quarta-feira, 29 de novembro de 2017

1ª dia de CGE

A Cimeira Global de Empreendedorismo (CGE)  é uma ligação vital entre os governos e o setor privado e apoia todos os participantes globais para mostrar os seus projetos, trocar ideias e aproveitar novas oportunidades. Os participantes vêm verdadeiramente de todo o mundo e os empreendedores representam um enorme leque de regiões, indústrias, tamanho de empresas e de negócios.
A sessão inaugural começou com a apresentação de um belíssimo filme sobre a diversidade cultural, monumental e paisagística da Índia.
O presidente do estado de Talangana, onde se encontra Hiderabade, abriu a sessão, falando da importância duma cimeira destas que serve de ponte entre os empreendedores e da importância do empreendedorismo na economia. “São sonhos que se realizam mesmo quando todos dizem que são impossíveis. Mas o verdadeiro empreendedor não se deixa abanar e persegue o sonho até o concretizar.”
Para Ivanka Trump, que esteve presente na sua qualidade de conselheira do presidente americano, também realçou a importância do empreendedorismo. “Os empreendedores estão a revolucionar o mundo graças às suas novas ideias e à sua perseverança. Os empreendedores avançam sem medo de falhar”. Mas chamou a atenção para as dificuldades acrescidas das mulheres empreendedoras, por exemplo,  no acesso a capital: “aos homens, os bancos perguntam que êxitos os esperam e às mulheres se não vão falhar”. É necessário “empoderar as mulheres que são o futuro da Humanidade”.
O primeiro ministro da Índia Narendra Modi realçou a importância munda de Hiderabade no setor das tecnologias que até já ultrapassou Silicon Valley, tendo sublinhado o empenhamento do governo no apoio à inovação. “Mais do que empreendedores na Índia temos milhões de pensadores que concretizam as suas ideias”.  Destacou ainda a enorme contribuição das mulheres para a economia indiana, como por exemplo, 60% da agricultura está nas mãos das mulheres. Outro exemplo é o do governo indiano que tem pastas importantes em mãos femininas: os Negócios estrangeiros e a Defesa.“O empoderamento das mulheres tem de ser uma prioridade para o mundo”
O dia terminou com uma receção no Palácio Falaknuma que em tempos pertenceu à família Paigah e depois ao Nizam de Hiderabade. Foi construído por Nawab Vikar-ul-Umra, primeiro ministro de Hiderabade e tio e cunhado do Nizam VI, Nawab Mir Mahboob Ali Khan Bahadur nos finais do século XIX. A construção demorou nove anos. È feito de mármore italiano com janelas de vidro pintado. O  Nawab era um viajante apaixonado e notam-se as influências italianas e dos Tudor.
Tem a forma de um escorpião com as duas pinças a apontar para  norte. A parte central é ocupada pelo edifício principal e pela cozinha.

Em 1951 o palácio foi restaurado e a sua gestão entregue à cadeia de hotéis Taj 

#GES2017