domingo, 22 de junho de 2014

13º dia do VIII Raid do Kwanza Sul: Waku Kungo – Luanda (388 km)

Último dia do RAID. Quase 400 km até Luanda, 20 dos quais numa estrada péssima, pior que muitas picadas e ainda por cima com muito trânsito: o troço entre Dondo e Kambambe.
No entanto, parámos ainda a 60 km de Waka Kungo, na vila de Kibala, onde eexiste uma linda fortaleza portuguesa (em ruínas,

para deixar mais uns quanto donativos e para visitar o internato da missão católica Nossa Swenhora das Dores, apoiada pela Zungueiros Solidários de Angola, uma  ONG fundada por profissionais da Comunicação Social que dedicam seu tempo a levar Carinho, Amor e Solidariedade a outros!
Segundo Armindo Laureano, o coordenador-geral desta ONG,  “tudo começou em Setembro de 2009, quando um grupo de colegas da TV Zimbo decidiu comemorar o dia Herói Nacional (17 de Setembro), organizando uma viagem de autocarro para o Lobito (Benguela). Na altura tratou-se apenas de uma viagem, um passeio, mas um ano depois, em Setembro de 2010, na 2ª edição, Kapanda (Malange) foi o destino escolhido: um passeio turístico de colegas e também uma visita à Barragem Hidroélectica de Kapanda, numa actividade em que contaram com o total apoio do GAMEK. Foi o início das acções de solidariedade, a que deram o nome de  "Zungas da Solidariedade": inseridas no Projecto Angola Minha, estas zungas têm como objectivo levar carinho, amor e solidariedade às populações mais carenciadas de Angola. Para o efeito, o grupo tem realizado actividades filantrópicas, recreativas, culturais, sociais e de preservação do meio ambiente”.
Por volta das 16h, chegámos à selva urbana que é Luanda, já com saudades das paisagens desérticas do Namibe.
Após a entrega dos jipes, fomos para o hotel esperar pela hora da partida do avião e ver o jogo do Mundial entre Portugal e a Alemanha.

O Raid chegara ao fim, mas o que vivenciámos nestes 11 dias ficará para sempre nas nossas memórias!