sexta-feira, 3 de março de 2017

Botsuana - dia 6 -Kasane - Kazungula - Nata

Acordámos , desmanchámos as tendas e fomos para Kazungula, para  a Toyota. 
A oficina é nova, tendo sido inaugurada no ano passado. O pessoal era todo muito atencioso e profissional. Viram o carro e logo nos disseram que, como o veiculo ainda estava na garantia, só iríamos pagar o que não estivesse coberto. 
O arranjo iria demorar 4 horas. 
Como ocupar o tempo? 
Em primeiro lugar fomos tomar o pequeno almoço. Descobrimos uma padaria com fabrico próprio. Na vitrine umas empadas de massa folhada muito estaladiça com recheio de carne picada. Deliciosas! O padeiro começou a trazer para o balcão umas mini pizzas com muito bom aspeto, acabadinhas de sair do forno. Picantes e deliciosas. Pedi para ver a sala do fabrico. Tudo muito limpo e ordenado. Só usam produtos naturais e é tudo feito segundo os métodos tradicionais. 
Entre as várias opções de ocupação do tempo, decidimo-nos fazer um passeio no rio Cuando (rio Chobe). Voltámos ao Chobe Safari Lodge e organizámos um barco que nos levou pelos meandros do rio, tanto na parte do Botsuana como na Namíbia. 
Foi um passeio fantástico. Vimos imensos crocodilos, iguanas , hipopótamos, elefantes, girafas, búfalos, kudus, impalas e centenas de pássaros diferentes coloridos.
Crocodilo

Crocodilo

Iguana
Entre os muitos pássaros que vimos mais interessante foi o pássaro- guarda chuva: para pescar abre as asas em guarda-chuva. Ainda deixa de ter o reflexo do céu na água e ele consegue ver ver os peixes debaixo de água.
Pássaro guarda-chuva
Muito excitante foi a perseguição que uma hipopótamo fêmea fez ao nosso barco. O barco  estava relativamente perto dela e da sua cria e ela sentou que tinha de defender a sua cria. 
Ataque da hipopótamo-fêmea ao nosso barco
As fêmeas são muito perigosas quando têm crias. Tudo o que sintam como perigo para as crias é tratado com um comportamento extremamente agressivo.
hipopótamo-fêmea com cria
O hipopótamo é considerado o cavalo do rio. O seu nome vem de duas palavras gregas: "hippo" que significa "cavalo" e "potamos" que quer dizer "rio". 
É o mamífero africano mais imprevisível e mais perigoso. Quando pensamos em animais africanos qual consideramos o mais perigoso? O leão ? O rinoceronte ? O elefante ? Sim, todos eles são perigosos. Apesar do seu aspeto algo pachorrento e apesar de serem herbívoros, o hipopótamo é um animal extremamente violento. É o 3º maior mamífero de Africa, só sendo ultrapassado em tamanho pelo elefante e pelo rinoceronte. Mede em média 3,9 m de comprimento, 1,5 m de altura e pesa 4500 kg. Só a pele pesa 500 kg!!!! 
Este enorme corpo é suportado por quatro patas pequenas com um ar muito frágil. E no entanto chegam a fazer 30 km por hora. 
Os hipopótamos comunicam uns com os outros por ruídos estranhos aos nossos ouvidos. 
Os olhos, as narinas e os ouvidos são pequenos e estão na parte superior da cabeça. O olfato e a audição superam a visão. Ao fechar os ouvidos e as narinas, os hipopótamos podem ficar 6 minutos debaixo de água. Aliás, movimentam-se andando nos leitos dos rios. 
Hipopótamo a passear em terra
Durante a noite, os hipopótamos saem da água para comer, podendo andar até 8 km à procura da melhor erva - até 40 kg por noite!!!! Engolem a comida inteira sem a mastigar. O estômago tem diversas câmaras e o intestino é bastante  mais comprido do que o dos outros herbívoros. 
Os hipopótamos vivem em grupo até 20 animais. Cada grupo é liderado por um macho. Em tempos de seca - o que não é agora o caso -, diversos grupos de hipopótamos têm de viver perto uns dos outros o que cria muitas tensões entre eles. 
As fêmeas têm gestações de 240 dias e só dão à luz um cria de cada vez. Apesar de começarem a comer erva às três semanas, as crias mamam até aos 8 - 12 meses. Tornam -se adultos aos 5 - 7 anos. 

À hora combinada voltámos à oficina. Foi-nos feito o relato dos estragos: uma árvore entrou no fole da direção e partiu um rolamento e um dos anéis  da embraiagem estava partido e que felizmente estava na garantia do veículo. O jipe foi entregue cuidadosamente lavado, um brinquinho. Nem parecia o mesmo. 
Saímos da oficina às 15h30. No caminho para Nata apanhámos uma grande chuvada tropical e vimos muitas manadas de elefantes - com crias a mamar! -, muitas girafas e muitas impalas.




#Botsuana #Nata #jipes #Kazungula #passeio #rio # chobe #cuando #passeionoriochobe #passeionoriocuando #elefantes #elefante #hippo #hipopótamo #crocodilo #kudu #búfalos #bufalo #animais #animaisselvagens #animaisafricanos #África #africa #girafa #girafas #Pássaroguarda-chuva #Passaroguardachuva