quarta-feira, 1 de março de 2017

Botsuana - dia 3 - Maun - Savuti

Depois de um belo duche de água quente, deitámo-nos nas nossas tendas nos tejadilhos dos jipes. 
Foi difícil adormecer com tantos ruídos na escuridão africana. A atividade noturna é grande. Morcegos voam a uma altitude relativamente baixa. Borboletas com uma luzinha na ponta (será na cabeça?) esvoaçam à nossa volta. Rãs coaxam no rio. Grilos e cigarras cantam por todo o lado. Felizmente o cão que nos ladrou à chegada (será que nos estava as dar as boas vindas?) desapareceu. 
Adormecemos embalados na música da selva.

De noite choveu copiosamente. De quando  em quando acordava com a chuva a bater na tenda, nas árvores, na terra. 
Felizmente de manhã cedo o tempo tinha melhorado bastante, até com pedaços azuis de céu. 
Não foi agradável dobrar as tendas todas molhadas mas havia que o fazer.  
Voltámos a Maun para esclarecer uma série de pontos que estavam pendentes. No Departamento de Parques Naturais tínhamos de nos informar sobre o estado da picada até Savuti. No entanto aí só encontrámos pessoas que lembravam os funcionários públicos dos anos 1950. Atras de uns guichets vom grades estavam uma senhora jovem, um homem e outra senhora mais idosa. À medida que eu ia fazendo as perguntas, a senhora jovem olhava para o lado e perguntava ao colega mais velho que lhe dava a resposta que ela depois me repetia. À pergunta: Como estão as picadas? respondia: They are fine. 
Telefonámos para a empresa do campo no Savuti e a resposta foi idêntica: Sim, tivemos de fechar o campo de Moreti por causa das chuvas mas Savuti não tem problemas. 
Se todos - à excepção do senhor da empresa de alugueres de jipes - mis diziam que não havia problemas, decidimos não alterar o plano e seguir  para Savuti. 
Pagámos a taxa de entrada no Parque Nacional de Chobe e fomos tratar resolver uma última questão : o GPS que alugámos não estava a funcionar bem, não encontrava os satélites. Pior ainda: não encontrava Savuti. A solução foi simples: devolvemos o GPS e teledescarregámos o mapa Google para os nossos telemóveis. 
Às 10.25 saímos de Maun. Os primeiros 20-30 km fazem -se lindamente por uma estrada nacional. Não passámos por praticamente nenhuma localidade. Vimos somente muitos burros - sim , esse animal que dizem que está em extinção em Portugal -, cabras, vacas e galinhas. 
De repente, a estrada terminou e entrámos na picada. Ao princípio era uma picada de areia pacífica sem problemas, com alguns buracos. 
"Um elefante à esquerda", avisam do outro carro. Paragem. Um elefante grande come placidamente folhas de uma árvore. Fotografia. 
Mais adiante, um grupo de antílopes olha para nós. E outro elefante.
Mas não eram só vistas boas que tínhamos. À nossa frente havia uma série de "lagos" com minúsculas ilhas no meio. 
As primeiras poças de água gigantes ainda se passavam bem. Ao km 84 apareceu um charco profundo e longo. Jipes em 4L. Velocidade baixa  constante. Só que a esse charco profundo seguiram-se muitos charcos profundos. 1 km de charcos profundos! Os condutores suaram as estopinhas. Mas os jipes nunca atolaram. 
Por todo o lado esvoaçavam milhares de borboletas amarelas.
Felizmente chegámos a um pedaço de picada menos molhada. Pudemos relaxar um pouco. De repente sai um grande elefante da selva. Parou. Olhou para nós. E seguiu tranquilamente. 
Até chegarmos a Savuti Camp foram-se alternando pedaços de picadas infundadas e pedaços menos molhados. 
E sempre a surgirem zebras, kudus, antílopes e elefantes. Estranhamente sempre isolados. 
Por volta das 18.50 chegámos finalmente ao acampamento. Estava a escurecer. O campo não estava protegido. Muitos amimais selvagens passeiam -se por entre os jipes que ali acampam - e ia excrementos que por ali vimos são a prova real. 
Pelas regras do campo não é possível sair da tenda à noite. Nem para ir à casa de banho a 500 m. 
Arriscámos e ainda fizemos um churrasco na escuridão da noite. Tínhamos de festejar a chegada a Savuti sem um único atolamento.


#Botsuana #Savuti #Safari #zebras #impalas #zebra #impala #kudu #elefante #elefantes #girafa #girafas #facoceiros #boboletas #borboletasamarelas #picada #picadaalagada #charco #blackcotton