domingo, 26 de fevereiro de 2017

Botsuana - dia 1 -Joanesburgo

Como o nosso voo é amanhã cedo resolvemos reservar um hotel perto do aeroporto. Em Kempten Park há uma série de alojamentos - de quartos em camaratas, a Airbnb, passando por hotéis e "lodges" - que vivem da proximidade do aeroporto O R Tambo. 
Escolhemos o Aero Lodge por nos parecer simpático e oferecer transporte do e para o aeroporto. Está a 10 minutos do aeroporto, ou seja, pedem-nos que depois de levantarmos as malas lhes telefonemos para eles nos irem buscar. 
À saída da zona da recolha de bagagens parámos para provar - e comprar - a bebida sul-africana: Amarula. Tínhamos pensado comprar uma garrafa amanhã antes da partida para o Botsuana mas felizmente a vendedora chamou-nos a atenção para a legislação botsuaniana que não permite a entrada no país de bebidas (e outros produtos) comprados sem impostos nas lojas de duty-free. 
Os quartos estão decorados com móveis antigos. Nas casas de banho os lavatórios estão assentes em mesas de toilette antigas. Os roupeiros são bonitos roupeiros antigos de madeiras africanas. 
A sala de jantar tem uma mesa com chá e café disponíveis gratuitamente durante 24 horas e um "honesty bar" de onde qualquer cliente pode tirar o que lhe apetecer tendo de anotar num caderno que está sobre o balcão.
Jantámos no "lodge". A sala de jantar tem nas paredes quadros com figuras de mulheres africanas com os seus trajes coloridos. 
Comemos uma salsicha típica sul-africana feita com carne de vaca e um fantástico medalhão de vaca grelhado, mais tenro do que manteiga no verão. A carne veio acompanhada por legumes salteados, dos quais a abóbora era a rainha. O segredo: a cozinheira junta um pouco de açúcar mascavado ao salteado. Sem duvida que irei experimentar quando regressar a casa. 
Acompanhámos a refeição com um garrafa de vinho Fat Bastard, monocasta, shyraz, muito bom. 
O nosso primeiro dia de férias foi delicioso e sossegado.