quarta-feira, 8 de março de 2017

Lisboa louva o peixe pela 10ª vez

De 30 de Março a 9 de Abril, Lisboa é sinónimo de peixe. A 10ª edição do festival gastronómico "Peixe em Lisboa", uma organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da DOT Global e LGSP Events, vai realizar-se no renovado Pavilhão Carlos Lopes e vai trazer muitas novidades e prestigiados cozinheiros, que à semelhança de anos anteriores prometem fazer crescer água na boca a muitos milhares de apreciadores da boa mesa com sugestões à volta do peixe.


Já estão confirmadas as presenças dos chefes internacionais Ricardo Camarena , um dos cozinheiros espanhóis mais criativos da atualidade, Alyn Williams, cozinheiro londrino que já trabalhou com Gordon Ramsay, e Sergi Arola, discípulo de Ferran Adrià e Pierre Gagnaire. A nível nacional teremos Ricardo Costa  do The Yeatman, Milton Anes  do Lab/Arola, Rui Paula da Casa de Chá da Boa Nova, Vítor Matos do Antiqvvm, Miguel Laffan do L’AND & Vineyards e José Avillez. Todos eles terão a oportunidade de demonstrar a sua experiência e conhecimento, por que se distinguem na arte gastronómica, tendo já recebido várias distinções ao longo das carreiras, incluindo as sempre disputadas estrelas Michelin.


No “Peixe em Lisboa” marcam ainda presença alguns restaurantes, como A Taberna da Rua das Flores, que acaba de ganhar o prémio “Mesa Diária” do blogue Mesa Marcada, pelo terceiro ano consecutivo; o Ibo, que proporciona sabores de gastronomia portuguesa e moçambicana através de saborosos pratos de peixe e marisco; o Chapitô à Mesa, de Bertílio Gomes, onde marca presença a gastronomia tradicional; o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, com Pascal Meynard e a cozinha francesa; o Arola do Penha Longa, chefiado por Milton Anes que combina, num estilo próprio, a sua criatividade e paixão pelas tradições locais com os ingredientes da estação e que acaba de ser distinguido com uma estrela Michelin; a estreia do restaurante Alma, de Henrique Sá Pessoa, distinguido com uma prestigiada Estrela Michelin; Kiko Martins, dos restaurantes O Talho, a Cevicheria e O Asiático, o Boi-Cavalo de Hugo Brito, numa cozinha de autor, o Ribamar, onde a tradição dos petiscos continua a ser o que era e o Rabo de Pêxe, de Paulo Morais.
Infelizmente, não há nenhuma cozinheira de destaque nesta edição do Peixe em Lisboa. Qual será a razão deste não reconhecimento das mulheres cozinheiras?

Provas
A grande novidade em provas nesta 10.ª edição do “Peixe em Lisboa” é a Prova de Pataniscas (dia 3 de abril), na qual os participantes convidados apresentam a concurso pataniscas cozinhadas à moda lisboeta. Trata-se de uma prova cega perante um júri que irá avaliar e pontuar as pataniscas, tendo em conta fatores como o “Aspeto”, o “Crocante da massa”, o “Sabor e consistência do interior”, a “Ausência de gorduras” e o “Sabor global” numa escala de 0 a 10. O júri distinguirá os três melhores classificados, ficando os mesmos com acesso automático à final. Esta novidade vem juntar-se a outras provas e iniciativas que marcaram presença nas últimas edições, como a prova “ADN de Pasteleiro”, realizada pela primeira vez na edição do ano passado e que dado o sucesso volta a marcar presença (dia 31 de março), reunindo alguns dos mais promissores pasteleiros a trabalhar em Portugal, que competirão perante um júri presidido pelo conhecido gastrónomo José Bento dos Santos. A sempre concorrida prova “O Melhor Pastel de Nata” também se mantém (dia 5 de abril), estando ainda previsto, ao longo de todos os dias do evento, tertúlias, harmonizações enogastronómicas e sessões de showcooking.
Novidades no Peixe
A pensar nas famílias, a 10.ª edição do “Peixe em Lisboa” conta com uma área exclusivamente dedicada às crianças, onde os mais pequenos podem fazer experiências culinárias que têm o peixe e o marisco como estrelas principais, assim como aprender a cozinhar com ingredientes frescos e a comer de forma saudável, com a ajuda de nutricionistas.
Ainda nesta edição, existirão ações de sensibilização para o consumo sustentável de peixe em colaboração com a Ciência Viva –“Peixe com Ciência” (dia 04 de abril), onde numa sessão informal se discutirá a sustentabilidade do consumo de produtos do mar sem colocar em risco a biodiversidade do oceano, enquanto se degustam iguarias cozinhadas com produtos marinhos sustentáveis, acompanhados com um gin de algas, ou sessões de showcooking (dia 08 de abril) sobre “Conservas, algas e aquacultura: uma ementa com futuro”, onde a chefe Patrícia Borges ensina a cozinhar iguarias do oceano, enquanto Isabel Sousa Pinto, investigador do CIIMAR -  Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research e por especialistas da Docapesca e da Associação Portuguesa de Aquacultores, comentarão a sessão. Ainda no mesmo dia, os chefes João Rodrigues e Alexandre Silva – ambos detentores de estrelas Michelin - sobem ao palco para preparar receitas gourmet com carapau seco da Nazaré, explicando ao vivo esta arte e tradição ancestral de secagem do pescado.


O habitual Mercado Gourmet, onde os visitantes podem encontrar uma vasta oferta de produtos de mercearia fina, azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer a indispensável banca de peixe fresco, estará nesta edição integrado no Food Court, instalado no salão principal do Pavilhão Carlos Lopes, permitindo a livre circulação entre os restaurantes e o mercado, numa integração plena de aproveitamento do espaço e dando ao público a oportunidade de conhecer o que de melhor se faz e produz em Portugal.


Noites especiais
 À semelhança do ano passado, estão ainda previstas noites com horário prolongado às sextas e sábados até à 1h a pensar nos mais noctívagos. No primeiro domingo haverá também a “Noite de Fado”, onde o jantar será acompanhado por uma atuação de fado interpretado ao vivo.


Nesta 10.ª edição do “Peixe em Lisboa” o sistema de pagamento passa a ser feito através de cartões de consumo pré-carregados com 15€, substituindo as tradicionais senhas de refeição anteriormente utilizadas.


Outra grande novidade na edição deste ano é a existência da App do “Peixe em Lisboa 2017”, disponível para iOS e Android, onde poderá ter informação sobre todos os detalhes do festival, perfis dos restaurantes e cozinheiros, assim como uma agenda personalizável. Através da ligação ao Facebook conseguirá ainda saber se os amigos vão ao festivale, de forma inovadora, localizá-los no espaço do evento.