quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Os túmulos índios de Iowa (EUA)


Passeando-nos na floresta de Marquette, numa pequena elevação perto do rio Mississippi no estado de Iowa, vemos pequenos montes regulares. São tão discretos que quase que passam despercebidos. Ou pensamos que a Mãe-Natureza assim desenhou esta floresta. Mas estamos enganados. Estes montes formando efígies, silhuetas de animais, foram feitos pelos índios da região há 800 – 1400 anos como túmulos, atualmente protegidos e conhecidos como o “Effigy Mounds National Monument” que poderemos traduzir como” Monumento nacional dos túmulos em forma de silhuetas de animais”.

Os índios construíram túmulos durante várias épocas e em vários lugares, mas segundo os historiadores só os índios do Midwest os fizeram em forma de animais (pássaros, tartarugas, bisontes e, acima de tudo, ursos). Mas porque moldaram a natureza para estes túmulos-efígies?
Espalhados por 10 km² encontram-se 206 túmulos, dos quais 31 são em forma de animais e os restantes simplesmente cónicos. Estes são os mais bem conservados, não sendo porém os mais antigos. À medida que o povoamento do território avançava, os colonizadores iam usando as terras para a agricultura e mais tarde para as linhas férreas.

Túmulos cónicos (os “mounds”) começaram a ser construídos há 2 500 anos pelos chamados “índios das florestas”, tendo passado a dar-lhes a forma de silhueta de animais, efígies, há 1 400 anos. Seriam túmulos ou locais para cerimónias religiosas. Algumas lendas tribais falam do urso como o guardião da Terra e do pássaro como o guardião do Céu. Alguns historiadores pensam que estas efígies seriam o meio de ligação ente as pessoas (da terra) e os seus antepassados (que já tinham partido para o céu).

A construção destes túmulos parou por volta dos anos 1100-1200. Evidências arqueológicas revelam que houve nesta época uma grande transição cultural: estes povos passaram de caçadores-recolectores para sedentários. E a tradição da construção dos túmulos-efígies foi desaparecendo.

Felizmente sobreviveram alguns neste local sagrado de onde se tem uma fantástica vista sobre o Mississippi. Um local sagrado que dá a quem por lá se passeia momentos de paz interior e energia positiva.