terça-feira, 21 de junho de 2016

IX RAID Kwanza Sul - Dia 6 - 14 de Junho de 2016


Dormimos lindamente e sem frio, apesar de a nossa casinha não ter vidros nas janelas. 
Hoje o dia é de descanso. 
Acordámos ao que pensávamos ser 8.30. Só que na realidade já eram 9.30. O telemóvel tem a hora angolana e não mudou para a hora namibiana que é a centro-africana.  Corremos para o pequeno almoço onde já quase não havia ninguém. Um grupo tinha logo de manhã fazer um passeio no rio. E os que ficaram já tinham comido. 
Como amanhã vamos sair muito cedo, fomos a Kongola atestar os carros, limpar os filtros do motor e do  ar condicionado. O pobre Mateus, o mecânico da Robert Hudson, limpou 13 x 2 filtros e ficou branco, coberto de pó
Depois de almoço fomos para as pradarias ver animais. Comecámos por ver muitas impalas (com as três riscas no rabo), "lechwe", kudus, babuínos, águias africanas e cegonhas pretas. Até que descobrimos nas margens do rio um jacaré enorme, gozando o sol. E na água muitos hipopótamos. 
Continuámos e de repente vimos ao longe , junto à água uma manada de elefantes. Fomos para lá mas já tinham saído. Estavam entre as árvores e mal se viam. Continuámos caminho e descobrimos nova manada brincando na areia, levantando areia com a tromba. Lentamente dirigiram-se para o lago onde foram beber água - e nós estávamos no areal a 100 metros! 
Regressámos ao aldeamento, com um céu totalmente alaranjado que parecia estar em fogo.  
Ao jantar, o pessoal da cozinha chegou à sala de jantar com um bolo e a cantar os parabéns a uma turista alemã. E depois de dar o bolo ali ficou a cantar e a dançar musicas africanas - jantar com animação. 
Amanhã o despertar é às 4h. Temos de sair muito cedo porque vamos perder muito tempo na passagem das fronteiras. E temos 270 km de picada muito fechada com areia e "tree stones", árvores cortadas dos quais só restam os tocos, escondidos pela areia e pelos arbustos. Vai ser uma jornada difícil.