas criações deste grande gastrónomo”.

Georges Auguste Escoffier foi o chef, restaurateur e escritor grancês que revolucionou a culinária francesa. Expoente máximo do desenvolvimento da moderna Cuisine Française, é conhecido por ter sublimado e modernizado a gastronomia do país. Assinou e registrou milhares de receitas emblemáticas. Mas mais do que isso, elevou a profissão de chef a arte instroduzindo-lhe uma disciplina que até então não existia.

 O “Auguste Escoffier Honneur Menu” é composto de três pratos – Entrada, Prato Principal e Sobremesa – todos pratos marcantes da história da gastronomia e da carreira deste chef. Assim, a entrée é composta por um Consommé Poule-au-Pot, entrada que fez parte do menu do Savoy Hotel em 1895 e ilustra a singularidade de Escoffier em criar menus feitos à medida dos clientes. O plat principale, Tournedós Rossini, é um prato de carne criado em honra do compositor italiano e chef amador Gioacchino Rossini, e le dessert, Pêche Melba, é uma sobremesa criada por Scoffier, inspirada na interpretação da cantora australiada Nellie Melba da ópera Lohengrin.

O regresso ao passado de luxo pode ser feito todos os dias, de 16 a 22 de Fevereiro, a partir de 45€ por pessoa, no restaurante da Pousada do Porto.