terça-feira, 13 de junho de 2017

As ovelhas sobem à serra em festa no dia 1 de julho

Pastores da serra da Estrela preparam a subida dos rebanhos, uma prática secular que se mantém viva em Seia.

A transumância ainda se pratica em Seia, com a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à serra da Estrela em busca de melhores pastos. Esta prática, ainda tão enraizada na comunidade pastoril do concelho, será uma vez mais aberta à participação de todos e acontece no dia 1 de julho.
A iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), sendo uma das atividades que consubstancia o Plano de Animação da Rede, em parceria com o Município de Seia e em articulação com os pastores que ainda mantêm viva a tradição da transumância. Esta ação integra a Grande Rota da Transumância, projeto transversal da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 enquadrado na EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro. 
Acompanhar os pastores nesta subida à serra e descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio, a transumância, é a proposta para este dia. Os rebanhos, provenientes das aldeias do sopé da serra concentrar-se-ão no largo da câmara, às 07:30h, e atravessam o centro da cidade em direção à montanha, prosseguindo a sua viagem pelos seculares caminhos da transumância, rumo àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Para que os participantes sintam a autenticidade e genuinidade da serra da Estrela, estão preparados vários momentos de animação, com destaque para o cancioneiro popular e a gastronomia de montanha. A inspiração é, sempre a simplicidade da pastorícia! 

A anteceder a subida à serra celebra-se, a 25 de junho, na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores com a romaria das ovelhas à Festa de S. João Batista. Aqui, a partir das 18h, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição, desfilando à vez, em volta da capela de São João Batista, pedindo ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos “loiça” e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.
Inscrições e mais informações: em www.aldeiasdemontanha.pt email: adiram.associacao@gmail.com