quarta-feira, 8 de março de 2017

SC CRUZEIROS LANÇA NOVO CONCEITO COM PROGRAMA DE INOVAÇÃO DIGITAL POR TODA A FROTA – MSC for Me

O programa terá início no MSC Meraviglia, o primeiro mega navio de próxima geração da companhia a ser entregue em menos de 90 dias, inserido no plano de investimento de €9 mil milhões da companhia, sem precedentes na indústria 

Hoje, na ITB Berlim, a maior feira de viagens do mundo, a MSC Cruzeiros, a maior companhia privada de cruzeiros do mundo, revelou o seu inovador programa digital para toda a frota, MSC for Me. Após passar os últimos três anos a trabalhar juntamente com mais de onze líderes especialistas mundiais em ciências digitais, tecnológicas e comportamentais, entre os quais a Deloitte Digital, a Hewlett Packard Enterprise e a Samsung, o programa integrado coloca os viajantes no centro de cada passo do desenvolvimento, design e construção dos navios. A companhia prevê uma implementação do programa em toda a frota, incluindo os próximos 11 novos mega navios de próxima geração – que serão construídos no âmbito do plano de investimento de dez anos sem precedentes de €9 mil milhões – bem como nos seus 12 navios existentes. 

MSC for Me disponibilizará alguns dos mais recentes avanços da tecnologia centrada no cliente, num programa criado para satisfazer as necessidades dos viajantes nos próximos anos. Será lançado no MSC Meraviglia, o primeiro mega navio de próxima geração da companhia que será entregue em Junho deste ano e que estará equipado com 16,000 pontos de ligação, 700 pontos de acesso digital, 358 ecrãs interactivos e informativos e 2,244 camarotes com acesso a tecnologia RFID/NFC. De seguida o programa será implementado no MSC Seaside, em Novembro.

A equipa de Business Innovation da MSC Cruzeiros, apoiando a visão e liderança de Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Companhia, supervisionou o desenvolvimento, projecto e construção integrados dos novos navios. Existirão três novas classes de navios construídos com base em três novos protótipos no âmbito do plano de investimento de dez anos da companhia. Neste sentido, a MSC Cruzeiros vai assegurar que a tecnologia de última geração estará totalmente incorporada em todas etapas do processo de desenvolvimento de cada protótipo, desde a criação e construção até à entrega de cada navio individualmente.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirmou que: “Desde o primeiro dia, a inovação tem estado na essência do que a MSC Cruzeiros representa. Sempre que introduzimos no mercado uma nova classe de navios, desenvolvemos um novo protótipo, para que possamos responder à evolução das necessidades dos nossos viajantes. Esta abordagem distinta conduziu a um crescimento de mais de 800% nos primeiros dez anos desde que entrámos na indústria dos cruzeiros.”

“A amplitude e escala do nosso plano de investimento é sem precedentes na indústria e significa que não estamos a planear navios e experiências importantes para os nossos viajantes apenas para os próximos anos, mas também para os que serão bem-vindos a bordo num futuro tão longo quanto 2030 e para além dessa data. A tecnologia ao serviço da experiência do viajante está a avançar a um ritmo rápido, razão pela qual já investimos €20 milhões apenas nos primeiros dois navios, de modo a desenvolver a tecnologia e as infraestruturas com capacidade para responder às necessidades dos viajantes para os próximos anos”, concluiu Pierfrancesco Vago.

O programa integrado e centrado no cliente tem como objectivo conectar os viajantes à sua desejada experiência de férias através da tecnologia de última geração que é especialmente desenvolvida para responder a todas as necessidades, independentemente de como preferem utilizar a tecnologia enquanto viajam. Luca Pronzati, Chief Innovation Officer da MSC Cruises, concluiu que: “Esta viagem teve início há três anos atrás e hoje os viajantes estão a menos de 90 dias de vivenciar todo uma nova experiência de cruzeiro. Em conjunto com mais de onze líderes especialistas mundiais em ciências digitais, tecnológicas e comportamentais, entre os quais a Deloitte Digital, a Hewlett Packard Enterprise e a Samsung, vamos disponibilizar algumas das últimas e mais avançadas soluções e tecnologias a bordo dos nossos navios – efectivamente, será onde muitas delas estarão disponíveis pela primeira vez num navio de cruzeiro. Tal como cidades inteligentes e conectadas, mas com a complexidade adicional de se encontrarem no mar, a nossa frota vai demonstrar o compromisso da MSC Cruzeiros para com a verdadeira inovação de hoje e dos próximos anos, tornando os nossos navios num destino de férias por si só.”

