segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Unhais da Serra: termalismo e descanso

Era uma vez um grande senhor que foi à caça na Serra da Estrela. Viu um belo veado e começou a segui-lo. A dada altura estava completamente perdido. A noite começava a cair e ele sem dar tino do caminho de regresso ao palácio. Cansado e cheio de fome, encontra um jovem pastor junto a um rio. Ao vê-lo naquele estado, deu-lhe leite das suas ovelhas. Depois, pôs as mãos no rio e com as suas unhas apanhou um belo peixe que logo ali o assou e alimentou o caçador perdido. A história correu pela região e aquela zona passou a ser conhecida por Unhais da Serra.


A origem de Unhais da Serra, a 690 metros de altitude e a somente 8 km em linha reta da Torre na Serra da Estrela, é bastante antiga e perde-se nos séculos. Como se pode ler no portal da Câmara Municipal, o seu povoamento, embora a documentação não seja abundante, remonta a épocas proto e pré-históricas. Procedendo ao aproveitamento das alcantiladas penedias que envolvem o melhor da freguesia - o seu fértil vale, aqui terá sido construído um castro, que certamente terá sido romanizado. O acondicionamento espacial da freguesia poderá mesmo estar na origem da persistência toponímica: protegida pelas grandes dobras da Serra da Estrela, seria natural que aqui se conservasse sempre população onde um vale fértil com variadas nascentes de águas termais que no entanto só viriam a ser exploradas  pelos romanos.

Em 1186, D. Sancho I deu-lhe carta de foral. Pensa-se que no século XV era um pequeno lugar pertencente à Freguesia do Paúl. Em 1758 era já Sede de Freguesia.

As termas
A Norte de Unhais da Serra situa-se a Estância Termal e Climática, cujas águas moderadamente mineralizadas com reação alcalina, bicarbonatas, sódicas, fluoretadas, sulfídricas e sulfatadas correm a 36.000 litros/hora com uma temperatura de 37º, sendo terapeuticamente indicadas para doenças dos aparelhos circulatório e respiratório, para o reumatismo e doenças de pele.
Unhais da Serra viveu a sua grande época turístico-termal nos finais do século XIX e princípios do século XX, sendo na altura conhecida como “Pérola da Beira” ou “Sintra da Covilhã”. A conversão da residência do Conde da Covilhã, pelo próprio, no Grande Hotel de Unhais da Serra tendo anexo o “Casino”, com espaçosos salões de dança, bilhares, jogos de vaza e buffets contribuiu para o fortalecimento do turismo local, vocacionado na altura para a classe relativamente numerosa de proprietários e industriais têxteis da região.
O interesse por estas termas diminuiu até que em 2008 quando a família Manuel Brancal, da Covilhã,  da indústria dos lanifícios, decide diversificar os seus negócios e investir na hotelaria.


A “menina dos olhos” do Grupo Natura—IMB Hotels é sem dúvida o H2Otel em Unhais da Serra, um complexo de hotel e termas.
O projeto foi entregue ao arquiteto Jorge Palma que, em comunhão com o Parque Natural da Serra da Estrela, desenha um hotel de montanha, arquitetonicamente integrado na paisagem, permitindo assim uma íntima ligação a natureza e com “ alusões a linguagem tradicional num conceito contemporâneo", como o próprio refere.
O hotel conta com 90 quartos, dos quais 17 são suites e suites duplex, com capacidade até 6 pessoas, distribuídas por três quartos duplos com cassa de banho individual, e com uma deslumbrante paisagem sobre o vale glaciar da Alforfa na vertente sudoeste da Serra da Estrela.
Possui também 1000 m2 de salas polivalentes (Congressos, reuniões, incentivos, banquetes).



A unidade integra ainda o AQUADOME, um centro 100% wellness, constituído por quatro grandes áreas: AquaTermas, o centro termal mais moderno do país, o AquaFisio, o centro de fisioterapia e osteopatia; o AquaCorpus, para um encontro entre o corpo e a mente, associando alta estética a terapias orientais e,  AquaLudic o conjunto mais inovador de piscinas dinâmicas tematizadas com circuito celta.

Os clientes do hotel têm acesso gratuito ao complexo AquaLudic.
A água mineral de Unhais da Serra é uma água de circulação profunda, com origem na Serra da Estrela. O seu quimismo resulta essencialmente da percolação através das rochas graníticas, sendo designada por água bicarbonatada sódica, carbonatada, fluoretada e sulfídratada, vulgarmente designada por água sulfúrea. Apresenta uma mineralização total de cerca 280 mg/l, condutividade de 300 µScm-1 aproximadamente e PH 8,5 e 8,8, com temperaturas na emergência na ordem de 37,5º.    

As águas são boas para problemas das Vias Respiratórias / ORL (rinites alérgicas, sinusites, laringites, adenoidites, asma brônquica e alérgica e DPOC), Reumatismos / Doenças Músculo-Esqueléticas (sequelas de traumatismos osteoarticulares, osteoartroses, reumatismos inflamatórios e abarticulares (ombro doloroso, nevralgias e ciatalgias), entorses e sequelas de fratures), doenças do aparelho digestivo (síndrome do cólon irritável / espástica e obstipante) e doenças do aparelho circulatório (síndrome hemorroidário e insuficiência vascular periférica / membros inferiores).