quinta-feira, 29 de março de 2018

Castelo do Queijo no Porto


Estávamos no Porto e resolvemos descer a pé a Avenida Boavista até à Foz.
O passeio de quase 5 km faz-se muito bem e podemos ir admirando as vivendas que se encontram ao longo da avenida.
Por fim chegámos ao Castelo do Queijo que na realidade se chama CASTELO DE S. FRANCISCO XAVIER DO QUEIJO. Segundo consta no sítio onde foi edificado havia uma enorme pedra de forma arredondada, semelhante a um queijo – daí o nome.

É um pequeno forte, diretamente junto ao mar, maciço. A entrada está decorada com o escudo de armas portuguesas. Do fosso original só resta uma parte e nada já existe da ponte levadiça que lhe dava acesso. Foi construído a expensas da cidade do Porto durante a guerra da Restauração possivelmente, pelos anos de 1661 ou 1662.

Durante o famoso cerco do Porto esteve ocupado pelas forças miguelistas, apesar do bombardeamento insistente das baterias da luz e dos navios liberais. Depois da jornada de Lordelo foi abandonado e saqueado sendo em 1839 entregue à guarda da companhia de Veteranos. Em 1846, durante a Revolta da Maria da Fonte (podia agora cantar-te a canção da Maria da Fonte….) e tendo sido ocupado pelas tropas da Junta do Porto, foi alvejado pela fragata Iris, fiel ao governo de D. Maria II. Em 1890, ficou entregue à Guarda-Fiscal que lá permaneceu até 1910. Em 1949 foi cedido ao Núcleo da Brigada Naval da Legião Portuguesa do Porto que ali esteve instalado até ao 25 de Abril. Atualmente encontra-se à guarda da Associação de Comandos. Um dos Comandos ocupou uma das salas para fazer uma exposição/venda das obras de arte da mulher, do filho e da filha.