sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Riverside, a terra-natal do Comandante Kirk

Live long and prosper

Já ouviu falar do Star Trek, a série (e mais tarde, filmes) “Caminho das Estrelas”? Lembra-se de James Kirk, o comandante da nave Enterprise?
Nos seus livros, Gene Roddenberry, o criador de Star Trek, escreve que a personagem James Tiberius Kirk nasceu a 22 de março de 2228 numa pequena aldeia junto a um rio no estado americano de Iowa. Em nenhum livro surge o nome da aldeia.


Em 1984, o município de Riverside andava à procura e um tema para o seu festival anual. O vereador Steve Miller tinha lido todos os livros de Gene Roddenberry e propôs, numa reunião camarária, que Riverside se autoproclamasse a futura terra-natal de Kirk. A proposta de Steve Miller foi aprovada por unanimidade.
No dia seguinte, Steve Miller ligou para a Paramount, pediu para falar com Gene Roddenberry e fez-lhe a proposta: “Que tal Riverside passar a ser a terra-natal de Kirk, a tal aldeia junto a um rio no estado de Iowa?” Gene Roddenberry achou a proposta fantástica e o município começou logo a trabalhar.
Em 1985 teve lugar a primeira “Trek Fest”, um festival anual que se realiza em junho e que reúne fãs de Star Trek de todo o mundo – incluindo da Coreia do Norte!

A 27 de junho de 2008 foi criado o “Voyage Home Riverside History Center”, um museu dedicado ao Caminho das Estrelas e a futura casa-natal de Kirk



Reprodução dos selos






T-shirts da Trek Fest












.
Na realidade, toda a aldeia adotou a ideia. O bar local Murphy’s adotou a nave Enterprise no seu logotipo. No parque junto ao campo de basebol foi erigida uma estátua do comandante Kirk. 
A estação dos correios local decorou-a com selos gigantes do Caminho das Estrelas. Enfim, toda a aldeia se movimentou e continua a movimentar à volta de Kirk e do Caminho das Estrelas.
Mas que aldeia é esta?
Riverside, atualmente com aproximadamente 1 000 habitantes, foi fundada em 1872 junto ao rio Inglês. O nome – convenhamos, com muito pouca imaginação - foi sugerido por um Dr. Mott por a povoação estar situada junto ao rio.