Marcel Riwalsky, organizador do AviationEvent, e Jesús Caballero Pinto |
“As ligações entre Sófia e Lisboa são muito importantes para nós, pois o aeroporto de Lisboa é o hub ideal para a América do Sul”, realçou Jesús Caballero Pinto, CEO do aeroporto de Sófia, na conferência de imprensa na véspera da conferência AviationEvent SOF. “Estamos nos extremos da Europa e podemos aproveitar das sinergias de ambos os países”.
Sófia estar a fazer grandes investimentos no aeroporto internacional para não só se tornar um aeroporto de 5 estrelas, mas um importante hub regional. A concorrência é grande, mas Sófia tem, segundo Jesús Caballero Pinto, um ponto muito forte a seu favor: as taxas aeroportuárias mais baixas de toda a Europa.
Além de ser um destino turístico para todo o ano, a Bulgária tem uma posição geográfica estrategicamente muito importante entre a Europa e o Médio Oriente e a Ásia, especialmente desde a integração do país na zona Schengen a 31 de março deste ano.
77% do tráfego do aeroporto de Sófia tem de companhias de baixo custo. A estratégia de Jesús Caballero Pintocontinua a investir em ligações ponto-a-ponto, mas também na redução do turn around time, ligando o futuro terminal 3 ao já existente terminal 2, e, assim, do turnaround price. Paralelamente está a ser expandido o terminal de carga, vai ser fundada uma academia de aviação e ser construído terminal próprio para a aviaçãoexecutiva privado.
O aeroporto de Sófia quer escrever um novo capítulo na aviação da Bulgária. A tradição neste setor é grande e longa. A Bulgária tem pioneira e inovadora desde os seus inícios e contribuído para o desenvolvimento da aviação a nível global. Começou a fabricar aviões em 1924 na fábrica DAR, sob a batuta de um grande designer de aeronave, Tsvetan Lazarov. Foi o 3º país do mundo a pôr o pé no espaço, tendo tido dois astronautas no espaço (Georgi Ivanov e Aleksandr Aleksandrov). A companhia aérea búlgara é uma das mais antigas do mundo. O aeroporto de Sófia é líder europeu em serviços MRO (manutenção), por exemplo, a Lufthansa Technik tem aqui a maior instalação fora da Alemanha e, juntamente com outras empresas, centenas de aviões fazem a sua manutenção anualmente em Sófia.