É comum sermos saudados nas receções dos hotéis
ao fazer o check-in com um cocktail de fruta ou mesmo com um copo de uma bebida
especial. Nos hotéis Double Tree by Hilton os clientes têm à sua espera um
delicioso biscoito de chocolate e nozes, quentinha. Na selva urbana das metrópoles,
onde os hotéis para clientes de negócio são mais ou menos iguais, são os pormenores
que fazem a diferença. Como nos referiu Marta Delgado, coordenadora de
marketing do hotel DoubleTree by
Hilton Lisbon - Fontana Park em Lisboa, “desde 1985, a DoubleTree by Hilton
oferece um reconfortante biscoito quente com pepitas de chocolate a cada hóspede
no momento do check-in como uma pequena expressão de boas-vindas e
agradecimento”.
Situado no Saldanha, este é um
hotel de design que dá resposta a quem procura alojamento no coração de Lisboa.
Este investimento irá dar continuidade ao projeto existente. Com uma oferta de
139 quartos, o hotel mantém grande parte da sua traça original, nomeadamente
vários elementos que prestam homenagem às anteriores funções do edifício
enquanto pequena fábrica de ferro e um pátio interior ao ar livre, onde se pode
encontrar uma cascata.
O Engenheiro Joaquim Justino comprou em 2007 uma
antiga fábrica de estruturas de ferro perto do Saldanha em Lisboa, construída
em 1907 e já desativada, para a construção de um hotel design – aliás o primeiro
hotel design de Lisboa. O projeto de arquitetura foi entregue a Francisco Aires
Mateus e a decoração ao Atelier de Design de e Decoração de Interiores Nini
Andrade Silva que deu primazia à geometria aliada a três cores principais:
preto, branco e cinzento. O hotel Fontana Park abriu então as suas portas em
2008.
Foyer |
Em 2013 o Fontana Park é entregue à Hilton,
ficando incorporado na Double Tree by Hilton, uma marca de hotéis urbanos
essencialmente para clientes de negócios.
O DoubleTree by Hilton Lisbon - Fontana Park
destaca-se pelo seu design interior e é o local ideal para conhecer a histórica
capital portuguesa em grande estilo. Com uma oferta de 139 quartos, o hotel
mantém grande parte da sua traça original, nomeadamente a fachada e os pilares da
receção. Muito bem incorporado é o pátio interior ao ar livre com uma cascata,
bambu e árvores secas, num ambiente intimista e que convida a relaxar da corrida
do dia a dia.
A preocupação ambiental e social é grande. A gestão energética é computorizada e feita centralmente, garantindo assim um consumo de energia controlado de modo eficaz. As torneiras usam tecnologia especial para poupar água e os produtos químicos utilizados são biodegradáveis.
Deluxe room |
Os quartos básicos, guest rooms, situam-se no 1º e no 2º andar, os deluxe rooms do 3º ao 6º andar virados para a frente para o Mercado 31 de Janeiro, superior rooms, 3º ao 6º andar virados para trás com uma pequena varanda. No 7º andar encontram-se os quartos deluxe with terrace, alguns dos quais com terraço privado de 8 m2, uma máquina de café expresso e uma banheira com cromoterapia.
Quarto deluxe com pátio e banheira com cromoterapia |
A coroa do
hotel é a suite, de 40 m2, e que é composta por quarto, sala e um
terraço de 17 m2. A assinatura da Experiência de Sono Sweet Dreams by DoubleTree oferece um colchão com design personalizado, uma ampla oferta de
almofadas confortáveis e roupas de cama luxuosas ... tudo finalizado com a
acolhedora almofada bordada DoubleTree by Hilton com assinatura Sweet Dreams.
O hotel dispõe de wi-fi gratuito nas zonas
públicas, um ginásio aberto 24 horas por dia e menu de almofadas.
Durante a estadia no hotel, os hóspedes podem
desfrutar da cozinha tradicional portuguesa no restaurante Saldanha Mar – um espaço
totalmente branco que contrasta com o preto do resto do hotel-, liderado pela
chef Paula Carção, deliciar-se com fantástico sushi no restaurante Bonsai preparado
pelo sushiman nepalês Suman Adhikari ou experimentar o descontraído Fontana Bar
& Lounge, com sofás de bambu que nos levam a paragens
mais longínquas.
Em 1919, Conrad Hilton abriu o seu primeiro hotel nos Estados Unidos, no Texas . Em 1946 nasceu a Hilton Hotels Corporation nos
Estados Unidos e vinte anos mais tarde, em 1969 foi inaugurado o primeiro
DoubleTree by Hilton no estado de Arizona, nos EUA, existindo atualmente 300
unidades hoteleiras desta marca em 24 países em cinco continentes. A coleção de
hotéis DoubleTree by Hilton com gama completa de serviços expandiu-se
rapidamente em cidades porta de entrada que vão de Chicago a Londres e de
Pequim a Boston. Estas unidades oferecem alojamento de luxo único e atual e
disponibilizam instalações com serviços completos, incluindo restaurantes e lounges, serviço de quartos, health clubs, business centres e espaços para reuniões e banquetes.
CARE – para cuidar da natureza e das pessoas
Enquanto membro da cadeia de hotéis Hilton
Worldwide, a DoubleTree by Hilton integra o legado de Conrad Hilton e a sua
visão de "encher a terra com a luz e o calor da hospitalidade". A
Cultura CARE (de cuidado) da DoubleTree by Hilton é a forma única de continuar
este legado, dando esta coleção de hotéis de luxo, com uma gama completa de
serviços, uma vantagem competitiva exclusiva. Ao incentivar os membros da equipa,
em todos os níveis do negócio, para criarem uma experiência gratificante para
os seus hóspedes e as suas comunidades, estes prestam orgulhosamente os seus
serviços e servem o objetivo fundamental da Cultura CARE que consiste em
construir fidelidade à marca inspirando os membros da equipa a proporcionar as comodidades
especiais e atos de cortesia que trazem a humanidade de volta à experiência da
hotelaria.
A preocupação com a comunidade é grande. Os
funcionários são incentivados a desenvolverem as suas vertentes de
solidariedade. Por exemplo, no ano passado um grupo de funcionários do DoubleTree
by Hilton Lisbon - Fontana Park foi limpar a mata de Monsanto. No início de
dezembro deste ano organizaram um jantar de apoio ao Coração Amarelo, uma IPSS - Instituição Particular de Solidariedade
Social, fundada em 2000 por um grupo de sete amigas sensíveis aos problemas
sociais, que viriam a centrar a sua atenção no combate à solidão dos mais
idosos.
O programa DoubleTree by Hilton Teaching Kids
to CARE® (ensinar as crianças a cuidar) é um dos mais aclamados
programas de sensibilização da comunidade no setor do turismo. Desde 2002, o
programa ensinou mais de 5 milhões de crianças em idade escolar a importância
de se preocuparem com a sua comunidade e recebeu mais de 40 prémios locais,
regionais e mundiais.