terça-feira, 4 de abril de 2017

A Cockburn’s Declara o Porto Vintage 2015 Bicentenário 1815 - 2015

A Cockburn’s anuncia a declaração do Porto Vintage de 2015. Este é o segundo Porto Vintage Cockburn’s produzido pela família Symington desde que adquiriu a histórica casa em 2010, tendo tomado posse das vinhas e dos armazéns em 2006.
No século XIX e até meados do século XX, a Cockburn’s destacava-se como produtora de Portos Vintage de referência, atingindo os preços mais elevados em leilões e encabeçando as listas de preços das melhores garrafeiras.
Desde 2010, os Symington empenharam-se na recuperação da reputação da Cockburn’s. A família organizou duas provas de pesquisa com críticos nacionais e internacionais, uma no Porto, em Setembro de 2012 — na qual se provaram Vintages desde o 1896 — e outra em Londres, em 2015 que revisitou os Vintages Cockburn’s desde 1863. Estas extraordinárias provas foram fundamentais para descobrir o estilo que tornara a Cockburn’s tão respeitada e admirada. Nas duas ocasiões, o Cockburn’s 1908 foi considerado um dos melhores Portos Vintage de sempre e o Douro Superior como berço dos seus melhores vinhos.
A par das referidas provas, a família Symington introduziu significativas melhorias nas vinhas da Cockburn’s, na Quinta dos Canais e de Vale Coelho, ambas no Douro Superior.
Os efeitos refletiram-se no Cockburn’s Porto Vintage 2011, que obteve pontuações extraordinárias: Wine Spectator (97 pontos), Wine Enthusiast (97 pontos), James Suckling (98 pontos — segunda nota mais alta deste crítico) e Jancis Robinson (18.5/20). Neil Martin, no “eRobertParker”escreveu: “Definição maravilhosa...relembra os clássicos de outrora.
A Cockburn’s está de volta”.

O ano vitícola de 2015 foi muito seco, com cerca de um terço de chuva abaixo da média. Julho e agosto foram relativamente menos quentes. A tentação era vindimar cedo, após tão prolongado período de seca, mas as uvas não estavam maduras. A chuva caiu nos dias 15 e 16 de setembro e as melhores uvas foram vindimadas na Quinta dos Canais e na Quinta do Vale Coelho, entre os dias 21 de setembro e 4 de outubro. Nestes 13 dias, produziram-se os melhores Portos no Douro Superior.
As produções no Douro são sempre baixas e foram-no ainda mais em 2015, com apenas
1,01 Kg/videira nos Canais e uma média de exatamente 1 Kg/videira no Vale Coelho.
O Cockburn’s 2015 é de extraordinária qualidade e foi vinificado integralmente em lagares na pequena adega da Senhora da Ribeira, muito próxima dos Canais e de Vale Coelho.

Produção
3,500 caixas (2x6x75cl)
660 Magnas (1,5 L)
99 Magnas-duplas (3 L)
50 ‘Imperiais’ (6 L)

Os Symington são produtores de Vinho do Porto há cinco gerações desde 1882, mas o seu envolvimento no Vinho do Porto remonta a 1652; atravessa catorze gerações por via da sua bisavó Beatriz Leitão de Carvalhosa Atkinson. A empresa familiar é um dos principais produtores de Portos de categorias especiais e a principal proprietária de vinhas no vale do Douro, com mais de 1 000 hectares distribuídos por 27 Quintas, estando estas entre as melhores propriedades da região. Para mais informações sobre Symington Family Estates, visite www.symington.com

Fundada há 200 anos, a Cockburn’s continua a produzir o Vinho do Porto Reserva nº 1 a nível mundial e faz hoje parte da Symington Family Estates, empresa líder na produção de Vinho do Porto premium. A tradição de inovar que caracteriza a Cockburn’s levou a empresa a criar em 1969 uma nova categoria de Vinho do Porto - o Porto Reserva - que rapidamente se tornou fundamental para o sucesso do Vinho do Porto e da região do Douro ao longo das décadas seguintes. Desde que adquiriu a casa, a Família Symington analisou cada aspecto do processo de produção e envelhecimento dos Vinhos do Porto Cockburn’s, implementando importantes melhorias em todos os vinhos da gama. O recente sucesso da Cockburn’s nos concursos internacionais de vinhos é um claro indicador desta incessante busca pela qualidade.