terça-feira, 21 de junho de 2016

IX RAID Kwanza Sul - Dia 11 - 19 de Junho de 2016

Depois do pequeno almoço fizemos uma breve visita à cidade de Huambo, passando pelos principais bairros do tempo colonial. A praça Agostinho Neto está linda, bem recuperada e muito arranjadinha. Ao centro a estátua do grande obreiro ada cidade, Norton de Matos, foi substituída por uma estátua de Agostinho Neto sentado a escrever. Não conseguimos ir ver a estátua do general porque a rua de acesso ao local atual estava vedada por causa de uma corrida de Karts. 
Seguimos viagem por uma ótima estrada nacional (claro com os seus buracos de quando em quando), passámos pelo grandioso morro Lubiri 
Rapidamente  chegámos ao cruzamento de Cassongue onde entrámos numa picada, em muito mau estado
A província do Kwanza Sul é extraordinariamente bela com uma vegetação verde, muito luxuriante, é uma profusão de morros de basalto enormes com formações muito interessantes. Por estarmos na época da cacimba, estes mortos estavam envoltos num véu de nevoeiro que lhes davam uma grande magia. 
Ao passarmos o rio Iuri, aproximámo-nos da  Fazenda Rio Iuri que se dedica à agricultura e ao turismo. A base da exploração económica é o café que é vendido à Agronabeiro. Por causa do café foram importadas para este terreno gravilias, árvores que servem  para fazer sombra aos cafeeiros que de outra maneira não sobreviveriam ao sol intenso. 
A caravana foi recebida calorosamente na Fazenda Rio Iuri pelo seu proprietário, o Sr Mario Santos, e pela sua mulher, a Sra D. Odete. No tempo colonial, a fazenda pertencia ao tio do Sr. Santos que vivia da moagem de fuba. O tio saiu da fazenda após a independencia.