domingo, 26 de novembro de 2017

8ª Cimeira Global de Empreendedorismo (CGE)


De partida para Hiderabade (Índia) para a 8ª Cimeira Global de Empreendedorismo (CGE) / (Global Entrepreneurship Summit - GES) e que tem lugar de 28 e 30 de novembro, numa organização conjunta dos governos dos Estados Unidos e da Índia. Pela vez a cimeira vai ser realizada na Ásia, em Hiderabad, a capital do estado de Telangana e o berço da T-Hub, a maior incubadora de start-ups da Índia, com um forte ecossistema de start-ups, uma grande presença das maiores empresas tecnológica americanas e um governo que apoia largamente a inovação.
1500 participantes, incluindo 300 investidores, de 150 países, com idades que vão dos 13 (!) aos 84 anos. Mais de 52.5 % dos participantes são mulheres! Pela primeira vez, o número de mulheres supera o dos homens!
A CGE é a reunião anual mais importante de empreendedorismo, congregando empresários, investidores e apoiantes emergentes de todo o mundo. Ao longo de 2 ½  dias – a agenda https://www.ges2017.org/agenda/ já espelha um pouco o que lá se vai passar - , a CGE capacita os empresários para lançar suas ideias, criar parcerias, garantir financiamento, inovar e encontrar seus clientes-alvo, criando novos bens e serviços que irão transformar as sociedades. As relações comerciais que surgiram nas cimeiras passadas transcenderam indústrias e setores e converteram ideias em empresas. A cimeira também serve como um vínculo vital entre os governos e o setor privado, e convoca participantes globais para mostrar projetos, trocar ideias e defender novas oportunidades de investimento
Este ano a cimeira, com o lema Mulheres em Primeiro Lugar, Prosperidade para Todos, irá centrar-se no apoio a mulheres empreendedoras e fomentando o crescimento económico globalmente. Os temas de trabalho dividir-se-ão pelos setores de Energia & Infraestrutura, Cuidados Médicos & Ciências da Vida, Tecnologia Financeira & Economia Digital, e Meios de Comunicação & Entretenimento.
Investir em mulheres empreendedoras não só vai dar força ao crescimento económico como incentive a inovação ao abordar os desafios críticos que as comunidades estão a enfrentar em todo o mundo. As mulheres líderes em empreendedorismo, inovação e investimentos têm também a chave para fomentar sociedades prósperas e dinâmicas.

De certeza que regressarei de Hiderabade cheia de novas ideias – e, espero eu, com um investidor para os meus novos projetos.