quinta-feira, 20 de março de 2014

MSC Cruzeiros e a STX France assinam carta de intenções para protótipo de dois navios de cruzeiro‏

A MSC Cruzeiros assinou hoje com a STX France uma carta de intenções para a construção de dois novos navios de cruzeiro, com opção de mais dois. Os dois navios virão juntar-se à frota da MSC Cruzeiros, que conta actualmente com 12 navios, todos construídos nos estaleiros de Saint-Nazaire. A assinatura teve lugar no Hôtel de L’Industrieem Paris e contou com a presença de Gianluigi Aponte, Presidente do grupo MSCLaurent Castaing, Director Geral da STX France e Pierre MoscoviciMinistro Francês das Finanças e EconomiaPierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises e Gianni Onorato, CEO da companhia, também compareceram. 
"Crescimento e desenvolvimento sempre foram as características que têm definido a MSC desde o início da nossa jornada no mundo dos cruzeiros. O lançamento deste protótipo e a construção dos dois novos navios vêm confirmar o nosso compromisso com o crescimento e para um maior desenvolvimento. A MSC Cruzeiros irá expandir sua capacidade em 31%vamos enriquecer incrivelmente a nossa oferta a bordo e vamos ampliar os nossos horizontes para garantir que conseguimos satisfazer a crescente procura mundial, em todas as regiões", afirmou o Presidente Executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago"Uma vez mais, a nossa parceria de longa data com o estaleiro STX provou ser a chave para estes planos." 
“Estamos verdadeiramente orgulhosos por construir esta nova geração de navios para a MSC Cruzeiros, um parceiro de longa data muito estimado por nós. Investimos imenso em R & D e design para nos certificarmos que o novo navio bandeira da MSC Cruzeiros será verdadeiramente incomparável. A última negociação comercial foi particularmente desafiante, à luz do contexto competitivo global de hoje em dia, na indústria da construção naval. Gostaria ainda de salientar que o competitivo acordo assinado com os sindicatos foi decisivo para alcançar a assinatura desta carta de intenções”, declarou Laurent Castaing, Director Geral da STX France. 
As duas unidades deverão estar prontas para ser entregues, respectivamente em 2017 e 2019. Os navios terão 315 metros de comprimento e 43 metros de largura, 167.600 toneladas de arqueação bruta, apresentando 2.250 camarotes para passageiros e cerca de 820 camarotes para a tripulação, o que representa uma capacidade para 5.700 passageiros e 1.536 tripulantes, no total.
 “O novo protótipo será o maior navio de cruzeiro alguma vez construído por uma companhia europeia, e o mais versátil e flexível do mundo: não só fará escala na maioria dos portos e destinos do planeta, como terá também extraordinárias características que farão dele a escolha perfeita, no Verão e no Inverno. Os dois novos navios vêm reafirmar a dedicação da MSC Cruzeiros relativamente a ilustres e genuínos restaurantes, aliados a um entretenimento extraordinário com novos espaços panorâmicos, um teatro ainda maior e um espetacular parque de diversões ligado a um parque aquático ao ar livre, bem como um “promenade” interior de dois decks”, explicou Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises. 
Entre as novas características dos navios, haverá também camarotes especialmente concebidos para famílias, uma zona alargada no MSC Yacht Club, o clube privado inteiramente auto-suficiente situado na prestigiada parte dianteira dos decks, que será agora complementado com um enorme solário, um restaurante e sala lounge privada e suites duplex. 
Este novo protótipo é o resultado de um longo processo de desenvolvimento realizado no âmbito do programa da STX ECORIZON ®, que tem como objectivo acriação de uma nova geração de navios mais limposmais eficientes e mais tecnológicos. Estes terão, assim, emissão de água livre, enquanto o seu hull e sistema de propulsão será optimizado para uma eficiência energética. A instalação de purificadores permitirá que os fumos sejam neutralizados e as emissões de CO2 estarão de acordo com as mais recentes evoluções dos regulamentos marítimos internacionais. 
O contrato vale 16 milhões de horas de trabalho para a STX France e os seus subcontratados, 9 milhões para o protótipo e 7 milhões para a segunda unidade. O início da construção está previsto para a Primavera de 2015. 
O contrato será vinculativo quando o pacote financeiro for garantido.
A MSC Cruzeiros é líder mundial de mercado no Mediterrâneo, África o Sul e Brasil e opera em todo o mundo. A MSC Cruzeiros navega durante todo o ano no Mediterrâneo e Caraíbas e oferece uma vasta gama de itinerários no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, nas Antilhas Francesas, América do Sul, África do Sul, Ilhas Canárias e Emirados Árabes Unidos.
A sua moderna frota é composta por doze navios: da Classe Fantasia, o MSC Preziosa, o MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia; da Classe Música, o MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Orchestra e MSC Musica; da Classe Lirica, o MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera e MSC Lirica. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prémio “7 Golden Pearls” (7 Pérolas Douradas), atribuída pelo Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gestão de qualidade e protecção ambiental. A organização recebeu também a certificação ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança alimentar em todos os aspectos de catering, tanto em terra como a bordo. A MSC Cruzeiros acredita que a liderança global traz uma responsabilidade acrescida nos ambientes físicos e humanos dos países em que opera. Assim, estabeleceu em 2009 uma parceria com a UNICEF destinada a fundar um projecto comunitário que garante uma educação de qualidade a crianças desfavorecidas no Brasil, para a qual já angariou quase 3 milhões de euros. A parceria foi renovada no início de 2014, desta vez para apoiar os esforços da UNICEF no combate à fome e desnutrição infantil nos países em vias de desenvolvimento e em situações de emergência.


A STX France SA integra a STX Europe AS, um grupo internacional de construção naval que visa ser o principal construtor de navios de cruzeiro, ferries e outras embarcações especializadas.
Com os seus 2.500 funcionários, entre os quais 500 engenheiros, um escritório de design com 600 pessoas e tecnologia de ponta, STX France projecta e constrói os maiores e mais complexos equipamentos flutuantes do mundo. www.stxfrance.com