segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Hiderabade, Índia



Vasco da Gama demorou meses a chegar à Índia. Eu demorei 13h e achei muito. Mas apesar de não ter dormido nos voos – o transbordo a meio da noite quebra o sono, ou a possibilidade de dormir – quando aterrei nesta cidade cheia de vida fiquei espertíssima.
Hiderabade é uma cidade muito frenética, cheia de engarrafamentos mas com uma história com mais de 400 anos. Foi a cidade dos Nizams, do quais resta o belíssimo e o enorme palácio entre muitos outros. Em tempos foi famosa pelos seus palácios e pérolas – e em 2017 é a capital do empreendedorismo da Índia.
Um segundo lar para gigantes como a Amazon, Google, Apple e Uber, entre muitos outros, Hiderabade tornou-se nos últimos anos um solo fértil para inovações e a atividade  empreendedora no país. A cidade criou todo um ambiente holístico com fantásticos apoios ao empreendedorismo e uma forte infraestrutura dedicado ao empreendedorismo, tendo impulsionado uma infraestrutura robusta, tanto física como tecnológica.
Os parques tecnológicos, os cinemas e muitas sedes de empresas também contribuem para tornar Hiderabade uma das maiores – e das mais eficientes - placas giratórias de IT não só de Índia mas também do mundo – e esse bairro ganhou o nome de Cyberabad.


Para receber a Cimeira Global do Empreendedorismo que começa amanhã com a presen çae do primeiro-ministro da Índia e da filha do presidente americano, Ivanka Trump, Hiderabade  engalanou-se. A decoração da estrada que leva ao centro de congressos estava hoje a ser terminada Foram colocados jardins verticais,  foram tapados os bairros de lata com rede sombra. Por todo o lado há cartazes de boas vindas aos participantes … e a Ivanka Trump.

Mas alheemo-nos um pouco da cimeira. A viagem de carro até ao centro não e para corações fracos. O trânsito é infernal: muitos carros, milhares de tuk-tuk, de motoretas e de pessoas. Todos apitam constantemente. Índia!


Fomos até Charminar, o centro da cidade antiga. Primeira paragem: palácio de Chowmahalla ou Chowmahallatuu (4 palácios), o palácio dos Nizams de Hiderabade , a residência oficial da dinastia de Asaf Jahi enquanto reinava a cidade. Ainda hoje o palácio pertence a Barkat Ali Khan Mukarram Jah, o herdeiros dos Nizams.
Em Urdu,  Char significa quatro – e quatro são os palácios dentro do complexo. Mahalat é o plural de Mahalel e significa palácios.

Construído no século XIX, o palácio de Chowmahalla é um dos locais mais visitados em Hiderabade. O seu estilo lembra o palácio do Xá em Teerão.
A construção do palácio de Chowmahalla foi iniciada por Nizam Salabat Jang em 1790, mas só foi terminada entre 1857 e 1869 durante o reinado do 5º Nizam, Afzar-ud-Daulah, Asaf Jav V. Originalmente o palácio ocupava uma área de 45 hecttares, indo do bazar Laad a norte à Rua Aspan Chowk a sul. Atualmente ocupa somente 12 hectares.
Não muito longe está a mesquita Mecca onde estão os túmulos dos Nizams. De notar que este estado indiano é predominantemente muçulmano.
Para lá chegar atravessamos um mercado de rua, o bazar Laad, muito animado: romãs bem vermelhas, pérolas, pulseiras de ouro, chá, saris, perfumes - tudo ali se encontra. 
A mesquita Mecca  é uma das mais antigas de Hiderabade e uma das maiores na Índia. Pode acolher 8 000 fiéis e demorou 77 anos a ser construída.
Muhammad Quli Qutb Shah, o 5º governante da dinastia Qutb Shahi, mandou vir tijolos feitos com a terra de Meca, o local mais sagrado do Islão, que foram usados para a construção do arco central da mesquita. As fachadas foram esculpidas de único bloco de granito que demorou cinco anos a ser retirado da pedreira