sábado, 30 de novembro de 2024

Bulgária, líder europeu em serviços de MRO

 

Jesús Ramos Caballero


A Bulgária é conhecida como grande produtor de cereais ou de rosas, mas é na aeronáutica e na indústria da aviação que tem uma das suas maiores forças económicas. a sua grande força Jesús Ramos Caballero, CEO do aeroporto internacional de Sófia, mencionou durante a conferência AviationEvent que decorreu esta semana na capital búlgara, que existem em Sófia seis grandes empresas a operar na Bulgária no setor de MRO (manutenção), e que mantêm viva a herança búlgara no campo da aviação e da aeronáutica.

Estas empresas empregam diretamente 1 850 pessoas que fazem anualmente a manutenção de mais de 600 aviões. “O nosso aeroporto tem assim uma grande vantagem no campo dos serviços MRO e grande capacidade para fazer a manutenção das frotas de diversas companhias aéreas”, referiu Jesus Ramos Caballero. “Quando quisemos trazer para a Bulgária serviços de MRO, sabíamos que primeiro que tudo teríamos de apostar na formação. Falámos com as escolas e com as universidades, criámos centros de formação com todas as certificações e assim conseguimos formar centenas de técnicos altamente especializados”. O tema da formação foi também focado por Krasimira Stoyanova, Ministra dos Transportes e das Comunicações, que realçou que o mais importante para o desenvolvimento do país.

Krasimira Stoyanova


Para o êxito do aeroporto de Sófia para captar negócio é a localização. A Bulgária está num cruzamento entre o Oeste e o Leste, e também perto do Norte de África, o que permite terem clientes de mais de 50 países de diferentes regiões.

A tradição neste setor é grande e longa. A Bulgária tem sido pioneira e inovadora desde os seus inícios e contribuído para o desenvolvimento da aviação a nível global.  Começou a fabricar aviões em 1924 na fábrica DAR, sob a batuta de um grande designer de aeronave, Tsvetan Lazarov.

Foi o 3º país do mundo a pôr o pé no espaço, tendo tido dois astronautas no espaço (Georgi Ivanov e Aleksandr Aleksandrov). A companhia aérea búlgara é uma das mais antigas do mundo.

E é na Bulgária que se está a desenvolver o 1º cargueiro do mundo dirigido por drones pela empresa Dronamics, que em princípio será lançado em 2025. Este cargueiro, batizado com o nome de Black Swan, tem uma capacidade de 350 kg e um alcance de 2500 km, ou seja, pode ser usado em viagens na Europa, nos EUA, por exemplo, entre Nova Iorque e Austin, entre Hong Kong e Osaca ou entre Abu Dabi e Riade. Este cargueiro, batizado com o nome de Black Swan, tem uma capacidade de 350 kg e um alcance de 2500 km, ou seja, pode ser usado em viagens na Europa, nos EUA, por exemplo, entre Nova Iorque e Austin, entre Hong Kong e Osaca ou entre Abu Dabi e Riade.