segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dormir na casa do rei - O Grande Real Villa Itália em Cascais

Corriam os atribulados anos 40 do século XX. A 9 de Maio de 1946, e numa última tentativa de salvar a monarquia  italiana, Humberto II  tornou-se Rei de Itália, após a abdicação de seu pai, Víttorio Emanuele III,  que nunca se opôs à ditadura de Mussolini.
Humberto II  reinou apenas durante um mês. A 2 de Junho os italianos pronunciaram-se, em referendo pela instauração da República. Em simultâneo, a mulher, a Princesa Maria José, filha do Rei Alberto I da Bélgica,  e os quatro filhos, Maria Pia, Vittorio Emanuel, Maria Gabriella e Beatrice, viajam para Portugal e o Rei fica em Itália a aguardar a decisão final do conselho de Ministros, que chegou dia 12 de Junho.
Rei Humberto II de Itália com a família
Humberto II foi obrigado a passar todos os seus poderes para o presidente do Conselho, partindo para o exílio no dia seguinte, sem nunca ter abdicado do trono. 
Ao chegar a Portugal instalou-se numa casa da marquesa Olga de Cadaval em Colares. Mudou-se algum tempo depois para Cascais para a casa do Conde de Montereal. Mais tarde, a família Pinto Basto disponibilizou à família real italiana a sua residência de Cascais - atual Villa D’Este do complexo do Grande Real Villa Itália  - para que aí se instalassem.
No início dos anos 60 do século XX, um grupo de monárquicos fiéis financiou a construção de uma casa para o rei, a “Villa Itália”, que atualmente também faz parte do complexo do Grande Real Villa Itália, num terreno de dois mil metros quadrados, frente à Boca do Inferno e a imponente vista para a baía de Cascais.
Vista aérea do Grande Real Villa Itália

Algumas décadas mais tarde, o empresário João Bernardino Gomes funda o grupo hoteleiro português Hotéis Real, abrindo a sua primeira unidade no centro de Lisboa e sonhando em transformar a residência do rei Humberto II em Cascais num hotel de luxo — e em dia, ir para lá morar.
O destino não o deixou concretizar o sonho de ir viver para a Villa Itália,  pois morreria em 2006, quando o hotel já estava a ser construído. Em 2007, foi inaugurado com toda a pompa e circunstância o Grande Real Villa Itália, em Cascais.
Graças à sua fantástica localização, o hotel tem tido taxas de ocupação estáveis ao longo dos anos — e ao longo do ano. Durante o verão, é muito procurado por famílias e por viajantes individuais, enquanto que no inverno é um dos destinos preferidos para congressos e incentivos.
O Grande Real Villa Itália Hotel & Spa tem 124 quartos, dos quais três são pent-houses e 18 suites.
As penthouses, a coroa da jóia, caracterizam-se por uma marcante sinergia entre uma decoração clássica e contemporânea, e elementos que nos remetem para outras culturas, exibindo o seu esplendor na sua amplidão.
Por exemplo, a Majestic Suite, com vista para o mar e terraço com mini-piscina aquecida com jacuzzi, tem uma área de 164m2. É composta por um quarto duplo, um quarto twin,  casas de banho, sendo uma equipada com duche e banheira,  jacuzzi interior, e com produtos de higiene e bem-estar Castelbel, sala de estar e sala de jantar.

O Grande Real Villa Itália é um dos dois hotéis do grupo com uma área de spa, dedicada ao bem estar físico. Com mais de 1000 m2, um ambiente relaxante, inspirado nas termas romanas e em perfeita harmonia com a natureza, é o refúgio perfeito para viver uma experiência única de saúde e bem-estar, com dez salas de tratamentos e um circuito de talassoterapia.
O bem estar gastronómico faz parte da preocupação dos gerentes do hotel. O  Grande Real Villa Itália tem três restaurantes e dois bares, um dos quais de apoio à piscina.
Em julho, o restaurante Belvedere alterou a sua filosofia para se transformar num restaurante de cozinha tradicional italiana, com um serviço requintado próprio de um hotel de cinco estrelas mas com preços acessíveis.

Restaurante Belvedere
Dos cinco antipasti freddi, salientamos o carpaccio di manzo com rucola e parmeggiano (carpaccio de vitela) e dos igualmente cinco antipasti caldi, o cozze com porri e panna (polvo com alho francês e natas). A ementa  dá relevo aos risotti e às pastas frescas com oito propostas. Dos pratos de carne realçamos o rosbife.


Azeitonas

Picado de tomate

Couvert: Picado de tomate, manteiga de cogumelos e manteiga de mangericão, azeitonas


Polvo com polenta

Tiramisù







http://www.realhotelsgroup.com/pt#.VhPP6exVhHw