Necessidade de uma experiência com maior conetividade e digitalmente melhorada para os viajantes

As necessidades dos viajantes impulsionaram o investimento da MSC Cruzeiros no MSC for Me, moldando directamente a experiência de cruzeiro do futuro. Um estudo realizado em parceria com a Deloitte Digital identificou algumas das seguintes conclusões principais:
§  A tecnologia poderá permitir que a nossa tripulação preste um serviço ainda melhor aos nossos viajantes e, em última instância, poderá enriquecer o contacto humano.
§  Com 170 nacionalidades a viajarem connosco, o desafio para comunicar eficientemente com os viajantes é complexo. Existe uma necessidade de disponibilizar informação relevante baseada no perfil do cliente, e os canais digitais podem facilitar a entrega eficaz desta informação.
§  Simplificar e otpimizar o planeamento antes e durante o cruzeiro para ajudar os viajantes a compreenderem melhor todas as ofertas disponíveis, deixando mais tempo para poderem desfrutar das suas férias.
§  Aumentar a experiência para além da ‘vida a bordo’ integrando a experiência do viajante antes e depois do cruzeiro como parte de uma viagem completa do cliente.

Adicionalmente, o estudo mostrou também que mais de um em cada dois viajantes procuram cada vez mais a possibilidade de personalizar a sua experiência de férias tanto antes, como durante o cruzeiro (59%), enquanto apenas um em seis viajantes (17%) pretendem fazê-lo quando estiverem a bordo. Para além disso, cerca de três quartos (73%) dos passageiros demonstraram interesse numas férias no mar num navio com maior conectividade. A pesquisa identificou também que mais de dois em cada três viajantes (69%) gostariam de utilizar um smartphone a bordo, e que mais de um em cada três (36%) usa um tablet enquanto se encontra no mar.

Como resposta à crescente procura por flexibilidade em tempo real, algumas das características inovadoras disponíveis no MSC for Me são as seguintes:

+      Navigation: este localizador digital vai proporcionar aos viajantes conselhos, recomendações e informações sobre tudo o que se passa. A tecnologia é similar a mapas interactivos e poderá ajudá-los a encontrar o seu caminho nos navios com mais de 300metros de comprimento com uma precisão de 5 metros. Também permite aos viajantes localizarem os seus filhos, caso seja necessário.
+      Concierge: permite aos viajantes reservarem serviços, restaurantes e excursões facilmente e em tempo real 24/7.
+      Capture: descoberta imersiva digital através de realidade virtual para prever excursões e uma galeria com ecrãs interactivos mostrando a história única que se desenrola à medida do cruzeiro do cliente, que poderá ser partilhada em tempo real.
+      Organiser: uma ferramenta de planificação para os viajantes realizarem o check-in com o seu dispositivo móvel, reservarem viagens, lugares para espectáculos, ou a melhor mesa ao jantar, antes do embarque e quando estiverem a bordo.
+      TailorMade: este conselheiro digital pessoal vai disponibilizar recomendações personalizadas, baseadas nas preferências. O reconhecimento facial vai ajudar a tripulação a servir os viajantes de uma forma altamente personalizada. As pulseiras interactivas vão ligar o viajante aos serviços do navio e vão activar sugestões geo-localizadas através dos 3,050 sinalizadores de Bluetooth.

No geral o MSC for Me vai disponibilizar aos viajantes mais de 130 características inteligentes destinadas a providenciar uma experiência de férias totalmente optimizada. Isso inclui uma app dedicada para ajudar os viajantes a personalizar as suas férias em qualquer altura da sua viagem, quer seja a reservar as suas excursões previamente ao embarque ou num restaurante de especialidade enquanto descontraem na piscina do top-deck. Este sistema vai melhorar a experiência global dos viajantes, ao mesmo tempo que lhes permite usufruir de mais tempo livre para aproveitar ao máximo as suas férias no mar.
O MSC for Me será inicialmente implementado nos novos navios da companhia, com maior aperfeiçoamento e mais melhorias à medida que cada navio será entregue. As suas características principais serão então implementadas em todos os 12 navios que integram a frota existente da MSC Cruzeiros.

Em 2016, a MSC Cruzeiros recebeu a bordo dos seus navios 1.8 milhões de viajantes provenientes de 170 países. Até 2026, a companhia prevê receber mais de 5 milhões de viajantes por ano.

Líder de Mercado na Europa, incluindo Portugal, na América do Sul e na África do Sul, este ano marca uma etapa importante para a MSC Cruzeiros uma vez que a companhia vai celebrar o baptismo do MSC Meraviglia em Le Havre no dia 3 de Junho e do MSC Seaside em Miami no dia 21 de Dezembro. Neste momento encontram-se em construção mais dois novos navios, o MSC Seaview e o MSC Bellissima e serão entregues em Junho de 2018 e Março de 2019, respectivamente.