domingo, 23 de março de 2014

Wollanton Hall, Nottingham

Wollanton Hall é uma fantástica mansão inglesa em Nottingham, cujo hall de entrada serviu de cenário a um filme do Batman.

Wollaton Hall foi construído entre 1580 e 1588 por Sir Francis Willoughby em estilo isabelino com alguns elementos de jacobinos. Diz-me que o desenho da mansão terá tido origem nos desenhos de  Serlios (no livro III dos seus cinco livros da arquitetura) da  Villa Poggio Reale, perto de Nápoles, de Giuliano da Majanos do final do século XV. Mas há também quem defenda, como por exemplo, o historiador de arquitetura Mark Girouard, que o projeto se baseia no templo de Salomão de Jerusalém, reconstruído por Nikolaus de Lyras e descrito por Josephuss, com uma inspiração mais direta, duma mansão do século de XVI da Cornualha. Diz-se igualmente que a pedra para o edifício foi paga com carvão das fossas de Wollaton.

Nos registos de Cassandra Willoughby, Duquesa de Chandos, de 1702, sabe-se que algumas das estátuas foram trazidas da Itália.

O edifício consiste de um hall central elevado, rodeado por quatro torres. Infelizmente, um incêndio destruiu grande parte da decoração interior original, tendo sido remodelado no século XIX.

No hall central interior sobressai um enorme órgão de tubos do final do século XVII, o mais antigo do condado de Nottingham, ainda é fundido à mão.

Entre as várias histórias de Wollanton Hall, duas se destacam: a do banho diário que a família tomava, um hábito raro nesse tempo, e as filmagens de algumas cenas do filme Batman “The dark knight” em 2011.