quinta-feira, 2 de março de 2017

Botsuana - dia 4 Savuti-Kasane

Depois da estafa do dia anterior preparámo-nos calmamente. Fizemos um belo pequeno almoço com ovos mexidos, manga, chá, café. 
Saímos 10.25. Na porta do acampamento informámo-nos sobre o estado das picadas até Kasane. "Muito melhor. Se conseguiram chegar até Savuti ,  agora é muito mais fácil."
Consolados com esta resposta metemo-nos a caminho. 
Realmente a picada não era o "black cotton", a lama escura muito escorregadia que tivemos ontem, mas muita areia fina. Para fazer os primeiros 7 km demorámos 1h15. 
Uma consolação: vimos uma grande manada de zebras rodeadas de impalas e alguns kudus. 
Ao Km11, tivemos pela frente um charco enorme e muito fundo. Como atravessá-lo? A parte menos funda era o lado esquerdo mas este estava obstruído por duas árvores. A solução foi remover as árvores. Como? Pusemos as cintas de puxar os carros à volta do tronco e um dos jipes em marcha-atrás  arrancou as árvores com as raízes! 
Contra todas as regras toda a gente fora do carro para fazer esta operação. A dada altura sai da selva a uns 200 m à nossa frente um elefante. Olhou para nós mas seguiu o seu caminho. 
Os condutores passaram os jipes mas nos fomos pelas bordas. A meio caminho ouvimos um ruído vindo da selva. Entre os arbustos vislumbrei a orelha dum elefante. Disse à P que era melhor irmos pela água mais rapidamente. Uff! 
As dificuldades com poças de água continuaram. Fizemos 20 km em 3 horas! 
Chagámos à Porta Ghoha, uma das entradas norte do Parque Nacional de Chobe às 14. Parámos à sombra para descansar e fazer um piquenique.  
Mas lá por termos saído do Parque tal significou que as picadas fossem boas ou que as estradas fossem alcatroadas. Continuaram picadas em mau estado com muita areia fina e solta que faziam o jipe rabear. 
Mas há sempre consolações. No meio duma picada vemos uns manada de girafas que comia placidamente as folhas mais altas das árvores. 
As girafas são uma presença sossegada nas planícies africanas. Ninguém tem dúvidas de que a girafa um ícone africano. 
O seu nome vem da palavra árabe "xirapha" que significa "que anda rapidamente". Aplica-se que nem uma luva pois as girafas podem galopar a uma velocidade surpreendente de 55 km por hora. No entanto, ficam rapidamente sem fôlego por causa da sua traqueia comprida. 
O seu nome científico é "girafa camelopardis" vem da crença antiga de que estes animais eram camelos com a pele do leopardo. A única parecença com camelos é o facto de aguentarem muito tempo sem beberem, pois hidratam-se com as plantas que comem. 
A girafa é o mamífero mais alto do mundo - os machos podem chegar a ter mais de 5 m de altura! Pesam em média entre 940 e 1400 kg. As fêmeas são ligeiramente mais baixas com menos peso. 
O tamanho dos seus pescoços permitem-lhe comer folhas a vários metros de altura, pondo assim de parte toda a concorrência.  
O desenho da sua pele varia de castanho-amarelado claro a preto. 
A 52 km da Kasane entrámos na estrada alcatroada. Uff! O pior tinha passado, pensámos nós. 
O caminho foi maravilhoso pois cruzámo-nos com diversas manadas de elefantes, muitas delas com crias a brincar - muitas vezes tivemos de parar para as deixar atravessar a estrada - e com girafas comendo ou olhando a estrada. 
Em Kasane ficámos no Chobe Safari Lodge, uma combinação de lodge e campismo. Assim que acabámos o check -in vimos chegar um grupo de folclore. Decidimos então ver o espetáculo e jantar. 
O grupo cantava e dançava muito bem, interpretando bem danças tribais (achamos nós)
Depois do jantar o choque: ao ligarmos o jipe o motor faz uns barulhos muito, mesmo muito estranhos. As mudanças não entram. Com dificuldade conseguimos chegar ao nosso local de acampamento. 
Montámos as tendas e voltámos à recepção. Ligámos para a sede da empresa de aluguer para o número que tínhamos para "after hours" e de la respondeu uma voz ensonada que nos respondeu com maus modos que só amanhã nos atenderia ...
Deitámo-nos preocupados. 

#Botsuana #Savuti #Kasane #ChobeSafariLodge #Chobe #Safari #Lodge #zebras #impalas #zebra #impala #kudu #elefante #elefantes #girafa #girafas #facoceiros #boboletas #borboletasamarelas