segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Lufthansa Technik investe milhões em nova localização no nosso país

 



A nova fábrica da Lufthansa Technik em Portugal 

Com a construção de uma nova unidade a cerca de 35 quilómetros a sul do Porto, a Lufthansa Technik vai continuar a crescer de acordo com a sua estratégia empresarial e expandir significativamente as suas capacidades de reparação de peças de motores e componentes de aviões. A futura fábrica da Lufthansa Technik Portugal deverá estar concluída até ao final de 2027 e estará equipada com as tecnologias mais recentes no sector MRO (manutenção, reparação e revisão). A empresa criará mais de 700 novos postos de trabalho. As candidaturas vão abrir já no próximo ano. A Lufthansa Technik adquiriu recentemente um terreno de 230 000 metros2 no parque industrial Lusopark, em Santa Maria da Feira, e celebrou a assinatura do contrato de compra e venda com representantes da política e do mundo dos negócios em Portugal.

“O dia de hoje marca o início de um novo capítulo para a Lufthansa Technik: pela primeira vez na história da empresa, estamos a construir e a abrir as nossas próprias instalações em Portugal. Estamos muito satisfeitos por estarmos a ser recebidos de braços abertos aqui em Santa Maria da Feira”, afirmou Harald Gloy, Chief Operating Officer da Lufthansa Technik. “A Lufthansa Technik tem objectivos de crescimento ambiciosos e queremos continuar a expandir a nossa posição de liderança como líder de mercado global no setor MRO no futuro. É por isso que já estamos a começar a ampliar as nossas capacidades, acrescentando localizações estrategicamente importantes à nossa rede global e garantindo assim que podemos continuar a satisfazer, no futuro, as expetativas dos nossos mais de 800 clientes internacionais da melhor forma possível.”

(Esq. para dir) Ricardo Arroja, Harald Gloy e Amadeu Albergaria


As equipas da Lufthansa Technik trabalharam durante vários meses com apoio externo para encontrar a localização ideal para este investimento de vários milhões de euros. “Estamos convencidos de que encontrámos o local ideal em Santa Maria da Feira. Algo realmente grande será criado aqui - para a região, para a Lufthansa Technik e para os nossos colaboradores e clientes. Este investimento é também um sinal do empenhamento do Grupo Lufthansa em Portugal“, continuou Harald Gloy. A cooperação com o governo português, representado pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), e com a câmara municipal de Santa Maria da Feira foi particularmente profícua - ambas as instituições deram um grande apoio à Lufthansa Technik num processo muito intenso.

O Ministro da Economia, Pedro Reis, reconheceu a importância do projeto para o país. “Este investimento significativo da Lufthansa Technik em Portugal, que irá criar mais de 700 postos de trabalho, é muito bem-vindo. É mais um passo para a reindustrialização do nosso país e representa a confiança nas nossas infra-estruturas e na nossa mão de obra, especialmente nos nossos engenheiros altamente qualificados do setor da aviação. Mostra também que estamos no bom caminho para atrair investimento estrangeiro que ajudará a impulsionar a economia portuguesa”, afirmou Pedro Reis. “Portugal e a Alemanha, em conjunto, através de projectos estratégicos e alianças como esta, podem ajudar a Europa a acelerar o seu crescimento sustentável rumo a um futuro brilhante para as nossas economias e empresas.”

Ricardo Arroja, Presidente e Diretor Executivo da AICEP, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com a decisão da Lufthansa Technik de instalar uma unidade de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Portugal. A Lufthansa Technik é um líder mundial no setor aeroespacial. A indústria aeroespacial está a crescer em Portugal, uma vez que cada vez mais empresas de alto calibre se estão a instalar aqui, assegurando um ciclo de produção completo, desde o desenvolvimento à produção e à manutenção. A capacidade e o conhecimento especializado que a Lufthansa Technik está a trazer para Portugal com as suas novas instalações irão aumentar a competitividade do nosso país no setor aeroespacial na Europa e ajudar a fortalecer este grupo. A AICEP continuará a apoiar a Lufthansa Technik nas diferentes fases do projeto para que esta cooperação seja um êxito para todas as partes envolvidas. Bem-vinda, Lufthansa Technik!”

“É com grande satisfação que recebemos a Lufthansa Technik no concelho de Santa Maria da Feira”, afirmou Amadeu Albergaria, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. “Este investimento é também um compromisso com o futuro da região e do país, criando emprego especializado, reforçando a comunidade económica e acrescentando valor. Continuamos disponíveis para acompanhar de perto este projeto de grande dimensão, pois estamos convictos de que será um motor de desenvolvimento económico e social para a nossa região.”

 

A procura de trabalhadores em Portugal vai começar em breve

Por Portugal ser membro da seio da União Europeia e ter um quadro político estável foram critérios importantes na escolha da localização. Igualmente decisivos: as boas infra-estruturas e, sobretudo, o mercado de trabalho atrativo. A Lufthansa Technik irá construir um centro de formação em Santa Maria da Feira já no próximo ano para formar os futuros colaboradores da Lufthansa Technik Portugal, para que a produção possa começar assim que as novas instalações de 54 000 metros quadrados estiverem concluídas. Os primeiros postos de trabalho para a nova localização serão anunciados online nas próximas semanas e incluem mecânicos, técnicos de eletrónica, engenheiros, gestores de processos e de recursos humanos (de todos os sexos, claro). Mais informações estarão disponíveis oportunamente no sítio Web da Lufthansa Technik Portugal e no LinkedIn. A transferência da propriedade do imóvel em Santa Maria da Feira está ainda sujeita a alguns condicionalismos, tais como aprovações por parte da autarquia.



O Grupo Lufthansa Technik AG é um dos principais fornecedores mundiais de serviços técnicos para aviação. Certificada internacionalmente como organização de manutenção, produção e design, a empresa emprega mais de 24 000 pessoas em dezenas de locais em todo o mundo. A Lufthansa Technik oferece uma gama completa de serviços para aviões comerciais, VIP e de missões especiais, que inclui manutenção, reparação, inspeção e modificação de estruturas, motores, componentes e trens de aterragem, bem como o fabrico de produtos inovadores para a cabina e apoio digital à frota.